Conteúdos
No imaginário popular, trabalhar com Turismo tem muito a ver com conhecer paisagens incríveis, visitar cenários históricos e viver com a mala feita. Afinal, esse é o profissional do lazer e das viagens! Porém, na prática, o mercado de trabalho do Turismo é um pouco mais complexo.
Isso porque existem muitas possibilidades de atuação, que vão desde o agenciamento de viagens — a ocupação mais lembrada para a área —, até a pesquisa de mercado, a análise de potencialidades e impactos da atividade turística, a gestão de alimentos e bebidas, e muito mais!
Para entender melhor como você pode trabalhar com Turismo, preparamos este texto. Continue a leitura e saiba tudo sobre o mercado na área!
Panorama do mercado do Turismo no Brasil
No Brasil, há muitas potencialidades no setor turístico. O Anuário Estatístico de Turismo 2020, elaborado pelo Ministério do Turismo, mostra que, de 2015 a 2019, a demanda turística do Brasil teve como principais motivos o lazer, responsável por 54,3% das movimentações turísticas, e os negócios, eventos e convenções, que somam 15,4% das motivações.
Na área de lazer, os segmentos com maior atenção de turistas são:
- sol e praia (64,8%);
- natureza, ecoturismo e aventura (18,6%);
- cultura (13,4%);
- esportes (2,4%).
Na Bahia, houve um total de 152 mil visitantes internacionais no ano de 2019, um número um pouco maior do que no ano anterior (149 mil). Os principais países emissores de turistas na região são a Argentina (responsável por 54,4% do total), seguida por Portugal (8,8%) e pela Itália (6,7%).
Com esses números, o estado ocupa a 6ª posição de destinos mais visitados no país, com destaque para a capital Salvador. Assim, ao lado do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, do Paraná (especificamente, de Foz do Iguaçu), de São Paulo e do Rio de Janeiro, as terras baianas lideram a demanda turística do Brasil.
E, de acordo com o Anuário, houve crescimento econômico devido ao Turismo. Na Bahia, o percentual de receita nominal das atividades turísticas aumentou de 2,8% para 6,9% entre 2018 e 2019. Apesar de não trazer dados a respeito do cenário após a pandemia de Covid-19, esse documento revela uma tendência de intensificação do setor turístico no estado.
Já uma notícia divulgada no portal G1, com dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), indica que o setor turístico cresceu 164,2% no segundo semestre de 2021, desde o avanço da vacinação e o início da flexibilização após a pandemia. O percentual do Brasil foi de 87,7%, então, o estado baiano teve resultados acima da média.
De acordo com o levantamento, o turismo no estado foi impulsionado sobretudo pelo aumento da receita nos ramos de transporte aéreo e rodoviário, em hotéis e em restaurantes e serviços de bufê. Assim, os segmentos de hotelaria e de Gastronomia e Empreendedorismo são muito fortes na região.
Áreas de atuação do profissional de Turismo
Basicamente, pessoas com capacitação na área — seja na formação própria em Turismo ou em correlatas, como o curso de Gastronomia —, encontra oportunidades em:
- agências e operadoras de viagens;
- hotéis, pousadas e resorts;
- secretarias públicas de Turismo;
- agências de eventos;
- restaurantes, bares e outros estabelecimentos de alimentos e bebidas;
- empresas de transportes, como ônibus, avião e agências de traslado;
- empresas de cruzeiros marítimos;
- escritórios de consultoria a empreendimentos turísticos;
- instituições de ensino.
Além de todas essas opções, é possível focar no empreendedorismo e abrir o próprio negócio de consultoria, marketing ou agenciamento de Turismo.
Agora que você já conhece os principais locais para procurar oportunidades, veja no infográfico abaixo algumas das áreas de atuação para as quais pode direcionar a carreira no setor!
Gostou do que leu? Confira um pouco mais sobre essas áreas do mercado de trabalho do Turismo!
Agenciamento de viagens
Essa é a área mais associada a esse mercado no imaginário popular. Aqui, o profissional trabalha com o planejamento e a comercialização de produtos turísticos, seja em agências ou em operadoras. Então, as funções podem ir desde a escolha dos destinos até a venda do pacote.
Isso inclui a elaboração do roteiro, a realização de parcerias com hotéis no destino, a organização de traslado e de alguns passeios turísticos, a definição de horários etc. Enfim, todo o processo de planejamento de viagens e do contato com fornecedores de produtos e serviços necessários.
Também é importante que o profissional conheça bastante sobre os serviços das regiões de destino para indicar aos clientes quando solicitado. Locais de pronto-atendimento, os melhores restaurantes, os passeios imperdíveis além daqueles incluídos no pacote: esses são exemplos de informações que é preciso ter em mãos.
Turismo Receptivo
Como o nome indica, essa área é direcionada ao recebimento de visitantes. Então, em vez de planejar viagens, o profissional vai trabalhar cuidando dos fatores de atração de turistas e de toda a infraestrutura turística de uma determinada região. Entram aí:
- rotas de acesso e sistemas de transporte;
- rede hoteleira;
- atrações naturais, históricas ou culturais;
- parques temáticos;
- oferta gastronômica;
- criação de circuitos turísticos.
Em geral, esse trabalho é feito em agências especializadas em turismo receptivo ou em secretarias públicas. Nessa área, dominar um idioma estrangeiro é ainda mais importante, já que precisará lidar com visitantes vindos de fora.
Gestão de alimentos e bebidas
A área de alimentação também se relaciona com o Turismo e pode ser o foco de atuação de muitos profissionais. É possível trabalhar em restaurantes, hotéis, cruzeiros, parques temáticos e eventos gerenciando a elaboração de cardápios e a execução da cozinha para proporcionar uma boa experiência aos visitantes.
Planejamento em mercados segmentados
Existem muitos segmentos do Turismo, e é uma boa trabalhar de forma especializada em um deles. Por exemplo, o ecoturismo é muito forte aqui no Brasil devido à riqueza natural. Nesse ramo, as atividades incluem passeios que envolvam natureza e aventura.
Na Bahia, o segmento do turismo cultural é um dos mais interessantes. Afinal, há muitas potencialidades incluindo atrações religiosas (mosteiros, igrejas e conventos da região), exposições de arte regional, museus, festas folclóricas e muito mais.
Coordenação de eventos
O profissional também pode trabalhar em empresas e agências especializadas na promoção de congressos, feiras, cursos etc. Isso inclui visitar e negociar os locais, dias e horários para a realização do evento, providenciar reservas de hotel e passagens aéreas para os participantes, cuidar da programação, da alimentação e dos passeios de confraternização, e assim por diante.
Administração hoteleira ou de transportes
Outra área de atuação promissora é a de administração de empresas voltadas à acomodação em geral (hotéis, campings, pousadas, resorts). Ainda, há a possibilidade de atuar de forma focada em redes de transporte, pensando em sua relação com a infraestrutura turística.
Análise de mercado para Turismo
Em agências ou secretarias públicas, o profissional da área pode encontrar grandes oportunidades na parte analítica. Aqui, em vez de elaborar pacotes de viagens, há um trabalho de pesquisa mais amplo sobre o meio ambiente e a cultura local, as potencialidades turísticas e os impactos dessa atividade.
Com base nesse conhecimento, o profissional também pode coordenar equipes de marketing com o intuito de atrair cada vez mais pessoas para a infraestrutura turística da região ou para os produtos de viagens comercializados.
Recreação, lazer e entretenimento
Os chamados animadores culturais ou recreadores também encontram bastante espaço no mercado de trabalho. Em parques temáticos, cruzeiros, hotéis, resorts, colônias de férias e outros locais, há oportunidades para profissionais especialistas em gerar ou planejar entretenimento aos visitantes.
Pesquisa e docência
Por fim, há a carreira acadêmica, em que o profissional estuda sobre fenômenos turísticos de uma perspectiva mais teórica. Existem oportunidades em centros de pesquisa e documentação e instituições de ensino superior. Em geral, os pesquisadores são também docentes e dão aulas em cursos de extensão universitária, livres, técnicos e superiores.
A qualificação profissional para a área
Para trabalhar com Turismo, é preciso investir em capacitação técnica e no desenvolvimento de habilidades. Veja!
A educação superior
Em primeiro lugar, é interessante conquistar um diploma de nível superior. Ele fará toda a diferença em processos seletivos e na formação teórico-técnica do profissional.
Na graduação, existem diversos cursos relacionados ao setor turístico. Hoje em dia, há muita oferta de tecnólogos, que têm como vantagem a duração mais curta e o conteúdo altamente direcionado às necessidades práticas do mercado.
Aqui na UNIFACS, você pode fazer:
- Tecnologia em Eventos;
- Tecnologia em Gastronomia;
- Tecnologia em Gestão do Turismo;
- Tecnologia em Hotelaria.
Já na pós-graduação, algumas das opções disponíveis aqui são:
- Customer Experience em Turismo;
- Gestão em Projetos Sociais e Culturais;
- MBA em Gastronomia e Gestão de Negócios em Alimentos e Bebidas;
- MBA em Gestão de Eventos;
- MBA em Gestão de Negócios em Turismo;
- MBA em Turismo e Hotelaria.
E o melhor é que você pode realizar a capacitação profissional na modalidade de educação a distância (EAD). Os cursos digitais têm grandes atrativos, como a maior flexibilidade de rotina, o custo-benefício e o reconhecimento no mercado.
O desenvolvimento de habilidades
No Turismo, algumas competências são tão importantes como a capacitação técnica na área. Afinal, trata-se de um ramo muito focado no trato com as pessoas, muitas vezes de diferentes locais e culturas. Por isso, é importante que o profissional tenha:
- boa comunicação — essa é uma característica essencial para se expressar bem com diferentes públicos, entender as demandas dos clientes e auxiliá-los na resolução de problemas;
- domínio de línguas estrangeiras — a proficiência em Inglês é praticamente requerida nessa área, mas quanto mais idiomas conhecer, melhor. Como a Argentina é o país com maior emissão de turistas na Bahia, o domínio do Espanhol é certamente um enorme diferencial;
- familiaridade com o meio digital — atualmente, todos os sistemas de hotéis, companhias aéreas e gestão de atendimento são digitais, portanto, é importante ter familiaridade com softwares;
- organização — para lidar com as etapas burocráticas e todos os detalhes do planejamento de viagens, a organização é fundamental;
- interesse por outras culturas — o profissional da área precisa ser apaixonado por viagens e trocas de experiências entre pessoas de diferentes localidades;
- flexibilidade — essa característica é fundamental para lidar com a diversidade, já que o profissional de Turismo tem públicos muito heterogêneos;
- empatia — por fim, ao lidar com pessoas em momentos de lazer e descanso (em geral, muito aguardados), é importante saber acolhê-las com empatia, presteza e cortesia para que essas experiências sejam positivas.
A importância de participar de eventos na área
Diante desta leitura, você já conhece bem o mercado de trabalho do Turismo. Porém, antes de finalizar, vale a pena enfatizar a importância de marcar presença em eventos da área.
Em todas as profissões, isso faz diferença. Afinal, é nessas ocasiões que o profissional se atualiza quanto às novidades do ramo e adquire novos conhecimentos. No Turismo, não é diferente, ainda mais porque é um mercado muito dinâmico e que está em constante mudança.
Assim, congressos, simpósios, feiras, seminários e cursos são excelentes para:
- aquisição de novos conhecimentos — que possibilita o crescimento profissional para ter uma atuação cada vez melhor;
- contato com novidades do setor — para que a formação esteja sempre alinhada às novas demandas do mercado;
- ampliação do networking — por meio do contato com colegas do ramo e de áreas correlatas, seja para troca de experiências, seja para conquista de parceiros e fornecedores;
- divulgação do próprio trabalho — caso tenha o próprio negócio, os eventos são uma ótima oportunidade para divulgar serviços e prospectar público;
- conquista de novas certificações — a participação em eventos da área gera certificados que são muito bem-vindos no currículo.
Gostou de conhecer o mercado de trabalho do Turismo? Como você viu, existem muitas possibilidades de atuação. Além disso, o Brasil e sobretudo a Bahia têm forte potencial turístico, então, ter uma capacitação na área certamente abrirá muitas portas em um cenário com grandes oportunidades.
Conheça também as melhores opções de viagem no ano novo pelo nordeste brasileiro!