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O marketing digital é o conjunto de atividades aplicadas no meio virtual para promover um produto ou serviço. Ou seja, os objetivos são atrair consumidores, divulgar uma marca e criar relacionamentos com parceiros, utilizando o ambiente online para isso.
Então, entram na conta canais como blogs, sites, mídias sociais e e-mail. Além de estratégias para melhor posicionamento no Google e outros motores de busca, uma série de métricas para acompanhar o comportamento digital, entre muitas outras atividades que se mostram cada vez mais efetivas.
Não é à toa que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Esse é um dado da Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada em uma parceria das empresas Mundo do Marketing, Resultados Digitais, Rock Content e Vendas B2B, algumas das maiores autoridades do assunto.
Sabe o que isso significa? Que essa é uma excelente área para direcionar a carreira. E, para isso, a pós-graduação é a melhor pedida. Leia este texto para entender melhor!
Qual é a importância da cultura digital no marketing?
Com o amplo acesso à internet que temos hoje, os canais digitais se tornaram parte fundamental das experiências de consumo ou de adesão a algum serviço. Basta refletir sobre o nosso dia a dia: é muito comum que a gente pesquise sobre um produto, compare preços e diferenciais pela internet antes de tomar uma decisão de compra, não é?
E a relação do marketing com o mundo digital vai muito além do óbvio, ou seja, não se resume às ofertas de lojas virtuais. Conteúdos educativos, um e-mail certeiro, anúncios que parecem perfeitos para a situação e o momento, influenciadores digitais contando a experiência que tiveram com alguma marca etc.
Tudo isso e muito mais têm a ver com a forma como nosso relacionamento com marcas, produtos e serviços mudou nos últimos anos. O amplo acesso à informação nos torna mais seletivos e críticos: temos mais possibilidades de comparar diferenciais, além de muitas vezes escolhermos a marca X em vez da Y mais por identificação pessoal do que por fatores objetivos.
Assim, o marketing no ambiente digital é mais sutil, personalizado, sofisticado e pontual. As estratégias são muito bem direcionadas para públicos altamente segmentados, levando em conta padrões de comportamento, análise de dados, histórico de decisões e precisão.
O marketing digital tem como grandes vantagens em relação às estratégias tradicionais:
- o amplo alcance — na internet, as barreiras geográficas não são limites e uma empresa pode atrair consumidores de outras cidades, estados e até mesmo países;
- a eficácia nos resultados — como as ações são altamente direcionadas, o marketing online atinge as pessoas certas, ou seja, aquelas que têm o perfil ideal para se tornarem clientes/parceiras;
- o melhor retorno sobre investimento — as campanhas de web marketing podem ser mais baratas em relação à quantidade de pessoas atingidas, ainda mais se considerarmos a precisão das estratégias e as chances de sucesso;
- o alto poder de análise e mensuração de resultados — no mundo online, é mais fácil obter e analisar dados, o que permite a melhoria contínua das estratégias em marketing.
Além disso, como um grande número de marcas e pessoas está no meio virtual, para as empresas, a presença digital é praticamente uma questão de sobrevivência para os negócios. Caso contrário, há perda de posição competitiva. Por isso, o que não faltam são oportunidades para profissionais especialistas nessas estratégias.
Por que se especializar em marketing digital?
Agora que você sabe por que o mundo online é um terreno extremamente fértil para o marketing, que tal entender melhor por que essa é uma ótima área para decolar a carreira?
Veja no infográfico abaixo 6 motivos para fazer uma especialização em marketing digital!
Gostou do que viu? Abaixo, explicamos com mais detalhes os motivos acima. Veja só!
Amplas oportunidades no mercado
Como você já percebeu, o marketing feito no ambiente virtual está com tudo. O alcance e o consumo dos canais digitais ofusca qualquer outro tipo de mídia, além de que a tendência é de que estejamos cada vez mais conectados.
Para que você tenha uma ideia, dados da consultoria DataReportal mostram que:
- 66,6% da população mundial utiliza dispositivos móveis (5,22 bilhões de pessoas);
- 59,5% da população utiliza regularmente a internet (4,66 bilhões);
- 53,6% da população têm redes sociais ativas (4,20 bilhões).
Ou seja, se há um lugar com oportunidades para quem gosta de marketing, é no meio digital!
Variedade de áreas de atuação
O marketing digital também proporciona bastante versatilidade e dinamismo no exercício profissional. Você pode atuar em departamentos específicos de empresas de médio e grande porte ou em agências especializadas e consultorias — boa parte das marcas e pessoas interessadas em estratégias digitais contratam serviços externos de marketing.
Dentro da área, também há bastante variedade. É possível se especializar em determinada técnica, ferramenta ou canal. Porém, a tendência é a de uma atuação mais holística: mesmo que o profissional seja expert em uma ou outra atividade, ele conhece de tudo um pouco na área de marketing digital para compreender a estratégia de forma sistêmica.
Aprendizado de técnicas relevantes
Um dos grandes atrativos da pós-graduação é adquirir conhecimento técnico. Por mais que haja possibilidade de estudar por conta, fazer um curso estruturado e ter contato com profissionais experientes faz toda a diferença. Com isso, você não apenas terá um diferencial no currículo, como terá impactos positivos na forma de trabalhar e passará por crescimento pessoal e profissional.
Estabelecimento de networking
A pós-graduação também proporciona a conexão com colegas e professores que podem colaborar muito com o seu crescimento profissional. No mercado de trabalho, as indicações de vagas são bastante comuns. Além disso, o networking permite uma troca de experiências muito valiosa para o percurso profissional.
Área com salários atrativos
A especialização em marketing profissional abre portas para atuar em um mercado com ganhos atrativos. No portal Vagas, as faixas salariais são de:
- R$ 3,8 mil a R$ 6,6 mil — para Especialistas em Marketing Digital;
- R$ 3,8 mil a R$ 10,2 mil — para Gerentes de Marketing Digital.
Lembrando que os cargos de liderança costumam ser assumidos justamente por profissionais pós-graduados.
Mercado em constante crescimento
Por fim, um dos grandes motivos para se especializar em marketing digital é que as expectativas são muito otimistas para a área. Não há a menor possibilidade de retrocesso no nível de transformação digital em que a sociedade se encontra hoje.
Muito pelo contrário, as empresas estão cada vez mais atentas à necessidade de marcar presença online, direcionando investimentos para isso. O levantamento Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil indica que:
- 95% das marcas reconhecem que precisam melhorar suas estratégias de web marketing;
- 73% das companhias já estão direcionando investimentos para esses objetivos, principalmente para o marketing de conteúdo.
Quem pode se especializar nessa área?
Você não precisa ter formação em Marketing para fazer a pós-graduação em estratégias digitais. O único pré-requisito é ter um diploma de nível superior. Desse modo, essa especialização é uma boa pedida tanto para quem já é da área e quer aprimorar conhecimentos, como para quem deseja fazer uma transição de carreira.
Agora, para se dar bem no marketing digital, é necessário ter um conjunto de habilidades comportamentais — conhecidas como soft skills. As principais são:
- paixão pelo aprendizado — já que um bom profissional deve estar sempre buscando novos conhecimentos e atualizando a sua formação;
- facilidade de trabalhar em equipe — boas estratégias de marketing são integradas com outros setores, principalmente com a área de vendas. Então, os especialistas precisam saber colaborar com equipes;
- criatividade — por trás de toda campanha bem-sucedida de marketing online está uma ideia criativa. Por isso, é importante ter curiosidade para estar sempre de olho em novidades e tendências;
- boa comunicação — os profissionais de marketing são bons comunicadores, o que vai além de uma boa articulação verbal. É preciso ter uma capacidade de expressão clara, objetiva e empática.
Além disso, é necessário ter muito conhecimento técnico. Afinal, o profissional precisa dominar os principais conceitos e ferramentas da área para se manter competitivo no mercado. E, como o cenário digital está em constante e acelerada transformação, repetimos: o aprimoramento contínuo é muito importante.
Ainda mais porque, como já dito, os especialistas costumam atuar com uma visão de toda a estratégia, mesmo que lidem mais diretamente com uma ou outra técnica. Em outras palavras, você deve ter a habilidade de se virar com as principais práticas da área. Veja quais são os conceitos-chave de marketing digital para iniciantes:
- SEO — essa é a sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization), em que as páginas de sites e blogs recebem edição de modo a ficarem mais bem posicionadas no Google, por exemplo, gerando mais tráfego de usuários;
- marketing de conteúdo — é a estratégia de atração de potenciais consumidores por meio de conteúdos com alto valor educativo, sem promoção direta de produtos ou serviços;
- redes sociais — trata-se de marcar presença nas mídias sociais mais relevantes para o tipo de público da marca, traçando estratégias para atrair e engajar potenciais consumidores;
- e-mail marketing — por meio de mensagens personalizadas e bem-direcionadas na caixa de entrada, as empresas conseguem nutrir a base de contatos e atrair mais público;
- mídias pagas — englobam diversos materiais de promoção direta que são impulsionados por meio de anúncios pagos no meio digital, seja nas plataformas de busca ou nas mídias sociais;
- web analytics — consiste em coletar, estruturar e trabalhar em cima de dados e métricas para tomar as decisões mais inteligentes, refinando cada vez mais os esforços de atração de público.
Por que escolher uma boa instituição de ensino?
Percebeu que o marketing digital é bastante complexo, não é? Trata-se de uma área com técnicas, ferramentas e tendências que surgem a cada dia, por isso, o profissional precisa se dedicar bastante aos estudos para conquistar as muitas oportunidades desse mercado.
É por isso que faz toda a diferença contar com uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e com qualidade acadêmica comprovada na hora de fazer um curso. Isso garante que você tenha contato com o que há de mais novo e relevante nessa área tão dinâmica.
Além disso, uma boa universidade é sinônimo de infraestrutura, consistência pedagógica e docentes altamente capacitados. É isso que você encontra aqui na UNIFACS, uma das instituições de ensino mais reconhecidas da Bahia!
Por aqui, os mais de 50 anos de tradição andam lado a lado com um espírito de inovação. Alguns dos diferenciais são:
- infraestrutura moderna;
- forte conexão com o mercado de trabalho (foco na empregabilidade);
- professores gabaritados, sendo que 80% são mestres e doutores;
- estímulo à internacionalização, por meio do nosso International Office;
- atividades de extensão e pesquisa;
- metodologias interativas e direcionadas para a aplicação prática dos conhecimentos.
Por todos esses motivos, não deixe de fazer o nosso MBA em Marketing Digital. Com duração de apenas 2 semestres, essa é a pós-graduação que você precisa para entrar nesse mercado promissor com uma formação de excelência.
E o melhor é que o curso é 100% online. Então, você aproveita as vantagens que só a educação a distância (EAD) oferece, como a flexibilidade na rotina de estudos, o desenvolvimento de autonomia e o melhor custo-benefício.
Dê uma olhada na grade curricular do curso:
- Análise e Resolução de Problemas Profissionais;
- Estratégias de Negociação;
- Ferramentas Práticas para a Inovação;
- Projeto de Experiência;
- Responsabilidade Social Corporativa;
- Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios;
- Análise de Resultados em Ambientes Digitais;
- Arquitetura da Informação para Comunicação Digital;
- Comércio Eletrônico;
- Comportamento do Consumidor;
- Estratégias de Marketing Digital;
- Estratégias de Produção e Circulação de Conteúdos Digitais;
- Gestão de Marcas em Ambientes Digitais;
- Marketing Estratégico;
- Mobile Marketing;
- Pesquisa de Mercado.
Diante desta leitura, você viu que a área de marketing digital é altamente promissora, não é? Como o consumidor hoje está sempre conectado, as estratégias de atração de público no meio virtual são cada vez mais procuradas por empresas e marcas diversas. Assim, especialistas encontram amplas oportunidades!
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