Conteúdos
Quando se fala sobre os benefícios da atividade física, é comum as pessoas pensarem em saúde, reabilitação e qualidade de vida. Muitos associam a uma rotina de prevenção ou tratamento de doenças do corpo. Porém, manter-se ativo também pode ser algo bastante vantajoso para a mente, em especial para quem é estudante e está próximo de prestar vestibular para a tão sonhada faculdade.
Quer saber mais? Então, acompanhe o nosso post para ficar por dentro do assunto, conhecendo diferentes modalidades e possibilidades de horários para se exercitar!
Quais os benefícios das atividades físicas para quem estuda?
Já começamos falando de quais os principais benefícios da atividade física. A seguir, você verá quatro deles e vai entender como eles são importantes para o vestibulando que está em uma fase tão importante e decisiva na vida. Fique atento!
1. Melhora a concentração e o raciocínio
Independentemente da modalidade de atividade física escolhida, você vai trabalhar duas capacidades cruciais: a concentração e o raciocínio. Afinal, é preciso seguir regras, atingir objetivos, cumprir etapas, trabalhar em equipe, formular estratégias, pensar em soluções e muito mais durante os esportes.
Tudo isso aperfeiçoa o nível de atenção e a resposta lógica e abstrata aos desafios que aparecem. Ou seja, poderá aproveitar esses ganhos nos estudos, em diversas matérias. Caso, por exemplo, das que envolvem fórmulas, equações e cálculos, como Matemática, Física e Química.
2. Aumenta o gasto calórico
O exercício físico deixa a musculatura do corpo ativa e, muitas vezes, ainda a leva ao limite. Esse processo faz com que os músculos sofram as chamadas microlesões. Pequenos desarranjos que aparecem naturalmente com o esforço e que são reparadas naturalmente pelo organismo.
Esse processo tende a gerar o crescimento muscular (hipertrofia), além do desenvolvimento do condicionamento físico. Além disso, esse ciclo também tem como efeito associado o aumento do gasto calórico, mesmo em situação de repouso.
3. Alivia o estresse, o nervosismo e a ansiedade
Além do que já foi dito sobre a importância da atividade física, vale mencionar os benefícios que ela traz para a parte psicológica e emocional. Isso porque a prática de exercícios gera um aumento de neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios. Esses compostos são essenciais para o organismo. Alguns exemplos deles são: dopamina, serotonina e endorfina.
Qual a importância deles? São os responsáveis por promover, por exemplo, regulação do humor, disposição e sensações bem-estar. Além disso, também podem controlar e diminuir o nervosismo, estresse e a ansiedade nos estudos. Problemas que prejudicam diretamente o aprendizado e a assimilação de conteúdos.
Vale ressaltar também que as atividades físicas são excelentes para quem se pergunta como se acalmar antes de uma prova, uma vez que elas trabalham, justamente, a fonte desse problema: a ansiedade.
4. Contribui para uma rotina de sono mais equilibrada
Por último, outro dos benefícios da atividade física é a melhora na qualidade do sono. Quem se exercita regularmente costuma a sentir maior facilidade para dormir. O que se deve, por exemplo, à capacidade de estabelecer (e seguir) um horário para se deitar e acordar.
Além disso, há natural cansaço provocado pelo exercício, gerado por conta necessidade do corpo de se recuperar e se desenvolver após os estímulos físicos. Ou seja, no dia seguinte, é possível acordar com as energias renovadas e pronto para se dedicar aos livros, apostilas e demais materiais didáticos.
Quais atividades físicas fazer?
Não há um tipo de exercício que seja superior aos outros. Portanto, a escolha deve partir das suas preferências e necessidades. Por exemplo, alguma modalidade que já praticou e conhece todas as regras, com a qual tem mais afinidade ou que permite ser praticada com amigos.
Além disso, você pode considerar as particularidades de cada atividade. Natação e surf trazem um contato constante com a água, enquanto a musculação pode ser realizada em academias. Já as caminhadas são facilmente feitas em espaços ao ar livre, como praças, parques e orlas. Tenha em mente que a ideia é que o exercício seja algo prazeroso, divertido e leve.
É melhor fazer atividades físicas antes ou depois de estudar?
A resposta é simples: depende do que você avalia que melhor atende ao seu perfil. Para algumas pessoas, é melhor se exercitar depois de estudar. Já que o exercício consome energia e, dependendo da intensidade da modalidade escolhida, você pode ficar desgastado e precisar de descanso. Por isso, para alguns é mais difícil se empenhar nos estudos nesse cenário.
Para outro grupo de pessoas, a melhor alternativa é exatamente o contrário: fazer atividade física antes de estudar. Isso ocorre, pois, para elas, o exercício funciona como um combustível de energia. Mantendo-as ativas e mais eficientes nos processos cognitivos. Melhorando em atenção, raciocínio e pensamento.
Como você leu, os benefícios da atividade física são diversos e proporcionam mudanças positivas não só no organismo, mas também, na saúde mental das pessoas. Isso tudo faz a diferença, por exemplo, durante o período pré-vestibular. Sabemos que é uma fase que mexe com as emoções, os sonhos e as expectativas de tantos estudantes.
Portanto, vale a pena avaliar as alternativas de atividade física na sua cidade e escolher uma para praticar no dia a dia. Você só tem a ganhar com essa decisão, que levará a mais produtividade na rotina de estudos!
Curtiu o post? Então, assine a nossa newsletter para mais dicas que vão renovar sua vida de estudante universitário!