Conteúdos
- 1 Posso entrar na faculdade sem Enem?
- 2 Quais são as possibilidades de entrada na faculdade sem Enem?
- 3 Por que fazer o vestibular direto na instituição desejada?
- 4 Como é a prova de vestibular das faculdades?
- 5 O vestibular varia de acordo com a escolha do curso?
- 6 Existe vestibular sem redação?
- 7 Como se preparar e arrasar no vestibular?
- 8 Como entrar na faculdade sem vestibular?
“Não fiz o exame do Ensino Nacional do Ensino Médio!”. “Fui mal no Enem! E agora?”. “Será que tem como entrar na faculdade sem a nota do exame?”. Se você se identificou com alguma dessas frases, saiba que chegou ao post certo!
Afinal, muitas pessoas ficam apreensivas quando perdem o prazo de inscrição para o exame ou decidem ingressar em um curso superior após o período das provas. Nesses e em outros casos, tem solução!
Apesar de o Exame Nacional do Ensino Médio ser uma porta de entrada para uma graduação, ele não é a única. Sendo assim, desde já, é bom você saber que tem como fazer faculdade sem ter feito o Enem.
Neste post, você vai descobrir algumas maneiras de ingressar no ensino superior sem a nota desse exame e se preparar para conquistar uma vaga no curso de interesse. Acompanhe e saiba mais!
Posso entrar na faculdade sem Enem?
É claro! Existem diversas possibilidades de conseguir a aprovação para se matricular em uma instituição de ensino superior, e o Enem é apenas uma delas.
Então, você já pode se tranquilizar, caso tenha perdido o exame ou tirado uma nota baixa na prova. Afinal, ainda tem jeito de entrar na faculdade. Mas antes de conhecer as opções, já parou para pensar no curso que deseja fazer?
A escolha da graduação tem um forte peso no futuro. Ela define como serão seus próximos anos e a carreira que você pode seguir. Só que não é apenas a área de graduação que importa: acertar na escolha da instituição de ensino também é fundamental!
Isso porque o lugar em que você estuda faz toda a diferença na preparação para o mercado e no desenvolvimento de habilidades fundamentais para uma carreira de sucesso.
Então, sabendo que tem como entrar na faculdade sem Enem, tire um tempo para refletir sobre as diferentes opções de curso e instituição.
Assim, é possível garantir boas experiências na faculdade, que vão transformar a sua vida.
Quais são as possibilidades de entrada na faculdade sem Enem?
Agora, vamos explicar o que fazer para entrar em um curso superior, mesmo sem ter feito o Enem. A seguir, confira as alternativas mais comuns!
Vestibular
Cada instituição de ensino define como vai ser o processo de seleção de novos alunos. Algumas universidades possibilitam a entrada dos estudantes pela nota do Enem e outras preferem fazer o próprio vestibular.
Por isso, ao separar as opções de instituições de ensino que oferecem o curso desejado, é importante pesquisar sobre o processo seletivo de cada uma delas. Assim, você obtém informações relacionadas ao tipo de prova, datas e outros detalhes sobre o vestibular. Você pode fazer o vestibular da UNIFACS para ingressar em um dos nossos cursos.
Vestibular Simplificado
Essa é uma alternativa inovadora que moderniza o processo de seleção para quem deseja ingressar na faculdade. Nesse caso, em vez de fazer provas, o candidato escreve uma carta de apresentação e envia para a instituição de ensino.
Nesse documento, ele deve se apresentar e indicar os motivos pelos quais gostaria de estudar naquela faculdade. O envio é feito junto à inscrição. O texto é avaliado por uma equipe competente. Se o candidato for aceito, já pode fazer a matrícula.
O Vestibular Simplificado da UNIFACS é uma excelente forma de você realizar um processo seletivo que respeita suas singularidades e características. É um método simples e rápido, sem estresse ou burocracia.
Transferência externa
Caso você já tenha iniciado um curso superior, é possível entrar na faculdade sem fazer Enem ou vestibular.
Basta optar por entrar por meio da transferência externa. Nesse caso, tudo o que precisa ser feito é acompanhar os requisitos e os prazos para fazer a solicitação de uma instituição para outra. Inclusive, você pode solicitar transferência para estudar na UNIFACS também!
Segunda graduação
Há também opções para quem já tem um diploma do ensino superior, mas gostaria de fazer uma segunda graduação. Aqui você pode ter a vantagem até de eliminar matérias, dependendo do caso.
Como você já passou por algum processo seletivo, é só entrar em contato com as instituições que aceitam esse tipo de entrada. Você pode fazer a sua segunda graduação na UNIFACS, ingressando com algumas vantagens por já ter um diploma de nível superior. Veja como aproveitar essa facilidade.
Por que fazer o vestibular direto na instituição desejada?
Viu só como entrar na faculdade sem Enem é totalmente possível? Inclusive, você pode fazer o vestibular direto na faculdade em que você deseja ingressar.
Essa escolha oferece uma série de vantagens e ajuda a conquistar sua vaga com mais praticidade. Isso porque, no processo seletivo próprio da instituição, a quantidade de candidatos é menor do que no Enem, que é a maior prova do Brasil.
Outro ponto que chama bastante a atenção é a duração do exame. Vale lembrar que o Enem é realizado em dois dias, com um total de 180 questões e uma redação. Desse modo, é um processo bastante exaustivo.
Já o vestibular próprio da maioria das instituições costuma apresentar menos questões em muitos casos, deixando a avaliação bem menos cansativa. Além disso, cada instituição define como serão as suas provas, sendo possível passar por processos de seleção bem criativos.
Como é a prova de vestibular das faculdades?
Hoje em dia os vestibulares próprios das instituições são bem mais flexíveis e diversificados. É claro que você ainda vai encontrar as provas tradicionais, mas há formatos novos no mercado.
Muitas instituições continuam com o formato que conta com um determinado número de questões de conhecimentos gerais e uma redação, em um local, dia e horário pré-estabelecidos.
Uma opção bem interessante é o vestibular online. Nesse caso, a instituição de ensino libera o sistema para o candidato fazer a prova pela internet. Com isso, você não precisa se deslocar até a faculdade.
O vestibular varia de acordo com a escolha do curso?
Em muitos casos, existe uma diferença entre os vestibulares de cada curso. Isso pode acontecer mesmo quando se trata das graduações de uma mesma instituição de ensino.
Em cada curso, é preciso testar conhecimentos diferentes dos estudantes. Afinal, em cada graduação, são necessárias habilidades distintas para se formar.
Seja como for, o vestibular costuma envolver as disciplinas aprendidas ao longo do Ensino Médio. Mas o foco pode estar mais em Exatas, Humanas ou Biológicas.
Além disso, o sistema de avaliação tende a variar de acordo com o curso. São desenvolvidas provas específicas para cada graduação conforme a área de conhecimento. As questões também podem ter um peso maior ou menor dependendo da sua relevância para a formação no ensino superior.
Existe vestibular sem redação?
A redação é um dos critérios de avaliação nos processos de vestibular. Por isso, ela é uma etapa obrigatória e eliminatória conforme estabelece a portaria do MEC que entrou em vigor em janeiro de 2022.
Sendo assim, as instituições de ensino vão administrar a avaliação com as questões de múltipla escolha e/ou discursivas. Depois, o candidato terá que redigir um texto de acordo com o formato e tema propostos.
Vale ressaltar que existem instituições de ensino em que o vestibular é composto apenas pela redação. A ideia é escolher o processo que deixa você mais confortável.
Como se preparar e arrasar no vestibular?
Quer saber como garantir a sua vaga na instituição de ensino desejada? Veja só algumas dicas para ter sucesso!
Conheça a prova
É importante saber que tipo de avaliação você precisará encarar. Afinal, como vimos, algumas faculdades preparam processos alternativos, como redações criativas, provas práticas, entre outros.
Desse modo, a melhor maneira para dar início à preparação é ler o edital do vestibular. Assim, você tem acesso ao conteúdo programático e sabe o que precisa estudar.
Estude com antecedência
Iniciar os preparativos com um tempo de sobra também é importante para ver os materiais com calma. Nessa hora, montar um cronograma de estudos faz toda a diferença.
Faça simulados
Tem forma melhor de conhecer uma prova do que colocar a mão na massa? Separe um momento no plano de estudos para se dedicar à realização de exercícios. Se possível, encontre questões de vestibulares antigos para compreender a estrutura das avaliações.
Como entrar na faculdade sem vestibular?
No tópico sobre como entrar na faculdade sem Enem, você conheceu diversas possibilidades para ingressar no ensino superior. Quer outra boa notícia? Algumas opções também são alternativas para não precisar fazer o vestibular.
Como dissemos, você pode solicitar a transferência externa ou entrar pela segunda graduação. Nesse caso, vale buscar também o Vestibular Simplificado e escrever a sua carta de apresentação para a instituição de ensino.
Quer uma dica para redigir um bom texto? Explique por que gostaria de fazer aquele curso, mas apresente mais alguns argumentos que mostram que se preparou bem para ingressar no ensino superior. Isso terá um peso maior na avaliação do seu perfil.
Gostou de saber que existem diversas opções para entrar no Ensino Superior e conquistar o diploma dos sonhos? Como você viu, escolher uma boa faculdade é um passo importante para o seu futuro. Então, venha estudar na UNIFACS!
Aqui você pode entrar na faculdade sem Enem, por meio de outros processos. Afinal, temos nosso vestibular tradicional, a entrada por meio da transferência externa, segunda graduação ou pelo Vestibular Simplificado.
Curtiu a ideia? Inscreva-se agora mesmo na UNIFACS e receba a preparação que você precisa para uma carreira de sucesso!