Como encontrar o melhor tecnólogo em Direito?

6 minutos para ler

O ensino superior é uma etapa importante para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Afinal, um diploma de graduação faz bastante diferença no currículo, sem contar que a experiência acadêmica proporciona o desenvolvimento de habilidades muito valorizadas.

A boa notícia é que existe a graduação tecnológica, um tipo de formação rápida e direta. Por isso, se você se interessa pelo mundo jurídico, vale a pena conhecer as principais opções de Tecnólogo em Direito. Continue a leitura para conhecê-las, além de entender melhor as vantagens dessa formação!

O que é um Tecnólogo em Direito?

No Brasil, existem três tipos de graduação:

  • bacharelado — é uma formação generalista, com base teórica ampla e duração de cerca de quatro a seis anos;
  • licenciatura — é o curso de formação de professores nas mais diversas áreas de conhecimento, com duração de quatro a cinco anos;
  • tecnólogo — também chamado de graduação tecnológica, tem um conteúdo mais prático e duração de cerca de dois anos.

Então, como você pode ver, o Tecnólogo em Direito é um curso de nível superior, com duração mais curta e grade curricular mais direcionada para as necessidades do mercado de trabalho

Por esse motivo, as atribuições do profissional tecnólogo costumam ser mais específicas, enquanto um bacharel em Direito tem uma versatilidade maior na escolha das áreas de atuação, justamente, devido à formação mais ampla.

Quais são as possibilidades de atuação dos tecnólogos em Direito? 

Se você sempre se encantou com as séries de advogados e o universo jurídico, saiba que não é somente com o curso de Direito que você pode se aproximar dessa realidade. Existem diversas opções de atuação para profissionais tecnólogos, que desempenham funções mais específicas em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Veja só algumas dessas possibilidades!

Segurança Pública

O Tecnólogo em Segurança Pública é focado em planejamento, implantação e gerenciamento de ações jurídicas no âmbito da segurança pública. O profissional pode intervir em situações relacionadas, elaborar laudos e pareceres e participar da coordenação de políticas que visem à garantia da paz no ambiente público.

Segurança Privada

Como o nome indica, esse curso tem os mesmos objetivos e atribuições do anterior, mas direcionados para os ambientes privados. Então, o profissional formado no Tecnólogo em Segurança Privada atua, sobretudo, em empresas.

Serviços Registrais e Notariais

Já o Tecnólogo em Serviços Registrais e Notariais forma profissionais aptos para fornecer o suporte e o apoio técnico-administrativo em escritórios de advocacia e de auditoria jurídica. Além disso, podem trabalhar em cartórios judiciais e extrajudiciais, ou mesmo em departamentos administrativos de empresas, prestando serviços registrais.

Serviços Penais

O Tecnólogo em Serviços Penais, por sua vez, capacita o profissional para atuar com procedimentos diversos dentro dos sistemas prisionais. O objetivo é contribuir com a reintegração social, a disciplina e a qualidade de vida dos detentos.

Serviços Judiciais

Se você gosta do ambiente administrativo, o Tecnólogo em Serviços Judiciais é uma boa pedida. Ele forma especialistas em atividades das rotinas judiciárias e nos procedimentos e registros relacionados. Com ele, é possível atuar em escritórios, cartórios e departamentos administrativos.

Mediação

Por fim, o Tecnólogo em Mediação proporciona conhecimentos e técnicas para a conciliação de conflitos, ajudando duas partes com interesses divergentes a chegarem no melhor acordo.

Dentro dessa profissão, você pode se especializar em algum segmento. Por exemplo, se gostar da área de Direito e Processo do Trabalho, pode atuar somente mediando conflitos trabalhistas.

Quais as vantagens de ser um Tecnólogo em Direito?

Gostou de algum desses cursos? Então, veja abaixo alguns motivos que levam a graduação tecnológica a ser uma ótima opção!

O curso é rápido

Certamente, um dos maiores atrativos da graduação tecnológica é a formação mais rápida, que pode ser de até metade do tempo de um bacharelado. Por isso, essa é uma boa opção para quem tem pressa em conquistar um diploma de nível superior e impulsionar a carreira.

A empregabilidade é alta

Como os tecnólogos são altamente direcionados em necessidades do mercado de trabalho, os profissionais com esse tipo de formação têm uma excelente empregabilidade. Afinal, em processos seletivos, os recrutadores saberão que você tem conhecimentos e habilidades bastante focadas nas atribuições que terá no dia a dia.

O conteúdo é mais objetivo

Para algumas pessoas, a objetividade do tecnólogo também é uma vantagem. No bacharelado, você tem matérias sobre todos os assuntos daquela área de conhecimento, mesmo aqueles que não têm a ver com os seus objetivos profissionais ou maiores interesses.

Então, se você tem um perfil mais pragmático, pode gostar mais do estilo “direto ao ponto” da graduação tecnológica.

O diploma é de ensino superior

Como dito, o tecnólogo é um curso de ensino superior e, portanto, o diploma tem a mesma validade do que o de um bacharelado. Isso significa, até mesmo, que você pode ingressar em uma pós-graduação em seguida, ou prestar concursos públicos que exigem um grau superior, desde que não haja especificação de diploma de Bacharel em Direito.

É possível estudar online

Por fim, os tecnólogos são encontrados na modalidade de ensino a distância (EAD), assim como outros tipos de graduação. Então, você tem a possibilidade de fazer a faculdade 100% online e com todas as vantagens desse modelo, como a flexibilidade na rotina e a maior autonomia do estudante.

Como a UNIFACS pode ajudar nesse sentido?

Agora que você já conhece as principais vantagens dos Tecnólogos em Direito EAD e presenciais, é hora de pensar na escolha de uma instituição de ensino. Nesse momento, não deixe de contar com a UNIFACS!

Somos uma universidade repleta de diferenciais para que você tenha uma formação de ótima qualidade. Projetos de extensão, iniciativas na área de pesquisa e um método de ensino dinâmico estão entre eles. Além disso, todos os cursos contam com docentes com título de mestres ou doutores.

Diante desta leitura, você viu que um Tecnólogo em Direito é uma opção rápida e direta de formação superior. Ela é indicada para quem deseja uma capacitação mais específica, bastante direcionada para o mercado de trabalho e, portanto, com bons índices de empregabilidade.

Então, conheça os Tecnólogos em Direito oferecidos aqui na UNIFACS!

Estudar EAD ou Presencial

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário