Marketing digital: saiba mais sobre esse mercado de trabalho!

11 minutos para ler

O marketing digital é o conjunto de atividades aplicadas no meio virtual para promover um produto ou serviço. Ou seja, os objetivos são atrair consumidores, divulgar uma marca e criar relacionamentos com parceiros, utilizando o ambiente online para isso.

Então, entram na conta canais como blogs, sites, mídias sociais e e-mail. Além de estratégias para melhor posicionamento no Google e outros motores de busca, uma série de métricas para acompanhar o comportamento digital, entre muitas outras atividades que se mostram cada vez mais efetivas.

Não é à toa que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Esse é um dado da Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada em uma parceria das empresas Mundo do Marketing, Resultados Digitais, Rock Content e Vendas B2B, algumas das maiores autoridades do assunto.

Sabe o que isso significa? Que essa é uma excelente área para direcionar a carreira. E, para isso, a pós-graduação é a melhor pedida. Leia este texto para entender melhor!

Qual é a importância da cultura digital no marketing?

Com o amplo acesso à internet que temos hoje, os canais digitais se tornaram parte fundamental das experiências de consumo ou de adesão a algum serviço. Basta refletir sobre o nosso dia a dia: é muito comum que a gente pesquise sobre um produto, compare preços e diferenciais pela internet antes de tomar uma decisão de compra, não é?

E a relação do marketing com o mundo digital vai muito além do óbvio, ou seja, não se resume às ofertas de lojas virtuais. Conteúdos educativos, um e-mail certeiro, anúncios que parecem perfeitos para a situação e o momento, influenciadores digitais contando a experiência que tiveram com alguma marca etc.

Tudo isso e muito mais têm a ver com a forma como nosso relacionamento com marcas, produtos e serviços mudou nos últimos anos. O amplo acesso à informação nos torna mais seletivos e críticos: temos mais possibilidades de comparar diferenciais, além de muitas vezes escolhermos a marca X em vez da Y mais por identificação pessoal do que por fatores objetivos.

Assim, o marketing no ambiente digital é mais sutil, personalizado, sofisticado e pontual. As estratégias são muito bem direcionadas para públicos altamente segmentados, levando em conta padrões de comportamento, análise de dados, histórico de decisões e precisão.

O marketing digital tem como grandes vantagens em relação às estratégias tradicionais:

  • o amplo alcance — na internet, as barreiras geográficas não são limites e uma empresa pode atrair consumidores de outras cidades, estados e até mesmo países;
  • a eficácia nos resultados — como as ações são altamente direcionadas, o marketing online atinge as pessoas certas, ou seja, aquelas que têm o perfil ideal para se tornarem clientes/parceiras;
  • o melhor retorno sobre investimento — as campanhas de web marketing podem ser mais baratas em relação à quantidade de pessoas atingidas, ainda mais se considerarmos a precisão das estratégias e as chances de sucesso;
  • o alto poder de análise e mensuração de resultados — no mundo online, é mais fácil obter e analisar dados, o que permite a melhoria contínua das estratégias em marketing.

Além disso, como um grande número de marcas e pessoas está no meio virtual, para as empresas, a presença digital é praticamente uma questão de sobrevivência para os negócios. Caso contrário, há perda de posição competitiva. Por isso, o que não faltam são oportunidades para profissionais especialistas nessas estratégias.

Por que se especializar em marketing digital?

Agora que você sabe por que o mundo online é um terreno extremamente fértil para o marketing, que tal entender melhor por que essa é uma ótima área para decolar a carreira?

Veja no infográfico abaixo 6 motivos para fazer uma especialização em marketing digital!

marketing digital

Gostou do que viu? Abaixo, explicamos com mais detalhes os motivos acima. Veja só!

Amplas oportunidades no mercado

Como você já percebeu, o marketing feito no ambiente virtual está com tudo. O alcance e o consumo dos canais digitais ofusca qualquer outro tipo de mídia, além de que a tendência é de que estejamos cada vez mais conectados.

Para que você tenha uma ideia, dados da consultoria DataReportal mostram que:

  • 66,6% da população mundial utiliza dispositivos móveis (5,22 bilhões de pessoas);
  • 59,5% da população utiliza regularmente a internet (4,66 bilhões);
  • 53,6% da população têm redes sociais ativas (4,20 bilhões).

Ou seja, se há um lugar com oportunidades para quem gosta de marketing, é no meio digital!

Variedade de áreas de atuação

O marketing digital também proporciona bastante versatilidade e dinamismo no exercício profissional. Você pode atuar em departamentos específicos de empresas de médio e grande porte ou em agências especializadas e consultorias — boa parte das marcas e pessoas interessadas em estratégias digitais contratam serviços externos de marketing.

Dentro da área, também há bastante variedade. É possível se especializar em determinada técnica, ferramenta ou canal. Porém, a tendência é a de uma atuação mais holística: mesmo que o profissional seja expert em uma ou outra atividade, ele conhece de tudo um pouco na área de marketing digital para compreender a estratégia de forma sistêmica.

Aprendizado de técnicas relevantes

Um dos grandes atrativos da pós-graduação é adquirir conhecimento técnico. Por mais que haja possibilidade de estudar por conta, fazer um curso estruturado e ter contato com profissionais experientes faz toda a diferença. Com isso, você não apenas terá um diferencial no currículo, como terá impactos positivos na forma de trabalhar e passará por crescimento pessoal e profissional.

Estabelecimento de networking

A pós-graduação também proporciona a conexão com colegas e professores que podem colaborar muito com o seu crescimento profissional. No mercado de trabalho, as indicações de vagas são bastante comuns. Além disso, o networking permite uma troca de experiências muito valiosa para o percurso profissional.

Área com salários atrativos

A especialização em marketing profissional abre portas para atuar em um mercado com ganhos atrativos. No portal Vagas, as faixas salariais são de:

Lembrando que os cargos de liderança costumam ser assumidos justamente por profissionais pós-graduados.

Mercado em constante crescimento

Por fim, um dos grandes motivos para se especializar em marketing digital é que as expectativas são muito otimistas para a área. Não há a menor possibilidade de retrocesso no nível de transformação digital em que a sociedade se encontra hoje.

Muito pelo contrário, as empresas estão cada vez mais atentas à necessidade de marcar presença online, direcionando investimentos para isso. O levantamento Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil indica que:

  • 95% das marcas reconhecem que precisam melhorar suas estratégias de web marketing;
  • 73% das companhias já estão direcionando investimentos para esses objetivos, principalmente para o marketing de conteúdo.

Quem pode se especializar nessa área?

Você não precisa ter formação em Marketing para fazer a pós-graduação em estratégias digitais. O único pré-requisito é ter um diploma de nível superior. Desse modo, essa especialização é uma boa pedida tanto para quem já é da área e quer aprimorar conhecimentos, como para quem deseja fazer uma transição de carreira.

Agora, para se dar bem no marketing digital, é necessário ter um conjunto de habilidades comportamentais — conhecidas como soft skills. As principais são:

  • paixão pelo aprendizado — já que um bom profissional deve estar sempre buscando novos conhecimentos e atualizando a sua formação;
  • facilidade de trabalhar em equipe — boas estratégias de marketing são integradas com outros setores, principalmente com a área de vendas. Então, os especialistas precisam saber colaborar com equipes;
  • criatividade — por trás de toda campanha bem-sucedida de marketing online está uma ideia criativa. Por isso, é importante ter curiosidade para estar sempre de olho em novidades e tendências;
  • boa comunicação — os profissionais de marketing são bons comunicadores, o que vai além de uma boa articulação verbal. É preciso ter uma capacidade de expressão clara, objetiva e empática.

Além disso, é necessário ter muito conhecimento técnico. Afinal, o profissional precisa dominar os principais conceitos e ferramentas da área para se manter competitivo no mercado. E, como o cenário digital está em constante e acelerada transformação, repetimos: o aprimoramento contínuo é muito importante.

