Conteúdos
Na hora de escolher um curso superior, além da área que será estudada, é possível optar também por diferentes modalidades de ensino. Uma das quais têm sido muito procuradas atualmente é a faculdade semipresencial, pelas facilidades que ela oferece.
Nesse formato, o estudante não precisa estar em sala de aula todos os dias. Isso facilita bastante a conciliação dos estudos com outros compromissos, como o trabalho, a vida social e familiar.
Mas antes de optar por essa modalidade é interessante entender como funciona a faculdade semipresencial, para descobrir se ela oferece aquilo que você deseja. Continue lendo para descobrir!
Como funciona a faculdade semipresencial?
O ensino a distância tem se tornado cada vez mais popular, mas isso não significa que ele seja tão atual quanto muita gente acredita. Na verdade, o EAD foi regulamentado pelo Ministério da Educação em 1998. Hoje, essa modalidade é popular entre quem está em busca de um diploma de ensino superior.
As instituições disponibilizam a modalidade EAD em cursos online. Mas também existe a faculdade semipresencial, que combina as modalidades presencial e EAD. Ela é dividida entre as disciplinas disponibilizadas na internet e aquelas que precisam ser cumpridas de forma presencial.
O estudante tem acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, uma espécie de sala de aula online. Ali, estão disponíveis conteúdos, atividades, trabalhos, fóruns, aulas e outras tarefas que devem ser cumpridas e entregues por meio da plataforma.
O restante da grade curricular é composto pelas disciplinas que serão oferecidas nos momentos dos encontros presenciais. Eles acontecem uma ou mais vezes por semana, dependendo da faculdade e do método de ensino.
As aulas são transmitidas ao vivo, via satélite ou por tele conferência, sem contato direto com o professor. As turmas são acompanhadas por um tutor, que também costuma ministrar as avaliações presenciais.
Qual a diferença entre faculdade presencial, EAD e semipresencial?
As modalidades de ensino disponibilizadas pelas instituições geralmente têm características diferentes somente no que se refere ao modo como a grade curricular é disponibilizada para os estudantes.
Sendo assim, é possível escolher qualquer uma das opções sem que haja qualquer diferença no diploma oferecido para o formado. A qualidade do ensino também é a mesma, uma vez que nas modalidades a distância são utilizados métodos pedagógicos que otimizam o aprendizado e garantem o melhor aproveitamento dos conteúdos.
Em relação ao ingresso, não costuma haver diferenças, sendo possível realizar processos seletivos como vestibular tradicional, outras modalidades de vestibular, usar a nota do Enem ou compor uma redação.
Para entender melhor o que diferencia uma opção da outra, veja a seguir as características que elas apresentam.
Faculdade presencial
Essa é a modalidade de ensino mais tradicional, aquela em que o estudante cumpre a grade curricular do curso em sala de aula. É preciso comparecer à faculdade todos os dias no período em que estiver matriculado, seja de manhã, à tarde, à noite ou integral.
Pode existir um ambiente virtual de aprendizado ou uma área digital do aluno. Mas nesse caso apenas para oferecer um complemento à formação, com cursos extracurriculares, palestras e biblioteca, por exemplo. Afinal, como dito, as disciplinas da grade curricular são trabalhadas pelo professor em sala.
EAD
A educação a distância funciona de modo contrário à modalidade presencial. Nessa faculdade, o estudante não precisa estar em sala ade aula todos os dias, pois os cursos são cumpridos 100% pela internet.
Nesse caso, o estudante vai assistir às aulas pela plataforma oferecida pela faculdade. Não há contato direto com os professores e os colegas de turma. Os trabalhos são entregues também pela internet, assim como qualquer outra atividade realizada ao longo do curso.
Pode ser que a instituição de ensino ministre as provas mensais ou bimestrais de forma presencial. Se for assim, o estudante precisará comparecer à faculdade ou ao polo de apoio para fazer a avaliação, mas existem casos em que essas atividades também são disponibilizadas pela internet.
Faculdade semipresencial
Você já deve ter percebido as diferenças que essa modalidade apresenta em relação às modalidades 100% online e presencial — afinal, já abordamos o que é faculdade semipresencial. Para relembrar:
- uma parte das disciplinas é cumprida pelo ambiente virtual de aprendizagem e a outra parte em sala de aula;
- os encontros presenciais podem acontecer uma vez por semana ou mais;
- algumas atividades também são entregues pela internet;
- existe um contato maior com os colegas de turma;
- é possível contar com o suporte do tutor, que faz a mediação entre os estudantes e os professores.
Como fazer faculdade semipresencial?
Assim como acontece com as outras modalidades de ensino superior, para ingressar em um curso como esse é preciso ter concluído o ensino médio e ter o diploma ou certificado de . Além disso, também é uma opção para aqueles que estão em busca de uma segunda graduação.
Depois, basta escolher a instituição que disponibiliza essa alternativa, buscar informações sobre como funciona a faculdade semipresencial ali e conferir as opções de ingresso para se matricular no processo seletivo.
O processo de seleção
As instituições podem estabelecer uma forma própri de ingresso para candidatos, disponibilizando, por exemplo, o vestibular criado por elas mesmas. Mas, conforme explicamos, existe a possibilidade de usar a nota do Enem. Inclusive, dependendo da faculdade, o resultado do exame pode ser utilizado para ganhar bolsas de estudos.
Após passar pelo processo seletivo, você receberá uma devolutiva informando sobre o status da inscrição. Se aprovado, você passa por um processo simples que envolve enviar documentos, fazer matrícula e dar início às aulas.
É interessante lembrar que, mesmo que uma cidade não tenha o campus de uma instituição, ela pode disponibilizar a faculdade EAD semipresencial por meio dos polos de apoio. Então, procure verificar se no município em que reside existe essa possibilidade. Se não houver, não se esqueça de que ainda é possível escolher os cursos da modalidade 100% a distância.
Ficou claro o que é uma faculdade semipresencial e como essa modalidade de ensino funciona? Ela é uma boa alternativa para quem busca um pouco mais de flexibilidade na hora de estudar, mas não se esqueça de escolher uma boa instituição para ter acesso a um curso de qualidade e uma formação alinhada com aquilo que o mercado de trabalho está procurando agora.
A UNIFACS oferece diversos cursos na modalidade semipresencial para você aliar a facilidade do estudo digital às experiências presenciais. Acesse o site para saber mais e escolher a graduação ideal.