Conteúdos
Quem decide cursar uma pós-graduação EAD tem diversos questionamentos sobre a rotina do curso. O que muitas pessoas não sabem é que a especialização a distância é praticamente a mesma de uma presencial, com a diferença de que as atividades são feitas online.
Existem algumas maneiras de aproveitar o momento dos estudos da melhor forma, por exemplo, sempre ir além do que a instituição de ensino propõe. Ao final da formação acadêmica, o estudante terá o mesmo título e diploma de um curso presencial.
Acompanhe, a seguir, e entenda como a pós-graduação EAD funciona e como aproveitar esse período ao máximo!
O que é uma pós-graduação EAD?
É o curso que pode ser feito logo após a conclusão da graduação. É por meio da especialização que o aluno obtém novos conhecimentos, aprofunda-se em alguma área específica e segmenta os rumos da carreira profissional. Essa etapa da formação acadêmica pode ser feita no formato EAD, ou seja, de forma online.
A modalidade é uma ótima opção para quem já está inserido no mercado e precisa conciliar o trabalho com os estudos. É uma maneira de buscar novas oportunidades e cargos promissores, sobretudo, os que exigem especializações no currículo.
Quem opta pelo EAD assiste às aulas e realiza as atividades por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. É nessa plataforma que ficam armazenados os materiais didáticos necessários para o processo de ensino, como livros, vídeos, infográficos, textos, entre outros.
Atualmente, é possível encontrar cursos de pós-graduação EAD nas mais diferentes áreas do conhecimento. Boa parte das alternativas disponíveis têm curta duração, justamente, para facilitar e agilizar a conclusão dos estudos das pessoas que se interessam por esse tipo de especialização.
Como ela funciona?
Assim como uma pós-graduação presencial, no formato EAD, o estudante precisa assistir às aulas, realizar avaliações, escrever artigos e interagir com professores e orientadores. Ao final do curso, inclusive, o aluno precisa entregar um trabalho de conclusão para obter o título de especialista na área de estudo.
A pós-graduação EAD conta com provas e trabalhos, assim como os cursos presenciais. Tais atividades servem para pontuar a participação do estudante nas aulas e em fóruns de discussão. Algumas instituições de ensino também exigem a realização de trabalhos e dinâmicas em grupo, dependendo da proposta e dos conteúdos programáticos do curso escolhido.
Vale a pena fazer uma pós-graduação EAD?
Afinal, qual é a melhor opção: EAD ou presencial? Caso tenha uma rotina atribulada e cheia de compromissos, certamente, o ensino a distância pode ser mais atrativo. No entanto, se tem mais tempo livre e não se importa em se deslocar até o campus, o presencial pode ser uma opção.
De qualquer maneira, a opção EAD tem sido bastante adotada por pessoas que buscam mais liberdade e flexibilidade para estudar. Isso porque a pós-graduação online permite que o aluno faça o curso de qualquer local, uma vez que todas as atividades são realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem.
Uma das grandes vantagens é que você não precisa deixar outros compromissos de lado para se dedicar à especialização EAD. Ao final da formação acadêmica, será reconhecido como especialista no tema ou área de conhecimento, tendo um diferencial e tanto para apresentar no currículo profissional.
Como aproveitar a pós-graduação EAD ao máximo?
É muito importante se planejar e analisar alguns requisitos na instituição de ensino. Todos os cuidados são essenciais para investir bem o seu tempo e recursos, sem ter nenhum tipo de risco ou prejuízo.
Confira o que deve ser feito para aproveitar as atividades e as aulas da pós-graduação EAD!
1. Descobrir se seu curso é credenciado pelo MEC
O primeiro passo é verificar se o curso escolhido é credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, você terá a garantia de que a instituição de ensino é autorizada a ofertar a pós-graduação. Essa é uma segurança de que o corpo docente, a metodologia de ensino e as instalações têm a devida qualidade.
Voce deve visitar o site do e-MEC para consultar a situação atual da instituição de ensino e dos cursos ofertados. No portal, é possível buscar a pós-graduação desejada utilizando diversos critérios, como modalidade, nome da faculdade e região geográfica. Essa verificação pode ser feita a qualquer momento, sempre que o aluno precisar.
2. Reservar um tempo para estudar
Ao escolher a instituição de ensino para iniciar a pós-graduação, é fundamental elaborar um planejamento de estudos eficiente e reservar um intervalo adequado para rever os conteúdos, realizar aulas e atividades da pós-graduação EAD. Mesmo que a formação não tenha tantas demandas, a especialização também requer bastante dedicação.
Se pretende conciliar o trabalho com os estudos, por exemplo, faça um cronograma e crie um calendário com todos os compromissos acadêmicos e profissionais. Nele, é interessante especificar, com horários e prazos, o que deve ser feito para não deixar nada para depois e para ter tempo hábil para resolver tudo, sem atrapalhar a rotina.
3. Estude além do que a faculdade propõe
Por fim, uma maneira de se destacar e aproveitar ao máximo a pós-graduação EAD é estudar além do que a faculdade propõe. Ou seja, analise os materiais didáticos complementares e tente reservar um período do seu dia para ler e fazer resumos dos conteúdos.
Se possível, troque informações com professores e colegas de curso, participe de debates e pesquise por artigos científicos sobre os temas de estudo. Essa é uma maneira de se sobressair e de aprofundar a experiência na especialização online.
Viu só como a pós-graduação EAD pode ser bem aproveitada? Mesmo diante da flexibilidade que a modalidade a distância oferece, é fundamental que o estudante dê o melhor de si e se dedique para conseguir se aprofundar nos conhecimentos e nas disciplinas que sente mais dificuldade de aprendizagem.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter da UNIFACS para receber mais novidades do mundo acadêmico, diretamente em seu e-mail!