Você tem interesse no curso de Psicologia? Essa área proporciona diferentes abordagens de estudos, embasadas em desdobramentos de diversas linhas teóricas como a Psicanálise e o Behaviorismo. Ainda temos a psicologia social para obtermos conhecimentos a respeito dos seres humanos.
Se você gosta de ler sobre os estudos da ciência psicológica, então continue nesse post.
A abordagem Psicanalítica, é baseada em estudos mais profundos dos pensamentos da mente humana. O estudo psicanalítico, tem intensamente os pilares e ideias de Sigmund Freud.
Quem é Sigmund Freud?
Sigmund Freud é conhecido como o “pai da psicanálise”. Ele se formou em 1881, no curso de medicina e dedicou anos de pesquisas no campo da neurologia.
O seu maior interesse era estudar as doenças psíquicas. Na época elas eram consideradas transtornos físicos, e ele não acreditava nisso. Essa abordagem visa o estudo da mente e tem como foco o inconsciente do indivíduo.
O inconsciente pode, por exemplo, manifestar-se nos atos falhos e sonhos. A cura de certos problemas, portanto, seria possível por meio da conscientização do inconsciente.
“Meu inconsciente cria fantasias que minha mente sã nunca ousaria imaginar. – Freud”
Você aprenderá muito sobre ele em seu curso de psicologia. Além dele, você verá teorias do pai da psicologia comportamental: Burrhus Frederic Skinner.
A abordagem Behaviorista, é baseada nos estudos de Skinner. Para os psicólogos que utilizam essa vertente, existem dois tipos de comportamento: o respondente e o operante.
No comportamento respondente, o indivíduo comporta-se involuntariamente. Já no operante, o indivíduo apresenta consciência de seu comportamento. Imagina que legal estudar isso a fundo?
Outra vertente do curso de psicologia é a psicologia social. Nela, o estudo da percepção é de extrema importância. É por meio da observação que se pode notar a forma como o indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuírem significados ao seu meio.
Ansiosos(as) para começar o curso de psicologia? Todos os conceitos estudados durante a graduação podem ser vistos no cotidiano. Por exemplo, como relacionar as visões psicológicas: Psicanalista, Behaviorista e a psicologia social ao assistir Reality Shows?
Reality Show e Psicologia
Ao avaliarmos as pessoas que participam de um Reality Show, elas tornam-se indivíduos condicionados através de metas operantes e não operantes (provas, regras) para alcançarem o objetivo final (prêmio) e status (fama).
Os participantes de reality, são submetidos a uma jornada de meses confinados em uma casa em que são analisados 24 horas por dia. Eles são (tele) transportados do anonimato para serem monitorados a todo o momento pela a mídia e pelos telespectadores.
Durante o confinamento, eles querem encontrar maneiras que auxiliem a amenizar a solidão, a imitação da vida os permite compartilharem a essência humana com os outros.
Por outro lado, os telespectadores têm acesso em tempo real a um espetáculo cênico dos participantes no âmbito experimental. A lembrança do caráter fictício do reality tranquiliza o indivíduo, oferecendo-lhe condições de experimentar emoções e sentimentos, mantendo-o sob controle, além de poder pensar a respeito do que se vê.
Do ponto de vista psicológico, a encenação promove a reunião de pessoas que compartilham o mesmo espaço-tempo. A convivência une tanto os telespectadores quanto os participantes do reality e configura um fenômeno social que propicia diferentes sensações.
O reality é capaz de mover os indivíduos em manifestações coletivas, que vão do êxtase a decepções, da alegria à profunda tristeza, do riso aberto ao choro incontido. Você gosta de Reality Show?
Se você chegou até aqui, é porque tem interesse no curso de Psicologia da UNIFACS. Ele tem duração de 5 anos e você pode ver um pouco da sua grade curricular abaixo.
- Bases Estruturais E Funcionais Do Comportamento Humano
- Processos Psicológicos Básicos
- Antropologia E Cultura Brasileira
- Base Biológicas Do Comportamento Humano
- Desenvolvimento Humano Na Infância E Adolescência
- Psicanálise
O salário do(a) psicólogo(a) no Brasil varia de acordo com a área e os anos de experiência. É possível atender individualmente e cobrar por consulta, trabalhar em Recursos Humanos com média salarial de R$ 3.139,04 ou se preferir, trabalhar com psicologia clínica com média de R$ 2.761,60 no Brasil.
Agora que você já conhece alguns dos estudos da Psicologia, qual área é seu sonho trabalhar? Conta para gente nos comentários.
Sugestão de leitura: Profissões do futuro: quais são as novas oportunidades?