Conteúdos
Entre os muitos efeitos da pandemia da Covid-19 estão os impactos negativos no mercado de trabalho. A boa notícia é que vários setores já começaram a reagir e a gerar novas oportunidades profissionais. Por isso, para aperfeiçoar sua carreira e conseguir espaço nesse cenário, vale a pena pesquisar sobre o mercado de trabalho na Bahia.
Afinal, saber dos segmentos em alta e das habilidades que são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores pode ser aquele grande diferencial para você conquistar a empregabilidade. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este conteúdo! Continue a leitura e fique por dentro de como está o mercado no seu estado!
Como o mercado de trabalho na Bahia enfrentou a pandemia?
Como você já sabe, a pandemia da COVID-19 teve muitas consequências negativas, inclusive no mercado de trabalho da Bahia. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE, em dados divulgados pelo jornal Bahia de Valor, o número de empregados com carteira assinada caiu 15,8% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020.
Ainda conforme dados do IBGE, dessa vez divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia, as mulheres foram as que mais perderam postos de trabalho: foram quase 100 mil colocações eliminadas somente nos primeiros 9 meses de pandemia.
Um dos motivos para isso é que as mulheres ainda têm a maior responsabilidade sobre os cuidados domésticos, com os filhos e com outros familiares. Essa é uma realidade que mostra a importância das discussões sobre igualdade de gênero e sobre os desafios enfrentados por elas no mercado.
Enquanto isso, houve maior inserção de trabalhadores informais no mercado: a taxa de informalidade entre os trabalhadores, homens e mulheres, cresceu mais de 11%. Além disso, na contramão da crise, o número de empregados do setor público da Bahia também aumentou durante 2020 (+0,6%).
Como está o cenário atual de empregabilidade na Bahia?
Apesar dos impactos em 2020, a boa notícia é que o mercado de trabalho na Bahia começou a reagir em 2021. Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em notícia do portal G1, quase 60% dos municípios baianos tiveram saldo positivo de empregos em março de 2021.
Com isso, a taxa de desemprego caiu de 21,3% — recorde registrado no primeiro trimestre do ano —, para 19,7% no segundo trimestre. Essa é a menor taxa do estado desde o início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020.
Quais são os principais segmentos em alta no mercado de trabalho na Bahia?
Ainda de acordo com os dados do CAGED, os setores que mais geraram empregos na Bahia nos últimos meses foram o Comércio e a Indústria. Em Vitória da Conquista, por exemplo, foram quase 2,8 mil postos de trabalho no Comércio criados em março de 2021, além de 2,1 mil na Indústria.
Veja abaixo algumas estatísticas levantadas pelo portal Salário sobre o número de contratações no período de setembro de 2020 a agosto de 2021. Todas as informações têm base em dados do CAGED e do e-Social:
- atividades científicas e técnicas — aumento de 81,48% na taxa de contratações. Alguns dos cargos mais contratados foram Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Administrativo, Auxiliar de Laboratório e Técnico de Enfermagem;
- edição de livros — aumento de 60,87% na taxa de contratações para Editores de Texto e Imagem, Designers Gráficos, Coordenadores Pedagógicos e outros;
- atividades veterinárias — aumento de 50,82% na taxa de contratações, incluindo Médicos veterinários, Recepcionistas, Tratadores, Atendentes;
- comércio varejista de mercadorias em geral — aumento de 40,62% na taxa de contratações, em cargos das áreas de Vendas, Administração, Finanças, Recursos Humanos e Logística;
- suporte técnico e manutenção em Tecnologia da Informação — aumento de 33,33% na taxa de contratações para Analistas de Desenvolvimento de Sistemas, Programadores, Técnicos em Eletrônica e outros;
- Obras de montagem industrial — aumento de 21,95% na taxa de contratações em cargos de Soldador, Mecânico de Manutenção, Eletricista etc.;
- atividades de atenção à Saúde Humana — aumento de 15,38% na taxa de contratações em cargos como Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Técnico de Radiologia, Médicos e Farmacêuticos.
Em quais habilidades você deve investir para se destacar?
Agora que você está por dentro do mercado de trabalho na Bahia, é hora de descobrir como conquistar seu espaço. Afinal, apesar de ter aquecido um pouco, o cenário ainda é desafiador e a competitividade pode ser bem alta.
Para se destacar, nem precisamos falar que investir em uma boa formação é o primeiro passo, não é? Por isso, não deixe de pesquisar sobre como encontrar uma boa faculdade em Salvador ou nas outras grandes cidades da Bahia.
Além disso, é fundamental também dedicar atenção ao desenvolvimento de soft skills. As chamadas “habilidades socioemocionais” são aquelas que se referem aos aspectos comportamentais e que cada vez mais analisadas por recrutadores. Considerados desde as entrevistas de estágio até os processos de seleção interna para aquela tão sonhada promoção.
Veja só algumas das habilidades que fazem toda a diferença, de acordo com a Revista Forbes:
- empatia e inteligência emocional — trata-se de ter uma percepção sensível a respeito do ponto de vista de terceiros e, assim, saber lidar melhor com os outros e com as próprias emoções. Essas habilidades também levam a uma melhor comunicação;
- integridade e responsabilidade ética — colaboradores íntegros, confiáveis e que assumem a responsabilidade por seus sucessos e erros são muito valorizados. As empresas se preocupam cada vez mais com uma cultura de integridade;
- adaptabilidade e resiliência — na era digital, os avanços tecnológicos provocam pequenas revoluções na sociedade e no mercado em velocidade impressionante. Por isso, é necessário ser adaptável para se destacar no mercado atual;
- automotivação e autodireção — outra tendência é formar uma cultura de confiança nos colaboradores, em que cada vez menos líderes exercem supervisão direta ou integral. Por isso, são valorizados profissionais com perfil automotivado e com boa organização e proatividade;
- mindfulness — esse termo normalmente é traduzido como “atenção plena”. Inspirada na técnica de meditação de mesmo nome, trata-se da habilidade de manter o foco em determinadas atividades mesmo em contextos adversos, como ambientes sob pressão.
Diante desta leitura, você viu que o mercado de trabalho na Bahia está aquecido depois de ter sofrido impactos da pandemia de Covid-19. Conhecer as áreas em alta e investir no seu desenvolvimento para se destacar em meio a outros profissionais são dois passos importantes para conseguir uma boa colocação.
Por isso, não deixe de contar com a UNIFACS! Somos uma das universidades mais relevantes do estado, com reconhecimento do MEC, condições de ingresso descomplicadas e o ensino inovador do Ecossistema Ânima. Faça uma pós-graduação a distância (EAD) conosco e garanta os diferenciais necessários para se destacar no mercado de trabalho na Bahia!
Antes de ir, também dê uma olhada no nosso material interativo sobre as soft skills mais importantes para uma carreira de sucesso!