Valor da faculdade de Medicina Veterinária: investimento e benefícios

7 minutos para ler

Pesquisar sobre um curso superior vai ajudar a encontrar a melhor opção de graduação e instituição de ensino. Quando o assunto é Medicina Veterinária, o valor da mensalidade, grade curricular, duração e oportunidades de carreira são fatores que podem influenciar diretamente a decisão.

Por isso, quanto mais você buscar saber sobre a faculdade antes de ingressar, melhor será para se preparar adequadamente para o que está por vir. Assim, é possível fazer um bom planejamento financeiro, montar um cronograma de estudos e se programar para se dedicar ao curso nos próximos anos.

Neste post, explicamos quanto custa para se formar em Medicina Veterinária e quais são os benefícios desse investimento!

Como funciona a faculdade de Medicina Veterinária?

Essa graduação é voltada para os cuidados com a saúde e o bem-estar de animais. Desse modo, os alunos aprendem teorias e técnicas para prevenir doenças, fazer diagnósticos, aplicar tratamentos e acompanhar o estado de pacientes de diversos portes, podendo ser animais domésticos, de produção ou selvagens.

A faculdade de Medicina Veterinária oferece uma preparação completa para se tornar profissional da área da Saúde e atuar nos mais variados setores de cuidados com os animais. Você vai adquirir competências que vão desde o senso ético até as técnicas manuais para manipular diferentes espécies.

A rotina de estudo dessa graduação é composta por aulas em sala e práticas em laboratório. Dessa forma, é possível desenvolver os conhecimentos e habilidades essenciais para atuar no ramo veterinário clínico ou cirúrgico, na saúde pública ou privada.

A seguir, confira mais características da faculdade de Medicina Veterinária e saiba o que esperar!

Duração do curso

O projeto pedagógico é dividido em atividades planejadas para 10 períodos acadêmicos. Sendo assim, a graduação dura 5 anos, nos quais os alunos têm contato com as matérias obrigatórias e optativas, além de atividades como estágios e práticas essenciais para se preparar para a profissão.

Matérias estudadas

A grade curricular de Medicina Veterinária é bastante extensa e conta com conteúdos como:

  • Biologia Molecular e Celular;
  • Embriologia;
  • Histologia;
  • Bioquímica;
  • Morfofisiologia animal;
  • Genética;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia;
  • Patologia Veterinária;
  • Semiologia;
  • Farmacologia e Toxicologia;
  • Anestesiologia;
  • Técnicas Cirúrgicas;
  • Nutrição Animal;
  • Melhoramento Genético Animal;
  • Manejo e Clínica;
  • Defesa Sanitária;
  • Controle de Zoonoses;
  • Bovinocultura;
  • Suinocultura e Avicultura;
  • Caprinocultura e Ovinocultura;
  • Equinocultura.

Oportunidades

Durante o curso superior de Medicina Veterinária também é possível ter contato com atividades que impulsionam o aprendizado e permitem aproveitar ainda mais o período universitário. Esse é o caso dos programas de extensão e de iniciação científica.

Além disso, todos os estudantes precisam passar pelo estágio supervisionado, que permite conhecer um pouco mais sobre a rotina profissional de uma determinada área de atuação. No curso, é possível passar por diversas experiências, expandido o repertório cultural e intelectual sobre o campo.

Quanto custa uma faculdade de Medicina Veterinária?

O preço de uma graduação varia a partir de diversos fatores. A escolha da instituição de ensino, a localização, a demanda de profissionais no mercado, a concorrência pelas vagas: tudo isso pode tornar um lugar mais caro ou mais barato para estudar.

O valor da faculdade de Medicina Veterinária da UNIFACS, por exemplo, custa a partir de R$ 2.919,00 ao mês. Ainda, para ajudar nos custos, é possível contar com condições especiais na matrícula.

Vale a pena mencionar que os valores dentro de uma mesma instituição de ensino podem mudar, conforme o turno ou o período de inscrição. Então, é importante sempre consultar os preços com o lugar em que você pretende estudar, combinado?

Também precisamos considerar que a mensalidade não é o único custo de uma faculdade de Medicina Veterinária. Para fazer um bom planejamento financeiro, é fundamental considerar as despesas com materiais e custos adicionais como transporte, alimentação e moradia.

Qual é a importância da faculdade de Medicina Veterinária para o futuro profissional?

Uma boa experiência universitária oferece uma preparação adequada para ingressar com sucesso no mercado de trabalho. Desde o curso superior, é possível construir uma boa rede de contatos e ter acesso a diversas oportunidades para atuar na área de interesse.

Uma faculdade de qualidade de Medicina Veterinária é capaz de impactar significativamente o seu futuro, uma vez que abre portas para o sucesso profissional. Isso porque médicos veterinários que chegam ao mercado bem preparados têm mais visibilidade, além de um domínio técnico e teórico consistente, para assumir as funções da profissão.

Como escolher faculdade de Medicina Veterinária?

Já que a qualidade de ensino favorece as oportunidades de carreira, nada melhor que contar com uma boa instituição. A seguir, confira as melhores dicas para ajudar na decisão de onde estudar!

Analise a grade curricular do curso

As matérias de Medicina Veterinária são essenciais para adquirir conhecimentos e habilidades que serão necessários na rotina profissional. Então, nossa dica é começar avaliando os conteúdos que serão vistos ao longo da faculdade.

Uma instituição que apresenta uma grade curricular completa, considerando as matérias optativas e obrigatórias, além de atividades complementares, oferece a você mais recursos para desenvolver um diferencial na carreira.

Pesquise o valor da mensalidade e condições especiais

Após você verificar a grade curricular, é interessante pesquisar mais a fundo sobre a mensalidade que é cobrada e se há algum benefício na matrícula. Isso porque um desconto na mensalidade ou outro tipo de vantagem pode ajudar você ter uma rotina financeira mais tranquila durante a faculdade.

Confira a avaliação da instituição

Verifique também se a faculdade tem um bom conceito no Ministério da Educação (MEC). Os cursos podem ser classificados conforme o desempenho dos alunos no Enade, o Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Cursos (ICG).

Além disso, a avaliação de alunos e ex-alunos pode ajudar a saber como é a experiência de estudar em determinada instituição. Com isso, fica mais fácil escolher as alternativas mais confiáveis para cursar Medicina Veterinária.

Avalie os diferenciais das faculdades

Toda instituição de ensino tem seus diferenciais, como a qualidade da estrutura, o equipamento dos laboratórios, a metodologia aplicada e a experiência do corpo docente. Como tudo isso vai valorizar o seu diploma, vale a pena prestar atenção a esses pontos de diferenciação.

A Medicina Veterinária tem um leque de áreas de atuação e oferece boas perspectivas de carreira a quem se forma nessa faculdade. Mas para aumentar suas chances de sucesso, é importante fazer uma boa pesquisa para conhecer as melhores opções de instituição para fazer o curso.

Consultar a grade curricular de Medicina Veterinária, valor da mensalidade e demais características da graduação vai ajudar você a identificar a instituição que tem as melhores condições de contribuir para o seu futuro!

Gostou da ideia? Saiba mais sobre a faculdade de Medicina Veterinária da UNIFACS e confira as vantagens de contar com inovação, qualidade acadêmica, infraestrutura e internacionalidade no Ensino Superior! 

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário