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As startups são sinônimo de negócios inovadores, com rápido crescimento e forte aderência às tendências do mercado. Elas cresceram tanto nos últimos anos que, atualmente, uma única definição não é capaz de abranger a todas, por isso, já é comum falar em diferentes tipos de startups.
Todas elas guardam em seu DNA essa dinamicidade de que falamos, mas existem diferenças quanto à natureza do negócio (large company, small business, lifestyle, buyable e social startups) e ao comportamento no mercado (zebras, camelos e unicórnios). Parece coisa de outro mundo? Isso porque o advento desse modelo de negócio gerou também toda uma cultura própria.
Se você se interessa por trabalhar em startups ou até mesmo fundar a sua, continue a leitura deste texto e conheça todas essas classificações, além de dicas para se destacar nesse mercado!
O que é uma startup?
O que não escapa à definição desse modelo de negócio é a ideia de dinamicidade e disrupção. São visões inovadoras, alinhadas às principais tendências do mercado (ou até antecipadas a elas). Não é raro que uma startup consolide um novo jeito de tratar determinado produto ou serviço ou que impulsione uma profissão do futuro.
Por exemplo, a famosa Netflix, apesar de não ter sido a primeira empresa a utilizar a tecnologia de streaming, popularizou demais esse tipo de serviço. Atualmente, é difícil conhecer alguém que não tenha assinatura em plataformas como essa.
Outro caso muito bem-sucedido é o da Uber, que se tornou uma das startups mais valiosas do mundo. Já no terreno das fintechs, bancos digitais como o Nubank e soluções em serviços financeiros como o Pic Pay ganharam a preferência de muitas pessoas.
Para compreender melhor, veja só algumas características da natureza de uma startup:
- modelo escalável — são conhecidas por multiplicar resultados em períodos muito curtos, crescendo bastante sem perder a essência do negócio;
- foco em inovação — as startups estão sempre um passo à frente das empresas tradicionais quando o assunto é inovar, pois valorizam muito as novas tendências;
- adaptações contínuas — nesse modelo de negócio, a cultura de feedback e a valorização da mudança são palavras de ordem;
- casamento com o mercado tecnológico — mesmo que não sejam exatamente do ramo tecnológico, as startups são totalmente alinhadas a atualizações tecnológicas, seja no Marketing ou até mesmo em negócios sociais.
Quais são os principais tipos de startups?
As inovações podem partir de diversos setores, por isso, uma forma de classificar esses negócios é por meio da sua natureza de atuação. Além disso, também existe uma classificação das startups de acordo com o seu comportamento no mercado, tanto pela rapidez no crescimento quanto pela capacidade de adaptação às mudanças.
Veja só!
Quanto à natureza do negócio
Aqui, nos referimos ao propósito da startup, que pode ser fundada já visando uma atuação voltada à comunidade local, interessada em gerar impactos sociais ou mesmo como forma de atualização de uma grande empresa já existente. Dê uma olhada!
Small business startup
Como o nome em inglês indica, são empresas bem pequenas. Costumam ser fundadas por empresários iniciantes ou por pessoas que realmente querem um negócio de pequeno porte, mais voltado a um público local.
Large company startup
Esse é o tipo de startup que nasce de uma grande empresa, já estabelecida no mercado. Existem muitas companhias tradicionais que implementam novos modelos de negócio, mais dinâmicos e inovadores, para não ficarem defasadas e recuperarem prestígio.
Buyable startup
Essas são as criadas para serem vendidas. Elas se caracterizam por terem uma grande ideia ou apenas um protótipo de produto ou solução que exige investimento, mas promete muito sucesso. Por isso, já são fundadas com o intuito de atrair outras empresas ou pessoas para aplicar dinheiro, como os investidores-anjo.
Lifestyle startup
Esse modelo de negócio não tem como objetivo principal o lucro. Os ganhos financeiros são apenas uma consequência de um negócio que foca, principalmente, em gerar conhecimento sobre algum assunto com propósito, como startups educacionais.
Social startup
Nesse tipo de empreendedorismo, o objetivo está voltado a ações sociais, de modo a transformar a realidade local ou até mesmo a contribuir com mudanças positivas no mundo.
Quanto ao comportamento
Nesse quesito, as classificações se referem à forma como a startup reage às mudanças do mercado ou como deseja agir durante seu crescimento, visando uma expansão agressiva ou, desde cedo, estabelecendo que o lucro não pode vir dissociado de responsabilidade socioambiental. Conheça!
Unicórnios
As startups que recebem esse apelido geralmente nascem de ideias aparentemente surreais ou não vistas até então e tornam-se gigantes, com um crescimento agressivo e altamente lucrativo. Por isso, a analogia com uma coisa mística.
Zebras
Essas são caracterizadas pela objetividade (o preto no branco) além da forte valorização do coletivo (pois as zebras vivem em grupos). Além disso, elas se propõem a ser um contraponto às startups unicórnios (altamente focadas em lucro): são empresas que prezam por melhorar a sociedade, gerando crescimento com responsabilidade socioambiental.
Ou seja, o lucro não deve vir a qualquer custo. Elas têm até mesmo um slogan provocativo: “as zebras consertam o que unicórnios quebram”.
Camelos
São o grupo de startups caracterizado pela adaptabilidade. Afinal, os camelos se ajustam a vários climas, podem ficar sem água e sem alimento por longos períodos e, se necessário, podem correr por bastante tempo sem se cansar. São empresas com visão de longo prazo e estabilidade.
Como trabalhar com startups?
Por ser um tipo de empresa com um leque grande de possibilidades, uma das grandes vantagens de buscar uma carreira aqui é o enorme potencial de desenvolvimento pessoal e profissional.
Para ingressar nesse mercado, o primeiro passo é analisar se você tem um perfil adequado para esse modelo de negócio. Algumas características essenciais são a adaptabilidade, a criatividade e o espírito inovador.
Além disso, como as startups são muito dinâmicas, é fundamental ter uma “mentalidade de chefe”, vestindo a camisa e atuando com real engajamento, sem aquela clássica postura de funcionário que só atende ordens.
Apesar da relevância das soft skills (habilidades comportamentais), é claro que o conhecimento técnico também é fundamental. Por isso, não deixe de se capacitar, seja por meio de uma graduação (e pós-graduação) em uma área de seu interesse ou até mesmo por meio de cursos voltados à gestão de startups, se você quiser montar a sua própria.
Lembre-se de escolher bem a sua faculdade! Optar por uma instituição de ensino inovadora é fundamental para ter uma formação alinhada às novas tecnologias e tendências do mercado. Além disso, você poderá desenvolver habilidades e competências que farão toda a diferença para a sua carreira.
Como foi possível compreender aqui, esse modelo de negócio chegou para ficar, proporcionando um mercado dinâmico e com alto valor agregado. Embora existam muitos tipos de startups, todas têm em comum a mentalidade inovadora e adaptável, que é totalmente pertinente ao momento social e tecnológico em que vivemos.
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