Conteúdos
Pensando em ser advogado? Excelente escolha! Afinal, trata-se de uma das carreiras mais prestigiadas, com amplas oportunidades de atuação e um valor social enorme. Por todos esses motivos, essa é também uma das profissões que mais exigem comprometimento do estudante, principalmente, no exercício da leitura.
Existem inúmeros livros de Direito que merecem sua atenção. Porém, com tantos títulos disponíveis para compra, empréstimo e até para download em suas versões digitais, pode ser difícil selecionar aqueles que realmente valem a pena, não é? Para ajudar nessa tarefa, fizemos uma curadoria!
Neste texto, comentamos sobre 6 obras de Direito incríveis, entre ficções e não-ficções. Vamos lá?
1. O primeiro ano — Como se faz um advogado (Scott Turow)
Para começar nossa lista, O primeiro ano — Como se faz um advogado é uma ótima indicação para quem ainda não começou o curso e quer entender um pouco melhor sobre a trajetória na faculdade. Mas não qualquer uma: o livro trata do primeiro ano do curso em Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.
Seu autor é Scott Turow, que resolveu escrever o livro para contar um pouco de sua experiência por lá. Em pouco mais de 200 páginas, o advogado nos fala sobre os métodos de ensino utilizados, os preparativos para exames, suas angústias, e faz, até mesmo, algumas denúncias sobre problemas no sistema de educação da universidade.
Você consegue encontrar facilmente esse livro para comprar em lojas virtuais. Se gosta de um bom e velho sebo, é possível comprar um volume usado por preços mais em conta — uma boa dica é buscar na Estante Virtual, um portal com grande acervo de sebos e livrarias.
2. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)
Agora, vamos concordar que uma das habilidades mais importantes de um futuro advogado é a boa comunicação, não é? Afinal, você precisa ter uma boa oratória, passar profissionalismo, ser persuasivo e, ainda, ter muito tato para lidar com pessoas que, muitas vezes, estão enfrentando problemas.
Assim, o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas merece ir para a sua estante! De acordo com o autor, Dale Carnegie, sua obra serve como um guia definitivo para se relacionar bem com as pessoas. Na obra, ele nos apresenta métodos e técnicas para usar a linguagem como uma poderosa ferramenta na vida pessoal e para se diferenciar na carreira.
Na área de Direito, essa obra pode mudar completamente sua forma de lidar com colegas e clientes, pois o autor dá uma verdadeira aula de como se expressar levando em conta a gentileza, o respeito e a empatia. O livro também é de fácil aquisição em lojas diversas, livrarias e sebos, e pode ser encontrado no formato de e-book.
3. Crime e Castigo (Fiódor Dostoiévski)
Nem só de livros técnicos vive um estudante de Direito, sabia? Mergulhar na literatura de ficção é uma das mais enriquecedoras formas de conhecer a alma humana, narrada por grandes mestres da escrita. E entender as pessoas é fundamental para o exercício do Direito, concorda?
Isso vale, principalmente, para os grandes clássicos, como Crime e Castigo. A monumental obra de Dostoiévski dispensa apresentações e nunca perde sua relevância. Na obra, você acompanha os conflitos internos de um jovem extremamente pobre que acaba por realizar um assassinato.
Depois disso, a história detalha os dramas psicológicos de alguém que sabe ter cometido um crime e teme seu castigo. Ao mesmo tempo, o gigante “Dostô”, como é carinhosamente chamado pelos seus fãs leitores, nos presenteia com discussões profundas sobre as ideias de justiça e moral.
Você compra um exemplar em qualquer livraria virtual e, até mesmo, em sebos. Mas atenção: priorize as edições mais recentes e traduzidas diretamente do russo. Algumas edições antigas são conhecidas por ter traduções indiretas e problemáticas.
4. O sol é para todos (Harper Lee)
Outro clássico da literatura, O sol é para todos é um livro tocante e considerado um dos romances estadunidenses mais influentes do século 20. A história narra o julgamento de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca, em um enredo ainda atual que discute preconceitos raciais, sociais e as deficiências do sistema de Justiça.
Porém, o grande trunfo da obra de Harper Lee, a escritora que foi premiada com a “Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos”, é que ela é narrada na voz de uma criança. Isso nos traz sentimentos conflitantes de perda da inocência e, ao mesmo tempo, de esperança.
Não é à toa que a obra começa com a citação de Charles Lamb: “os advogados, suponho, um dia, foram crianças”. Trata-se de um dos livros que merecem ser lidos e relidos por futuros advogados. Para garantir seu exemplar, basta fazer uma busca na internet: ele está disponível em diversas lojas nas versões física e digital.
5. O Processo (Kafka)
Kafka é outro que dispensa apresentações, não é? Apesar de ser mais conhecido por sua novela A metamorfose, sua obra é uma das mais relevantes na literatura ocidental e merece ser melhor explorada. Em O Processo, temos uma das temáticas preferidas do autor: o Direito e os processos de trabalho.
Com um enredo carregado de elementos fantásticos, o livro nos conta a história de Josef K., que é subitamente processado por um crime que nunca é especificado. Para provar sua inocência, o protagonista percorre um sistema jurídico praticamente incompreensível. Além disso, dentro da história, há um dos contos mais interessantes já escritos sobre o tema: “Diante da lei”.
Trata-se de uma obra com uma extensa fortuna crítica, e é campeã em temas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes de Direito. Se você também é amante de filmes, vai gostar de assistir a adaptação feita por Orson Welles em 1962, diretor famoso por Cidadão Kane (1941).
Assim como as demais indicações dessa lista, você encontra facilmente o livro para aquisição. Priorize as edições com tradução de Modesto Carone, um dos maiores especialistas em Kafka no Brasil e principal tradutor de sua obra para o português.
6. Um pilar de ferro (Taylor Caldwell)
Se você gosta de História, vai adorar Um pilar de ferro. Taylor Caldwell, conhecida por seu best-seller Médico de homens e de almas, nos leva em uma viagem do tempo até a Roma Antiga. A história narra a vida de Marco Túlio Cícero durante os últimos dias da República Romana.
O famoso orador e advogado passa por inúmeros conflitos, reflexões e por uma jornada de autoconhecimento, em boa parte, recriada pela autora com base no estudo de centenas de manuscritos e correspondências entre ele e seus contemporâneos. O livro é encontrado, em sua versão física, em livrarias e sebos.
Com essas indicações de livros para estudar Direito, você certamente aprenderá bastante. Como você viu, um advogado não precisa se prender a livros da profissão, especificamente: existem outros títulos literários que podem contribuir muito para a sua futura atuação.
Gostou das dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais gente veja essas recomendações de leitura!