O que é nutrição funcional? Veja como atuar na área

7 minutos para ler

A área de Nutrição se desenvolveu muito nas últimas décadas. Unindo pesquisa científica e atuação direta com o público, avançou até culminar em uma visão fundamental de importância da alimentação em nossas vidas.

Esse resultado é o que chamamos de nutrição funcional. Se você tem interesse em cursar a área e começar uma carreira dinâmica e inovadora, que tal começar por este artigo?

A seguir, veja o que é e como funciona a nutrição funcional, além de áreas de atuação e como ingressar na profissão. Continue lendo!

O que é nutrição funcional?

A área de Nutrição é aquela responsável pela nossa relação com os alimentos que consumimos, principalmente a determinação de categorias mais benéficas ao corpo humano a curto e longo prazo e métodos de alimentação que potencializem esses efeitos.

Porém, com a evolução da tecnologia e o próprio compartilhamento de conhecimento prático entre profissionais, a visão sobre Nutrição começou a mudar a partir dos anos 1990.

O que nutricionistas perceberam foi que, embora existam benefícios universais em segmentos alimentares, nem todos agem da mesma forma em todos os pacientes. Nós somos únicos, não somos? Cada pessoa tem sua genética, seus hábitos, seu ambiente de trabalho e descanso, seus horários. Uma fórmula geral para todos pode deixar de melhorar a vida de muitos.

É dessa noção que surgiu a nutrição funcional, uma abordagem da profissão que visa individualizar o atendimento e sugerir dietas que sejam eficientes para aquele caso específico.

Para você ter uma ideia do quão recente é o conceito, o Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) foi fundado em 2003. Ou seja, essa é uma carreira nova e dinâmica, para quem busca fazer parte de transformações na área nutritiva e contribuir para uma melhora do bem-estar de pacientes.

É uma profissão que exige contato e cuidado mais próximo com as pessoas, em um relacionamento que gera a satisfação de fazer parte da melhora ou prevenção de condições de saúde. Ou seja, é possível mudar a vida dos pacientes.

Como funciona essa profissão?

A nutrição funcional segue a mesma base de todas as abordagens dentro da área de Nutrição. A maior diferença está na individualização de diagnósticos e tratamentos, que vai além dos alimentos e estuda sua interação com o paciente.

Por isso o nome “funcional”. A ideia é que um bom programa nutricional é capaz de influenciar diretamente no funcionamento de um organismo. E isso não é apenas na questão de emagrecimento ou aprimoramento físico, mas na prevenção e retardamento de doenças. Veja os passos desse procedimento.

Abordagem individualizada

Nutricionistas funcionais buscam proximidade com os pacientes desde o primeiro contato. Antes de falar em categorias de alimentos e dietas, fala-se sobre o que levou aquela pessoa até ali e suas metas.

Investigação de condições relevantes

O foco principal da nutrição funcional está em como mudanças de hábitos alimentares pode impactar diretamente na saúde e bem-estar. Para isso, é preciso investigar a realidade de cada paciente, da sua base genética, passando por histórico de alimentação até condições atuais que apontem para melhores abordagens de acompanhamento.

Esse é o núcleo do que se estuda em nutrição funcional: é a partir do paciente que se determina os alimentos mais adequados, não o contrário.

Criação de plano nutricional

Após a investigação do histórico e do presente de seu paciente, o nutricionista parte para a criação de um plano nutricional que contempla não apenas alimentos adequados, como cronogramas de consumo, metas e marcos de acompanhamento. É a chamada dieta em seu sentido científico.

Sugestão de integração com outras disciplinas

Outra parte importante da nutrição funcional é entender e praticar a ideia de que a alimentação é apenas um dos fatores que leva ao bem-estar das pessoas.

O relacionamento próximo e duradouro permite que profissionais sugiram mudanças de ambiente, de hábitos e a prática de exercícios específicos para potencializar a transformação no corpo.

A longo prazo, esse cuidado se torna um benefício real e duradouro para pacientes: uma vida não só mais longa, como de melhor qualidade.

Qual é a diferença entre Nutrição e nutrição funcional?

A nutrição funcional é uma abordagem especializada dentro da Nutrição. Ou seja, não é uma questão de escolher uma ou outra, mas de buscar a prática da profissão mais adequada ao seu perfil e ao seu plano de carreira para o futuro.

Você, inclusive, pode experimentar e exercitar outras filosofias nutricionais durante e depois da Graduação e, então, encontrar a que mais faz sentido para você.

Quais são as áreas de atuação de um nutricionista funcional?

Quem se especializa em nutrição funcional pode atuar em diversas posições de mercado. Veja as mais comuns e promissoras para uma carreira na área.

Consultório

Quem quiser abrir o próprio consultório ou integrar uma clínica tem seu espaço para receber e acompanhar pacientes em Nutrição. É uma forma tradicional e consolidada para crescer na carreira e não lidar com a falta de trabalho.

Hospitais

Quem opta por exercer nutrição funcional em hospitais tem uma rotina um pouco diferente, geralmente atendendo pacientes que já possuem alguma indicação médica para tratamento.

Costumam ser casos mais complexos e desafiadores, mas que também contam com mais infraestrutura, e você pode integrar grupos multidisciplinares.

Nutrição esportiva

A nutrição esportiva é uma área que cresceu muito nos últimos anos, principalmente com o aumento da preocupação de pessoas com o próprio bem-estar depois da pandemia.

Ao atuar como nutricionista esportivo, você pode conquistar desde clientes que buscam uma qualidade maior de vida até fazer parte de instituições do tipo, como academias, clubes, chegando até atletas e alta performance.

Coaching nutricional

Se você gosta ainda mais de fazer parte da mudança de pessoas, o caminho do coaching nutricional pode ser ideal para você. Geralmente, esse tipo de atuação envolve um contato maior com os pacientes, incluindo controle direto da alimentação, visitas periódicas e consultoria mais profunda de hábitos e rotinas nutricionais.

Como atuar na área de nutrição funcional?

Dentro da Nutrição existem diversas áreas de atuação. E, mesmo especializando o seu trabalho, como nutricionista funcional, você viu como há muita diversidade de trabalho.

Porém, todos esses caminhos começam com o mesmo primeiro passo: cursar Graduação em Nutrição. O diploma é obrigatório para quem quer exercer o trabalho de nutricionista.

A partir da formação, você pode seguir vários caminhos: abrir seu próprio negócio, buscar posições promissoras em empresas ou até ampliar seu conhecimento acadêmico com uma Pós-Graduação.

Seja qual for o rumo escolhido a carreira de nutrição funcional é perfeita para quem gosta de se dedicar a pessoas e ver a transformação na vida delas.

Que tal dar o primeiro passo hoje mesmo? Conheça o curso de Graduação de Nutrição da UNIFACS!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário