Conteúdos
Você faz parte do grupo de pessoas supercriativas e está sempre em busca de projetos que te permitam “fugir do óbvio”? Então, vale a pena se especializar em um dos diversos tipos de design existentes no mercado.
Versátil e repleto de possibilidades, o design está presente em diferentes áreas, permitindo que você, estudante, torne-se especialista em categorias variadas e com isso, aproveite as melhores oportunidades. E não se engane: quando falamos em design, não estamos nos referindo apenas ao universo gráfico e digital, mas também ao de produto, moda, interiores e por aí em diante.
Assim, convidamos você a entender mais sobre o conceito e, a partir disso, descobrir quais são os tipos e as opções de cursos de design que combinam com o seu perfil. Vamos lá!
O que significa design?
Inicialmente, é importante salientar que esse é um conceito amplo. Em linhas gerais, trata-se de um processo de concepção, planejamento e criação de algo, podendo ser um objeto, um sistema, um ambiente ou uma experiência. O objetivo é atender a diferentes necessidades ou desejos.
A partir desse ponto, podemos dizer que, para tanto, é preciso que o profissional atuante na área também elabore um planejamento completo, que será guiado pelas particularidades do trabalho. Até porque, um especialista em design de produto, por exemplo, deverá driblar desafios diferentes daquele que atua no design de moda. Bem interessante!
Quais são as áreas do design?
Até aqui, já sabemos que o design é uma área baseada na capacidade de identificar um problema e encontrar soluções inovadoras para resolvê-lo. No entanto, como estamos falando de um assunto amplo demais, é preciso que existam algumas especificidades para que cada projeto possa ser bem direcionado.
É nesse momento em que os diferentes tipos de design entram em ação. E para deixar você por dentro desse mundo, trouxemos abaixo quais são essas subcategorias e as suas principais atividades. Espia só!
1. Design gráfico
Para começar, vamos falar do design gráfico. Presente em quase todos os espaços, esse conceito tem como propósito comunicar mensagens e ideias para um público-alvo específico.
Para tanto, esses profissionais utilizam uma série de elementos, sendo eles a tipografia, as imagens, as cores, as ilustrações e as composições, a fim de obter materiais gráficos visualmente agradáveis, mas também funcionais.
A partir disso, ainda é possível desenvolver peças para publicações on-line e off-line, indo desde materiais impressos, como jornais e revistas, até os digitais, que é o caso dos banners e artes que encontramos nas mídias sociais.
2. Design de produto
Nesse contexto, o design tem o objetivo de oferecer um visual novo a diversos objetos comercializados, desde as embalagens até elementos mais elaborados, aparelhos industriais, por exemplo. Por essas e outras razões, o profissional do design de produto deve ter pleno domínio do uso de cores, grafismos e layouts, a fim de desenvolver projetos de destaque entre a concorrência.
3. Design de moda
Para aquelas pessoas que se interessam pelo setor têxtil e de vestuário, certamente essa é uma excelente alternativa de formação. Nesse caso, o design de moda busca criar coleções de roupas, calçados e acessórios a partir de técnicas cada vez mais inovadoras.
Aliás, o indivíduo precisa não somente gostar de moda e acompanhar as tendências do momento, mas saber utilizar os materiais corretos, assim como encontrar alternativas que consigam reduzir os impactos ambientais durante os seus processos produtivos.
4. Design de interiores
Nessa modalidade, o profissional deve possuir um senso de inovação, a fim de modificar os ambientes, deixando-os sempre estilosos, mas também funcionais. Para tanto, é preciso considerar as necessidades de cada morador ou cliente, bem como as necessidades que sejam apresentadas. O designer de interiores pode trabalhar tanto com projetos voltados para os espaços internos, como os residenciais e comerciais, quanto para os externos.
5. Web design
Não há como negar: a internet já faz parte de nossas vidas. Cada vez mais popular, essa tecnologia está presente em diferentes nichos do mercado, exigindo que as empresas busquem soluções para se destacar no universo virtual.
Assim, uma das áreas mais requisitadas do momento é a do web design. Parte do marketing digital, esse segmento trabalha com o desenvolvimento de sites padronizados, a fim de evidenciar as imagens das empresas e reforçar a sua identidade.
Aqui, estamos falando também de lojas virtuais, páginas institucionais, blogs, entre tantos outros materiais atrativos. Consequentemente, esse especialista precisa saber tanto de design gráfico, quanto de linguagens utilizadas na programação: HTML5, JavaScript, CSS3 e outras.
Como estudar design?
Caso seu interesse seja o campo visual (envolvendo aspectos como imagens, formas e desenhos), essa formação pode ser uma ótima escolha.
Como falamos, no dia a dia, esse profissional está em constante contato com a criação de produtos, embalagens, sites, materiais impressos, itens de vestuário, ambientes de decoração e, em alguns casos, até ilustrações. Portanto, a criatividade e a imaginação devem ser o seu ponto forte.
Dito isto, o próximo passo é entender quais dos tipos de design melhor conversam com o seu perfil.
Seja qual for a opção, você precisará contar com uma graduação de qualidade, que tenha um bom corpo docente e esteja pronta para te qualificar para mercado de trabalho. Na UNIFACS você encontra tudo isso com formas de acesso variadas — vestibular tradicional, ENEM e Vestibular Simplificado. Confira os cursos de design disponíveis e uma breve descrição de cada um deles:
- Design gráfico: busca capacitar o profissional para criar e produzir linguagens, além de programação visual, seja on-line ou off-line;
- Design de produto: visa o ensino de criação e desenvolvimento de objetos e produtos tridimensionais, com foco para usufruto humano ou, até mesmo, animal;
- Design de games: possibilita a aprendizagem e o aperfeiçoamento na criação de maquetes digitais, roteiros, cenários para jogos, vinhetas animadas, entre outros projetos multimídia;
- Design de animação: prepara o aluno para trabalhar com animações, games, publicidade, design digital, stop motion, modelagem e animação 3D;
- Design de interiores: conta com disciplinas práticas que envolvem criação e desenvolvimento de projetos para ambientes internos.
Como vimos, existem vários tipos de design para quem deseja se aprofundar nesse universo. Por isso, o ideal é identificar com qual nicho você mais se identifica e, a partir daí, investir em uma graduação ofertada por uma universidade referência em qualidade acadêmica e empregabilidade, como a UNIFACS.
E mesmo após esse conteúdo completo, você continua em dúvida sobre qual caminho seguir? Aproveite o momento e confira o nosso post com dicas para encontrar a faculdade certa e brilhar em sua profissão.