Networking na universidade: como fazer muito bem!

4 minutos para ler

É comum que a maioria das pessoas pense em aumentar e cultivar a própria rede contatos apenas quando já estão formados. Antecipar-se e realizar o networking na universidade ajuda muito profissionalmente e deixa você na frente da concorrência.

Antes de dar uma olhada nas formas de trabalhar seu relacionamento profissional durante a graduação, é interessante entender mais a fundo o que significa construí-lo e desenvolvê-lo de forma mais forte.

O primeiro passo está, sim, relacionado ao volume, ou seja, a ampliar a rede de pessoas com as quais você tem contato e interage. É interessante também pensar em diversidade, seja pela idade, cargo ou área de atuação. Essa é uma maneira de multiplicar possibilidades.

Por outro lado, não basta só pensar em ter contato com mais e mais pessoas. É fundamental ter qualidade no relacionamento com cada uma delas e desenvolver uma relação de troca de experiências, ideias, informações, conselhos, etc.

O ideal é exercitar esse processo de forma constante. Seja para aumentar a sua rede, ou mantê-la. Não basta conversar com uma pessoa uma vez e achar que ela indicará você para uma oportunidade incrível, por exemplo.

Se você estiver pensando que isso é trabalhoso demais, lembre-se das vantagens. A partir do networking, além dos benefícios profissionais, você pode aprender, evitar erros e acertar mais também na universidade.

Bom, agora que você já deu uma olhada mais a fundo sobre o que significa networking e quais os benefícios de aperfeiçoá-lo, está na hora de partir para as dicas práticas. Confira abaixo uma lista com 7 formas de fazer networking na faculdade:

Confira 7 maneiras de realizar networking durante a sua graduação e somar benefícios para sua carreira
Confira 7 maneiras de realizar networking durante a sua graduação e somar benefícios para sua carreira
  1. Conheça e converse com professores: não é à toa que eles foram selecionados para transmitir a profissão que você escolheu. Então, procure aproveitar as experiências e o conhecimento dos docentes não só durante a aula. Demonstre interesse: converse, pergunte, peça opiniões e visões sobre o mercado profissional também.
  2. Participe do centro acadêmico, empresa Jr., atlética, etc.: todos esses grupos podem render ótimos contatos seja com colegas, estudantes de outras universidades e profissionais já formados. Aproveite para colaborar ativamente com as atividades que ocorrerem.
  3. Participe de eventos acadêmicos: feiras, semanas acadêmicas,  palestras, etc. Essas atividades não devem servir apenas para que você aprenda o conteúdo que fará com que garanta notas melhores. Muitas vezes, você terá chance de conversar com CEOs, professores referência e alunos já formados. Aproveite!
  4. Interaja com outros membros e grupos de outras universidades: lembre-se de não se restringir apenas à instituição em que você estuda. Há diversos eventos realizados por outras universidades que você também pode participar e aproveitar para fazer networking.
  5. Faça estágio (um ou mais): muitos estudantes acabam deixando para procurar um estágio quando já estão prestes a terminar a faculdade. O que pode acabar dificultando a entrada no mercado de trabalho. Evite isso e lembre-se que esse período prático de aprendizagem dá um grande senso de responsabilidade e experiências únicas.
  6. Desenvolva trabalhos de pesquisa acadêmica: participar de um centro de pesquisa é uma ótima maneira de interagir com docentes, orientadores, profissionais e alunos. Esse tipo de atividade também ajuda você a se aproximar de outras possibilidades na carreira, como ser professor ou pesquisador.
  7. Converse e interaja com colegas (profissionalmente): a gente sabe que a universidade é cheia de eventos para que você se divirta e interaja com outros alunos. São festas, jogos universitários, shows, etc. Mas, que tal pensar também em como construir um relacionamento profissional com outros universitários?

E aí, está pronto para começar a fazer um bom networking na universidade? Pode ser o diferencial que falta para conseguir aquele emprego ou estágio, melhorar suas notas e crescer profissionalmente. Que tal começar agora?

Lembrando que várias das dicas deste post não precisam necessariamente ser aplicadas pessoalmente. Elas também podem ser usadas digitalmente, seja por meio de redes sociais, e-mail, chats, WhatsApp ou outros.

E para ajudar você na missão de se desenvolver profissionalmente, é legal dar uma olhada nestes posts aqui: Empregabilidade: o que é e como conquistá-la e Como ter um perfil profissional no Instagram? Aproveite e comente aqui embaixo sobre o assunto: contribua, opine, pergunte. Este blog é, antes de tudo, seu! 😉

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário