O que faz um designer gráfico? Saiba mais sobre a área!

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Após a pandemia de Covid-19, inúmeras marcas tiveram que buscar meios de se reinventar, principalmente no que se refere à comunicação estabelecida com o público-alvo. Nesse sentido, entender o que faz um designer gráfico é importante, já que o profissional pode desempenhar um papel relevante nesse processo de reinvenção.

Além disso, é inegável que atravessamos uma era de transformação digital, na qual avanços e novidades surgem em um ritmo altamente acelerado. Nesse contexto, especialmente em razão do boom de popularização do universo digital, diversas oportunidades profissionais surgiram para quem atua nesse ambiente. A área de design gráfico, inclusive, foi uma das mais positivamente impactadas.

A página da Exame, por exemplo, destacou um levantamento conduzido pela escola de tecnologia Alura no qual os dados apontavam que, em 2022, houve um crescimento de 40,7% no número de pessoas que buscavam cursos associados à formação em design.

Nas próximas linhas, vamos detalhar um pouco mais da profissão, com destaque para os principais aspectos. Continue a leitura!

O que faz um designer gráfico?

O termo “designer”, que é originado do Latim, vem de designare, verbo que remete à ideia de projetar, desenhar ou simbolizar. A palavra “gráfico”, por sua vez, refere-se a um processo produtivo que tem origem no termo “grafia”. E se refere à utilização de símbolos visuais para a entrega de experiências e mensagens diferentes.

A partir dessa primeira compreensão, pode-se dizer que estamos falando de um campo de atuação cuja finalidade é a transformação de ideias em peças visuais. Então, resumidamente, o que um designer gráfico faz é transformar projetos em formas e imagens, a partir de criações de composições que sejam atraentes ao público e, claro, que cumpram o propósito que primeiro levou à execução do trabalho.

Nesse sentido, é possível afirmar que o designer gráfico se faz presente em praticamente tudo o que está ao redor de nós, como panfletos, sites institucionais, capas de livros, embalagens, logotipos etc. Ou seja, o estudo e a seleção das fontes e das cores utilizadas, os desenhos, a disposição de elementos gráficos e textuais etc. Tudo isso faz parte das atribuições do designer gráfico.

Quais são as áreas de atuação desse profissional?

Após a conclusão do curso de Design Gráfico, em razão de se tratar de uma área que é imprescindível para o sucesso dos mais diversos departamentos empresariais, como marketing e publicidade, as possibilidades de atuação do profissional são bastante amplas. A seguir, listamos alguns exemplos:

UX/UI Design

Essas áreas nas quais um profissional desse ramo pode atuar estão diretamente relacionadas aos layouts com os quais os diversos usuários de serviços eletrônicos entrarão em contato. Portanto, é fundamental que o profissional encarregado do desenvolvimento das interfaces se certifique de elaborá-las de modo mais funcional e intuitivo dentro do possível, mas sempre preservando o apelo estético.

Afinal, a partir de layouts que viabilizem uma utilização mais fluida e um acesso facilitado aos recursos que o público procura, é possível elevar os índices de satisfação dos clientes, o que é decisivo para a fidelização.

Identidade visual

Complementando à criação de logotipos, já mencionada, a elaboração da identidade visual é um elemento-chave no lançamento de uma marca ao mercado e deve seguir todo um planejamento que esteja perfeitamente alinhado às peculiaridades predominantes no logo. Ou seja, composições, cores e formas devem entregar harmonia estética.

Inclusive, é interessante compreender que o conceito de identidade visual pode ser definido como um conjunto de diversos elementos visuais e gráficos que transmitem uma mensagem ao público em geral. Em outras palavras, trata-se de um agrupamento de componentes formais que representam, de maneira visual e sistematizada, uma ideia, um serviço, um produto, uma empresa, uma instituição etc.

Além disso, a criação da identidade visual de uma companhia envolve até mesmo a elaboração do manual da marca, que é um documento no qual constam as formas de aplicação do logo, as tipografias que podem ser empregadas, a cores a serem utilizadas e várias outras obrigatoriedades que dizem respeito à organização.

Design editorial

No serviço editorial, um designer gráfico é encarregado da composição equilibrada e harmônica de textos, de imagens e de outros elementos que tenham compatibilidade visual com a identidade de uma marca já previamente estabelecida.

Nesse contexto, inclusive, é interessante diferenciar o design gráfico do design editorial. Afinal, enquanto o primeiro foca peças únicas, como a elaboração de cartazes, infográficos etc., o segundo é voltado à editoração de conteúdos múltiplos, que, por sua vez, formam uma pública única. Como exemplos, é possível citar sites, revistas, e-books, jornais etc.

Motion design

Com o progressivo avanço tecnológico das aplicações de edição gráfica e de arte, a utilização de componentes gráficos animados e animações, propriamente ditas vem se tornando cada vez mais popular nos conteúdos e nas campanhas publicitárias produzidas.

Então, nesse campo de atuação, fica sob a responsabilidade do designer gráfico “dar vida” às iniciativas de marketing e à identidade visual da marca, o que tem se revelado indispensável no universo digital.

Por que estudar Design Gráfico?

De acordo com o Jornal Extra, que divulgou um levantamento conduzido pela plataforma Workana, o mercado freelancer passou por um aumento de 32% a partir do início do isolamento social. A medida adotada para conter a disseminação do novo coronavírus.

Assim, com a expansão dos recursos tecnológicos e perante a forte adesão ao regime de trabalho remoto, a tendência é de que a demanda dos setores que trabalham diretamente com a capacidade criativa aumente cada vez mais.

Então, uma das grandes razões que levam os profissionais que buscam uma qualificação de Nível Superior a optar pelo Design Gráfico é a possibilidade de se ver livre do modelo tradicional de trabalho, tendo mais liberdade e, com isso, mais qualidade de vida.

O salário é de, em média, R$ 2 mil, segundo o portal Vagas.com.br. No entanto, a remuneração pode sofrer variações significativas de acordo com a área de atuação e com a experiência, tornando-se bastante atrativa. De acordo com o Salario.com, por exemplo, atualmente, o teto é de R$ R$ 8.302,13.

A graduação não é um pré-requisito obrigatório para atuar como designer gráfico. Mas é inegável que, para ser bem-sucedido, uma boa formação é um diferencial e tanto. A UNIFACS oferece um curso tecnólogo na área, com duração de 4 semestres, que capacita o futuro profissional para uma carreira de sucesso. A graduação é no modelo EAD, o que dá muito mais autonomia para o aluno na gestão de tempo. Além de contar com laboratórios virtuais e aulas interativas.

Agora, você sabe o que faz um designer gráfico e entende a importância de uma boa formação para se sair bem na área. Conhece, também, as principais possibilidades de atuação: UX/UI design, motion design, design editorial e identidade visual.

Se tem interesse na área, o que está esperando para realizar seu sonho? Conheça melhor o curso de Design Gráfico da UNIFACS!

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