Que dia sai a nota do Enem? Saiba o que fazer com o resultado em mãos!

6 minutos para ler

Depois de passar por toda a preparação e experiência da prova, a grande curiosidade dos candidatos é que dia sai a nota do Enem. A expectativa de conquistar uma vaga na faculdade vai aumentando, até porque as notas de corte dependem da média geral de desempenho.

Você também quer saber quando vai poder acessar o seu resultado e o que fazer depois disso? A seguir, temos dicas para todo mundo que fez o exame e está aguardando pelos próximos passos!

Quando sai a nota do Enem?

O Ministério da Educação, que é o órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, anunciou que as notas individuais serão divulgadas no dia 13 de fevereiro de 2023.

Até lá, os candidatos podem ter uma ideia de como se saíram consultando o gabarito já disponibilizado. Ou seja, é possível conferir os erros e acertos nas questões de múltipla escolha, embora a avaliação da redação e o resultado final só sejam oficialmente divulgados em fevereiro 2023.

Mesmo com a previsão, vale saber que o MEC já chegou a antecipar a divulgação das notas, e é bom ficar sempre de olho, principalmente, para não perder os prazos de matrícula ou inscrição em programas depois de descobrir o resultado.

Como consultar a nota do Enem?

Não adianta muito saber que dia sai a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e se perder quando, finalmente, a informação for divulgada. Se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, confira o passo a passo para checar o seu resultado:

  • entre no site do Enem;
  • procure pela “página do participante” e clique para acessar;
  • preencha com seus dados (CPF e senha) para fazer o login;
  • passe pelo processo de verificação captcha;
  • clique em “enviar” e entre no seu perfil para descobrir a nota.

Caso não saiba, existe um resultado geral, e você também tem acesso às notas separadas por áreas do conhecimento, como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática suas Tecnologias ou Ciências Humanas e suas Tecnologias. Assim, dá para ter uma ideia de como foi o seu desempenho em cada prova, incluindo a de redação, que é discursiva e a nota que avalia o texto produzido varia de 0 a 1.000 pontos.

Aliás, não se espante se encontrar um resultado diferente do que imaginou ao comparar as respostas com o gabarito. A correção do Enem segue a metodologia de TRI (Teoria de Resposta ao Item), considerando questões mais complexas do que apenas a quantidade de acertos.

Por exemplo, a coerência das respostas de cada candidato faz parte do processo, e fica mais difícil precisar exatamente a nota antes da divulgação oficial. Dois estudantes com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, sabia?

Isso não significa que houve erro na correção ou qualquer outro problema. Ao contrário, é mais um motivo para se dedicar bastante aos estudos para dar o seu melhor no dia da prova.

Outra informação importante sobre a nota do Enem é que tanto o espelho da redação (que informa os detalhes da correção de cada texto), quanto as notas dos candidatos que ainda não concluíram o Ensino Médio devem ser divulgados apenas no mês de abril. Os chamados “treineiros” costumam fazer o exame para testar conhecimentos e não podem entrar no Ensino Superior sem cumprir todos os compromissos da etapa anterior.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Sabemos que o grande objetivo do Enem vai além de avaliar o nível de conhecimento dos estudantes que estão saindo do Ensino Médio. O exame serve como um processo seletivo para vagas em diversos cursos de graduação e instituições de ensino no Brasil.

Em muitos casos, a nota do Enem é suficiente para não precisar fazer nenhuma outra prova e garantir a oportunidade de entrar na faculdade. É claro que, para isso acontecer, é preciso escolher uma instituição de ensino que aceite essa forma de ingresso e ter um resultado superior à nota de corte.

O que isso quer dizer, na prática? A nota de corte é calculada a partir da quantidade de vagas disponíveis para determinado curso naquele ano e da média de desempenho dos candidatos.

Por isso, não existe um valor predefinido que você precisa superar para “passar” na faculdade. A nota mínima a ser alcançada varia a cada ano, mas é bom manter o objetivo de conquistar um ótimo resultado para aumentar as chances de ser aprovado.

Também pode ser que a instituição de ensino use a nota do Enem como complemento do próprio vestibular. Então, é preciso passar por outra avaliação seletiva, e ter conquistado um bom resultado no exame vai ajudar a aumentar as chances de garantir uma vaga. Consultar as regras de cada faculdade é muito importante para não deixar passar nenhuma oportunidade!

Outras formas de usar a nota do Enem para entrar na faculdade são Sisu, ProUni e Fies. Todos esses programas do governo federal para o acesso ao Ensino Superior e têm características específicas. Um dos pontos em comum entre eles é pedir a pontuação do Enem e exigir que a prova de redação não tenha sido zerada.

No caso do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a seleção é destinada às vagas na rede pública de ensino universitário. Já o ProUni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas de estudo para a rede privada. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) seleciona pessoas que fizeram o Enem para facilitar o pagamento de cursos privados com condições de financiamento bem atrativas.

Na UNIFACS, os programas do ProUni e Fies são aceitos como forma de ingresso, assim como existem outras opções de bolsas de estudo para graduação que podem ser aproveitadas para garantir um desconto na mensalidade. É possível ainda fazer o vestibular tradicional, informando no momento da inscrição que você não vai usar sua nota do Enem.

Agora, você está por dentro do dia que sai a nota do Enem em 2023 e de tudo o que é preciso fazer para dar o próximo passo após conferir o resultado, certo? Além de ser um sonho para várias pessoas, conquistar um diploma universitário é muito importante para construir a carreira e ter sucesso no mercado de trabalho!

E aí, já sabe qual curso quer fazer? Se ainda não tem tanta certeza ou quer conferir se a escolha combina mesmo com o seu perfil, faça nosso teste vocacional e veja qual a sugestão de caminho para seguir!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário