Conteúdos
Seu trabalho atual não faz com que os olhos brilhem há muito tempo ou, pior ainda, está trazendo desconforto e desmotivação? Esses são alguns sinais de que a transição de carreira pode ser a melhor escolha para você.
Esse é o nome dado ao processo de mudanças na vida profissional, no que diz respeito ao posicionamento no mercado. Vale ressaltar que nem sempre isso significa que você precisa trocar de segmento de atuação. Apenas quer dizer que encontrar novos rumos pode trazer de volta a satisfação com a carreira.
Nesse contexto, a educação se torna uma peça-chave para investir nas mudanças, principalmente, com a pós-graduação. Neste post, entenda mais sobre o conceito da transição de carreira e veja quais estratégias adotar para passar por esse processo da melhor forma!
Compreendendo a importância da transição de carreira
Em diversos momentos da vida, é necessário passar por mudanças para seguir em busca dos principais objetivos pessoais e profissionais. Na maioria das vezes, isso pode ser um desafio e envolve bastante preparação.
Quando o assunto é carreira, é fundamental que você encontre satisfação e realização nos caminhos que está seguindo. Em momentos em que a profissão já não faz mais sentido ou o ambiente de trabalho se torna prejudicial ao bem-estar, é necessário aceitar que é hora de fazer mudanças.
Sendo assim, por mais desafiador que seja o processo de transição, começar novos projetos pode ser o que você precisa para encontrar o que sente que está faltando na vida profissional. Sem contar os diversos outros benefícios que podem vir junto dessa decisão, como:
- melhores oportunidades no mercado de trabalho;
- chances de aumentar o salário;
- maior possibilidade de crescimento de carreira;
- trabalho compatível com seus novos planos de vida.
Reconhecendo o momento certo para transicionar de carreira
Uma das maiores dificuldades dos profissionais é identificar a hora certa de dar início a uma nova jornada. De fato, não existe uma regra que ajude a definir o momento ideal para iniciar uma transição de carreira.
Contudo, há vários sinais que podem indicar que essa é a melhor opção. A seguir, confira alguns deles!
Ambiente de trabalho conturbado
Uma das principais motivações para mudanças na carreira ou na profissão é o ambiente de trabalho. Seja a jornada incompatível com o estilo de vida, pelos colegas com quem se relaciona diariamente ou, até mesmo, problemas com a liderança do lugar: tudo isso impacta as decisões de transição.
Afinal, manter-se em um espaço que provoca estresse ou desânimo pode ser prejudicial, até mesmo, para a saúde. Desse modo, não apenas para encontrar a realização profissional, mas para priorizar o bem-estar, é interessante buscar novos ambientes para se desenvolver da maneira que gostaria.
Desvalorização profissional
Você não sente que o seu trabalho é valorizado no lugar ou na área em que atua? Isso pode ocorrer por conta de diversos fatores, como o clima organizacional, a desatualização da profissão em meio às novas tendências do mercado, entre outros.
Nesses casos, é muito mais complicado manter a carreira em crescimento, quando não há o devido retorno aos seus esforços. Sendo assim, vale mais a pena encontrar novas alternativas para seguir e, enfim, conquistar os objetivos traçados.
Mudanças de planos
Às vezes, a vontade fazer a transição de carreira surge sem um motivo específico, e é totalmente natural. Mudar os planos que você fez para a vida profissional é uma opção, e é possível se organizar para caminhar por outros trajetos que tragam novas oportunidades.
Em alguns casos, essas mudanças de planos podem ser necessárias por conta de variações do estilo de vida que você leva atualmente, como maternidade, viagens ou outros objetivos pessoais. Nesse contexto, existem também alternativas que oferecem meios de focar outros projetos, como os empregos com horários mais flexíveis.
Planejando a sua transição de carreira
Para caprichar na transição e ser um profissional de destaque na nova área, nada melhor do que fazer um bom planejamento. Nesse caso, é preciso considerar diferentes aspectos que envolvem a escolha. Veja alguns deles!
Faça uma reserva financeira
Começando pelo ponto financeiro, é importante que você tenha todo o suporte necessário para arcar com os custos de vida, mesmo durante as etapas mais instáveis da transição de carreira. O aconselhável é planejar o tempo necessário para que você conclua as mudanças.
Com base nisso, você pode observar o quanto gasta mensalmente e poupar uma quantia que permita manter esse estilo de vida pelo período estimado anteriormente, até ter retorno financeiro na nova carreira.
Tenha um networking
Fazer um bom networking também vai fazer com que passe por toda essa fase de uma maneira mais tranquila, tendo em vista que os contatos profissionais podem ajudar a encontrar ótimas oportunidades de emprego, montar uma sociedade ou oferecer indicações.
Estude
Para se dar bem nessa nova jornada, é fundamental que você se atualize para as demandas do mercado. A melhor maneira de garantir essa preparação é por meio do conhecimento. Estudar a nova área de trabalho ou o novo emprego, bem como as tendências do seu segmento, é indispensável para ser um profissional do futuro.
Compreendendo a relevância da pós-graduação para uma transição de carreira de sucesso
A pós-graduação permite que o profissional se especialize em determinada área de atuação, adquirindo conhecimentos e habilidades fundamentais para seguir em um nicho do mercado.
É por esse motivo que a especialização é tão recomendada para quem está em busca de uma transição profissional. Afinal, os conteúdos aprendidos serão essenciais para se preparar para a entrada em uma nova área do mercado ou para assumir um cargo em outro emprego.
Saiba por que apostar no ensino digital para esse processo
Não pense que a rotina corrida ou a falta de dinheiro no momento podem impedir você de ir em busca dos seus objetivos. É totalmente possível estudar com mais flexibilidade e economia, graças ao ensino a distância (EAD).
Os cursos digitais vieram para revolucionar a formação profissional, possibilitando que os alunos possam estudar de onde estiverem e quando quiserem, a fim de construir uma carreira na área de interesse. Atualmente, pode-se encontrar uma enorme variedade de opções de graduação, pós e diversos outros tipos de estudos nessa modalidade.
Agora que você entende mais sobre o processo de transição de carreira, que tal dar o primeiro passo? Comece se preparando com ensino de qualidade para conquistar o espaço dos seus sonhos no mercado.
Este post serviu de inspiração? Então, aproveite e leia também sobre as principais habilidades que o mercado espera que você domine!