Ainda mais porque, como já dito, os especialistas costumam atuar com uma visão de toda a estratégia, mesmo que lidem mais diretamente com uma ou outra técnica. Em outras palavras, você deve ter a habilidade de se virar com as principais práticas da área. Veja quais são os conceitos-chave de marketing digital para iniciantes:

  • SEO — essa é a sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization), em que as páginas de sites e blogs recebem edição de modo a ficarem mais bem posicionadas no Google, por exemplo, gerando mais tráfego de usuários;
  • marketing de conteúdo — é a estratégia de atração de potenciais consumidores por meio de conteúdos com alto valor educativo, sem promoção direta de produtos ou serviços;
  • redes sociais — trata-se de marcar presença nas mídias sociais mais relevantes para o tipo de público da marca, traçando estratégias para atrair e engajar potenciais consumidores;
  • e-mail marketing — por meio de mensagens personalizadas e bem-direcionadas na caixa de entrada, as empresas conseguem nutrir a base de contatos e atrair mais público;
  • mídias pagas — englobam diversos materiais de promoção direta que são impulsionados por meio de anúncios pagos no meio digital, seja nas plataformas de busca ou nas mídias sociais;
  • web analytics — consiste em coletar, estruturar e trabalhar em cima de dados e métricas para tomar as decisões mais inteligentes, refinando cada vez mais os esforços de atração de público.

Por que escolher uma boa instituição de ensino?

Percebeu que o marketing digital é bastante complexo, não é? Trata-se de uma área com técnicas, ferramentas e tendências que surgem a cada dia, por isso, o profissional precisa se dedicar bastante aos estudos para conquistar as muitas oportunidades desse mercado.

É por isso que faz toda a diferença contar com uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e com qualidade acadêmica comprovada na hora de fazer um curso. Isso garante que você tenha contato com o que há de mais novo e relevante nessa área tão dinâmica.

Além disso, uma boa universidade é sinônimo de infraestrutura, consistência pedagógica e docentes altamente capacitados. É isso que você encontra aqui na UNIFACS, uma das instituições de ensino mais reconhecidas da Bahia!

Por aqui, os mais de 50 anos de tradição andam lado a lado com um espírito de inovação. Alguns dos diferenciais são:

  • infraestrutura moderna;
  • forte conexão com o mercado de trabalho (foco na empregabilidade);
  • professores gabaritados, sendo que 80% são mestres e doutores;
  • estímulo à internacionalização, por meio do nosso International Office;
  • atividades de extensão e pesquisa;
  • metodologias interativas e direcionadas para a aplicação prática dos conhecimentos.

Por todos esses motivos, não deixe de fazer o nosso MBA em Marketing Digital. Com duração de apenas 2 semestres, essa é a pós-graduação que você precisa para entrar nesse mercado promissor com uma formação de excelência.

E o melhor é que o curso é 100% online. Então, você aproveita as vantagens que só a educação a distância (EAD) oferece, como a flexibilidade na rotina de estudos, o desenvolvimento de autonomia e o melhor custo-benefício.

Dê uma olhada na grade curricular do curso:

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais;
  • Estratégias de Negociação;
  • Ferramentas Práticas para a Inovação;
  • Projeto de Experiência;
  • Responsabilidade Social Corporativa;
  • Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios;
  • Análise de Resultados em Ambientes Digitais;
  • Arquitetura da Informação para Comunicação Digital;
  • Comércio Eletrônico;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Estratégias de Marketing Digital;
  • Estratégias de Produção e Circulação de Conteúdos Digitais;
  • Gestão de Marcas em Ambientes Digitais;
  • Marketing Estratégico;
  • Mobile Marketing;
  • Pesquisa de Mercado.

Diante desta leitura, você viu que a área de marketing digital é altamente promissora, não é? Como o consumidor hoje está sempre conectado, as estratégias de atração de público no meio virtual são cada vez mais procuradas por empresas e marcas diversas. Assim, especialistas encontram amplas oportunidades!

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