Conteúdos
Se você pretende ingressar no ensino superior e está pesquisando sobre isso, já deve ter ouvido falar sobre a nota de corte Enem. Mas não se preocupe se não entendeu muito bem como funciona.
A nota de corte é uma expressão utilizada em praticamente todas as instituições de ensino. Então, quem faz o Enem também fica se perguntando qual é a nota de corte desse exame e qual média é necessário alcançar para entrar na faculdade.
Preparamos este conteúdo para explicar o que você precisa saber sobre o assunto. Vem com a gente descobrir!
O que é nota de corte?
Qualquer estudante, mesmo do ensino básico, busca alcançar a média, certo? Afinal, é preciso ter uma pontuação específica para conseguir a aprovação nas matérias.
A nota de corte funciona mais ou menos do mesmo jeito. Ela serve para definir a pontuação necessária para concorrer a determinadas vagas. Assim, ajuda a diferenciar os candidatos com seu base em seu desempenho no exame.
Ou seja, a nota de corte consiste em uma pontuação mínima que precisa ser alcançada. O candidato que quer uma bolsa de estudo ou deseja ingressar em um determinado curso deve ter pelo menos essa nota.
Isso porque as pessoas que atingem a nota de corte estão aptas para disputar algum tipo de processo seletivo. As demais são desclassificadas por não terem atingido essa expectativa mínima do programa ou da instituição de ensino.
Por que a nota de corte existe?
O objetivo de qualquer processo seletivo é encontrar os candidatos mais bem preparados. Isso é muito importante justamente para garantir a escolha daqueles que já estão aptos para ingressar na faculdade.
É uma forma de indicar o desempenho mínimo esperado de um candidato e incentivar a busca por conhecimento para formar profissionais cada vez mais competentes.
Por esse motivo, a nota de corte varia de um curso para o outro e pode alcançar pontuações altas nas graduações mais complexas, como Medicina.
Como funciona a nota de corte dos cursos?
É importante saber que a nota de corte não é definida de maneira aleatória. Não tem alguém que diz que a pontuação será essa e pronto.
Na verdade, há um estudo por trás para que as instituições de ensino calculem essa pontuação. O mesmo se dá com os programas de bolsas de estudos, por exemplo. Geralmente, o cálculo da nota de corte é feito com base no desempenho geral dos estudantes e o nível de dificuldade do curso.
Mais uma vez pegando o exemplo de Medicina, quem pretende entrar nessa faculdade costuma estudar muito, então o nível de preparo dos candidatos é alto.
Isso significa que a tendência é que os candidatos para esse curso alcancem uma pontuação mais alta nas avaliações do vestibular ou do Enem. Logo, a nota de corte do curso acaba sendo alta. Entendeu a lógica?
Aqui, é importante dizer que a nota de corte não é fixa. Essa pontuação mínima costuma variar de um ano para o outro em todos os cursos. Afinal, como dissemos, depende do desempenho geral dos candidatos.
Às vezes, uma avaliação pode ser mais difícil. Nesse caso, a tendência é que os candidatos tenham um nível de acerto menor, e a nota de corte também acaba sendo menos rigorosa.
Outro fator que influencia essa pontuação é a oferta e demanda. Nos cursos mais disputados, a nota de corte geralmente é mais alta. Naqueles com menos procura, costuma ser mais baixa.
Sendo assim, não é garantido que tudo seja igual de um ano para o outro, nem em todas as faculdades. A nota de corte vai depender desses e outros fatores.
Existe nota de corte do Enem para universidade particular?
A pontuação alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio pode ser utilizada para entrar nas faculdades particulares. Nesse caso, ela substitui o vestibular próprio da instituição.
Mas no caso da nota de corte Enem para as instituições privadas, existe uma diferença: ela também funciona como critério para conquistar benefícios.
Geralmente, as instituições oferecem programas de bolsas de estudos. Então, é preciso fazer uma seleção dos candidatos. É aqui que entra a nota de corte Enem, já que essa pontuação ajuda a estabelecer algumas faixas de classificação.
Vale ressaltar que a nota de corte Enem não vai excluir o candidato de uma faculdade particular, já que existem outras formas de ingresso. A ideia mesmo é ajudar a ganhar descontos nas mensalidades.
Quanto mais alta a nota de corte Enem, maior pode ser a sua bolsa. Por isso, é interessante se preparar bem para o exame, mesmo que você pretenda entrar em uma faculdade particular.
Mas vale ressaltar que nada disso é 100% garantido, porque cada instituição tem o seu sistema de trabalho. O ideal é que você se informe na faculdade para entender como funciona.
Veja se existe um programa de bolsas e se a instituição de ensino utiliza a nota de corte Enem para estabelecer o valor dos descontos. Afinal, podem ser considerados outros critérios de seleção para o benefício.
Tem nota de corte no Enem?
A pontuação alcançada no Exame Nacional é utilizada em programas de bolsas do governo, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Quem deseja se candidatar a uma bolsa do Prouni precisa ficar de olho na nota de corte Enem. Isso porque existe uma pontuação mínima para concorrer às bolsas de estudo.
Como usar a nota de corte para estudar?
O primeiro passo é definir qual graduação você quer fazer. Depois, precisa pesquisar a instituição de ensino em que pretende estudar. Com isso, consegue verificar qual foi a nota de corte foi exigida por essa faculdade nos anos anteriores e ter uma ideia do mínimo que precisa alcançar.
Para conferir o seu preparo, você pode fazer provas anteriores do vestibular ou do Enem. Veja qual foi a nota de corte naquele ano e compare com seu desempenho.
Isso ajuda a entender se você está dentro da média para concorrer às vagas, bolsas e outros benefícios. Além disso, é uma forma de acompanhar as suas próprias dificuldades e estabelecer um plano de estudos.
Quer uma sugestão para esse planejamento? O ideal é focar as matérias que ainda precisam de um reforço para aumentar a sua chance de ter uma boa nota no Enem.
Como a nota de corte Enem pode mudar de um ano para o outro, você precisa investir na sua preparação de forma contínua. Com um bom roteiro de estudos e dedicação, você consegue alcançar o nível de preparo dos melhores candidatos e conquistar sua vaga na universidade!
Sabia que você pode utilizar a nota do Enem para ingressar na UNIFACS? Veja como funciona esse processo seletivo!