Conteúdos
A metodologia ágil consiste em um conjunto de práticas eficientes que oferecem entregas rápidas, com qualidade e alinhadas às necessidades das empresas. As técnicas podem revolucionar a gestão de um negócio em todas as áreas, tornando os processos mais simples, dinâmicos e interativos.
Atualmente, a estratégia é aplicada nos empreendimentos para atender a uma série de demandas. Um dos objetivos é modificar a mentalidade da equipe, que passa a valorizar mais as operações e menos as burocracias que envolvem muitas das atividades corporativas.
Acompanhe a seguir e confira quais são os tipos de metodologia ágil e por que as práticas que a envolvem são bem-vistas no mercado de trabalho!
O que é metodologia ágil?
Esse método surgiu na indústria de tecnologia da informação, visando resolver problemas comuns a quase toda companhia que precisa fazer uma boa gestão de projetos. Em geral, as etapas de produção eram mais longas e sem entregas definidas, sem contar que faltava clareza e comunicação objetiva entre a equipe de trabalho.
As metodologias ágeis, por outro lado, propõem processos mais inteligentes e eficientes, que simplificam como um todo a maneira como as funções são executadas nas empresas. Para isso, a ferramenta proporciona ciclos de desenvolvimento curtos que impedem que determinados erros afetem o resultado das operações.
O objetivo é que os empreendimentos otimizem o fluxo de trabalho, aumentem a produtividade e elevem as perspectivas de sucesso. Assim, a organização tem a oportunidade de tornar-se competitiva diante de um mercado cada vez mais pautado na inovação.
Para isso, as metodologias ágeis atuam a partir de ciclos rápidos, enquanto um projeto tradicional poderia levar muitos meses até chegar na fase de entrega. Logo, os colaboradores passam a desempenhar funções de forma multifuncional e versátil, adotando práticas gerenciais que auxiliam no aprimoramento contínuo.
Quais são as metodologias ágeis?
Existem diferentes métodos que utilizam de processos ágeis para tornar os procedimentos mais eficientes. É possível implementá-los em uma área específica da empresa para gerenciar recursos de modo rápido e garantir a competitividade do negócio. Veja a seguir!
Scrum
Essa ferramenta otimiza a gestão de vários tipos de projetos. Lançada em 1990, ela oferece uma dinâmica única para organizar as equipes em torno de um objetivo comum. Durante o processo, ocorrem diversas reuniões para entregar mais valor e qualidade, do início ao fim do trabalho.
Kanban
Esse sistema fornece um método simples e visual para que todos os participantes compreendam e acompanhem as tarefas e responsabilidades de cada profissional. Com isso, os gestores conseguem priorizar o que é mais importante, evitando que os funcionários fiquem sobrecarregados e percam prazos.
Lean
O objetivo dessa metodologia ágil é gerenciar o negócio de maneira mais eficaz e econômica, alocando apenas os recursos necessários para cada projeto. Para isso, ela abrange ferramentas que simplificam as estratégias e que proporcionam uma gestão pautada na inovação contínua.
SMART
O método tem como finalidade a estruturação de metas que evitam esforços dispensáveis. Ele pode ser aplicado a qualquer departamento do empreendimento que deseja elaborar iniciativas de curto ou longo prazo. A estratégia é uma excelente alternativa para criar objetivos reais e atingíveis que favorecem o crescimento da empresa.
Por que usá-las?
Sem dúvidas, a metodologia ágil gera valor em todos os produtos e serviços desenvolvidos a partir da abordagem. Ela faz com que os colaboradores incorporem uma série de características que elevam o desempenho das tarefas, como melhoria contínua, flexibilidade, cooperação, eficiência, redução de desperdício e diminuição da burocracia.
Outro diferencial do método é a priorização da experiência dos clientes, já que esta é requisito fundamental para atrair e, principalmente, fidelizar as pessoas que conhecem a marca. A postura centrada nos consumidores possibilita que o empreendimento trabalhe para entregar soluções, de acordo com as demandas do público.
Adotar a metodologia ágil no lugar das abordagens tradicionais de gerenciamento de projetos oportuniza os seguintes benefícios para organização:
- maior alinhamento entre a equipe e os clientes;
- rápida resolução de possíveis problemas e conflitos;
- redução de riscos;
- aquisição de resultados de alta qualidade;
- economia de recursos e entregas mais ágeis;
- melhoria no clima organizacional;
- aumento da credibilidade e confiabilidade da empresa no mercado;
- agilidade e eficiência na execução dos processos como um todo;
- flexibilidade para propor alternativas e chegar às melhores soluções.
Como implementar?
O primeiro passo para adotar a metodologia ágil na empresa é criar um planejamento estratégico que contenha tudo o que é necessário para realizar a mudança. Isso porque a abordagem não necessita apenas de ferramentas, mas de compreensão de toda a equipe sobre a sua implementação.
Por isso, a gestão deve explicar sobre os novos processos que vão impactar toda a cultura organizacional do negócio. Promover um treinamento qualificado, por exemplo, é ideal para os colaboradores conhecerem os termos, as funcionalidades e as métricas utilizadas como base.
Quando o time é favorável às mudanças, fica mais simples implementar a agilidade no dia a dia de trabalho. Mesmo assim, a adoção da metodologia ágil leva tempo e precisa ser incentivada em todas as áreas do empreendimento para gerar mais valor aos processos.
A principal recomendação, nesse caso, é mapear a aplicação do método de forma isolada em um departamento da empresa e utilizar as informações como aprendizagem. Assim, a gestão consegue entender o que deu certo e quais foram as ações que falharam, possibilitando optar por estratégias e decisões mais alinhadas.
Por que elas são bem-vistas no mercado de trabalho?
Atualmente, as organizações que não contam com práticas de gestão de projetos eficientes acabam ficando para trás dos concorrentes que se baseiam em inovação. A metodologia ágil é uma solução que pode potencializar as entregas e gerar maior satisfação aos clientes.
Por isso mesmo, o método ganhou força em diversos setores do mercado e ofertou novas opções aos profissionais. A característica marcante de possibilitar entregas rápidas e frequentes com foco na melhoria contínua é perfeitamente adequada ao momento.
Não é à toa que muitas startups e companhias estão adotando a estratégia em seus processos diários, permitindo mudanças estruturais profundas. Lembre-se que, para isso, é preciso buscar conhecimento e formas de operação adaptáveis às necessidades do negócio.
Ao adotar a metodologia ágil, as empresas têm a oportunidade de tornarem-se mais competitivas e gerarem maior diferencial diante da concorrência. Praticamente todas as áreas de um empreendimento podem ser potencializadas a partir de suas técnicas e práticas, que envolvem entregas rápidas e inovação para as operações.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter para ficar por dentro de todas as novidades da UNIFACS!