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Criar um perfil no LinkedIn que se destaque e seja útil para aproveitar todos os recursos da plataforma é um processo que costuma gerar dúvidas em muitas pessoas. Afinal, essa rede social tem se consolidado ao longo dos últimos anos como o local certo para conquistar espaço no mercado, desenvolver novos relacionamentos profissionais e promover o avanço e as conquistas da sua carreira.
Não é para menos que, a cada dia, há novos usuários nela, tanto indivíduos — em busca de melhores colocações na área em que atuam — quanto empresas — em busca de novos e promissores colaboradores. Pesando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudar a ter um perfil de sucesso no LinkedIn. Continue lendo para saber mais e se inspirar!
O LinkedIn é uma rede social feita por e para profissionais. Um espaço virtual no qual você tem como tornar público o seu currículo, aumentando a sua visibilidade dentro ramo em que atua, e divulgá-lo continuamente para ampliar a sua empregabilidade.
Mas não é só isso. Essa plataforma também é um local para você acompanhar as novidades, as tendências, as mudanças e os projetos futuros das empresas que são referência no seu setor, e locais em que você almeja trabalhar e construir carreira.
Isso é excelente para que você entenda o que o mercado busca nos profissionais do futuro, preparando-se para participar de processos seletivos dessas companhias, e o principal: chamar a atenção delas.
Como ter um perfil que pode render bons frutos?
Agora que já falamos sobre a importância de ingressar no LinkedIn, vale a pena conhecer algumas dicas que vão ser úteis para você montar um bom perfil na plataforma. Tenha atenção, pois elas trazem questões desde a sua apresentação pessoal até a publicização de informações do seu currículo.
Tenha uma foto profissional
Primeiramente, é importante que a foto escolhida para o seu perfil seja condizente com o LinkedIn. Afinal, estamos falando de uma rede social com foco na vida profissional!
Portanto, capriche no visual, na escolha de uma produção mais social e em um cenário mais neutro. Além disso, não se esqueça: deixe o seu rosto visível. Nada de escondê-lo com acessórios (como óculos de sol, máscaras, chapéus, gorros etc.).
Adicione um resumo ao seu perfil
O LinkedIn permite que você não só adicione dados referentes à sua trajetória acadêmica e e de trabalho, mas também, um resumo que conte, em poucas linhas e com palavras-chaves, quem você é — a chamada seção “sobre”.
Esse texto é muito útil, não só porque resume diversas informações, mas também, porque traz um toque mais pessoal e humanizado ao seu perfil. É o local em que você pode falar sobre os objetivos da sua carreira, o que realiza você pessoal e profissionalmente e quais impactos busca gerar ou promover na sociedade.
Destaque suas experiências
Não economize na hora de informar sobre as suas experiências profissionais, sejam elas remuneradas ou voluntárias. Isso é essencial para mostrar a evolução da sua carreira e quais as alternativas você tem adotado (como a realização de uma pós-graduação) para segmentá-la ainda mais.
Inclusive, nessa plataforma, você conta com uma maior liberdade para descrever tudo aquilo que exerceu nas suas experiências passadas, como funções, cargos, jornada de trabalho, projetos desenvolvidos etc.
Reforce as suas conquistas
Outra coisa que não deve faltar no perfil do LinkedIn são as conquistas que tiver alcançado na carreira. Elas servem para consolidar o seu nível de profissionalismo e o quanto você vem trabalhando para ter um currículo de sucesso. Entre os tipos de conquistas que dá para citar, estão a obtenção de certificados de cursos de qualificação e atualização profissional.
Também é possível apontar prêmios recebidos em congressos e conferências regionais, nacionais e/ou internacionais, idiomas nos quais você é fluente e patentes de protótipos ou ideias de empreendedorismo. Resumindo: as possibilidades são diversas!
Crie boas conexões
Além do que já foi falado, invista em criar boas conexões na plataforma, que permitam a você fazer networking na universidade e no mercado. Para isso, adicione conhecidos da sua área de atuação, parceiros de trabalho, professores, colegas de curso, profissionais que você admira e acompanha etc.
Quanto mais contatos próximos tiver, melhor será. Tenha em mente que você terá uma deixa para estreitar os laços e, com o tempo, ter uma rede de informações e indicações diretas para vagas e entrevistas de estágio ou emprego.
Mostre as causas que você apoia
Você também pode mostrar as causas que apoia e que estão relacionadas com a sua área de atuação. Por exemplo, sustentabilidade, promoção da cultura, direitos humanos, proteção animal etc. Isso mostra o seu engajamento em ser agente de mudanças, tanto no mercado quanto na sociedade — algo cada vez mais valorizado nas empresas.
Além da grande visibilidade que o LinkedIn proporciona para os usuários, a rede tem projetado cada vez mais ferramentas para que as empresas possam fazer seleções de novos colaboradores dentro da própria plataforma.
É por isso que ela já conta com uma seção interna, chamada “Vagas”, destinada a isso. Aliás, esse recurso vai além, permitindo que você também encontre ofertas de emprego com seleção externa. Bem interessante, não é mesmo?
Para completar, a rede tem trazido, frequentemente, cursos que concedem certificados para agregar valor ao seu currículo. Ainda há também conteúdos produzidos por recrutadores e profissionais de departamento pessoal.
Esses materiais ajudam os usuários a entender e se aprofundar sobre a necessidade de uma educação continuada, o desenvolvimento de soft skills e as melhores práticas em processos seletivos e de recrutamento.
Deu para ver que ter um perfil no LinkedIn pode ser de grande ajuda para o seu sucesso profissional, não é mesmo? Afinal, a rede é útil para aumentar suas chances de participar em processos seletivos, recolocar-se no mercado de trabalho, construir autoridade na área de atuação e muito mais. Por isso, não perca tempo e comece a investir na plataforma!
Já que estamos falando de redes sociais, aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos no Facebook, Twitter, Instagram e afins. Assim, eles também poderão saber mais sobre as vantagens do LinkedIn!