Confira as matérias da faculdade de Psicologia

6 minutos para ler

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, não é preciso se matricular e esperar o ano letivo no ensino superior começar para, enfim, saber quais são as matérias da faculdade de Psicologia. Você não só pode, como deve pesquisar sobre elas antecipadamente. Inclusive, antes mesmo de prestar o vestibular.

A matriz curricular dá um panorama mais claro de como é a formação profissional do psicólogo. Quais conteúdos teóricos devem ser dominados para uma atuação embasada ética e cientificamente e, em especial, quais experiências práticas você precisa para trabalhar com saúde mental. Por isso, reunimos aqui alguns exemplos de unidades curriculares do curso para você conhecer. Confira!

Como funciona a faculdade de Psicologia

O curso tem duração de cinco anos, com aulas presenciais em um turno do dia. O projeto pedagógico dele é interdisciplinar, uma vez que a Psicologia é reconhecida como uma área das ciências humanas e também como uma área da saúde — o que se deve à resolução nº 218/97, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Vale destacar que essa graduação tem uma matriz curricular composta por dois tipos de estágios: o básico e o específico. Na UNIFACS, o primeiro é desenvolvido com foco na atuação em intervenções em saúde mental, psicodiagnóstico, técnicas psicoterápicas, projetos socioeducacionais e entrevista e plantão psicológico.

Já o segundo, por sua vez, é no atendimento e acompanhamento em saúde mental, além das intervenções psicológicas em contextos diversos do mercado. O que permite que você vivencie outras áreas de trabalho do psicólogo, como o escolar, o jurídico, o organizacional, o desportivo etc.

Quais as matérias da faculdade de Psicologia

A matriz curricular do curso trabalha com teorias sobre o funcionamento psicoemocional e psicopatológico do ser humano. Além disso, conta com conteúdos que apresentam os serviços de saúde à atenção mental da população e aprofundam as abordagens psicológicas que vão guiar o processo terapêutico dos pacientes. Abaixo, mostramos algumas dessas matérias!

Desenvolvimento Humano

Nessa matéria, você estuda os aspectos biopsicossociais das diferentes fases da vida (primeira, segunda e terceira infâncias, adolescência, vida adulta e velhice). Também confere as principais teorias sobre desenvolvimento da personalidade e o trabalho com pessoas (como a Psicologia 4.0).

Outro ponto trabalho é a conexão entre a cognição, o comportamento e a formação da identidade pessoal. Para completar, você ainda confere sobre marcos importantes para os seres humanos, como a morte e o luto, a gravidez, a constituição dos relacionamentos amorosos etc.

Avaliação Psicológica

Esse conteúdo aborda como funciona o uso de testes psicológicos tanto privativos quanto não privativos da categoria. Também mostra como eleger os mais adequados a cada caso clínico, qual o processo necessário para um psicodiagnóstico, quais os princípios éticos para a realização de procedimentos do tipo e as diferentes finalidades de uma avaliação psicológica.

Outro ponto importante aqui é o aprendizado sobre o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi). Ele mostra como os profissionais podem acessá-lo, solicitar suporte técnico e utilizá-lo como referência no trabalho clínico, hospitalar, neuropsicológico e outros.

Psicanálise, Teoria e Técnica

Essa unidade curricular se aprofunda em um das abordagens teóricas adotadas mais tradicionais dentro da Psicologia: a Psicanálise. Ela faz um apanhado dos principais nomes responsáveis pelas linhas psicanalíticas desde Freud, o criador dessa corrente, até o momento presente.

Portanto, você vai estudar psicanalistas como Alfred Adler, Melanie Klein, Carl Young, Donald Winnicott e Jacques Lacan e conferir quais contribuições cada um deles propôs para o trabalho da análise de pacientes. Além disso, você vai entender quais as técnicas que a Psicanálise utiliza durante as sessões, como funciona a influência do inconsciente e como deve ser feito tratamento de neuroses.

Atenção Psicossocial em Saúde

Entre as matérias da faculdade de Psicologia, essa é voltada para explicar a reforma psiquiátrica e como ela revolucionou a forma de tratamento de pessoas com transtornos mentais ao longo da história. Ela apresenta também o histórico de marcos sociais e políticas públicas no Brasil que protegem os direitos dos cidadãos com essa condição de saúde.

A unidade curricular ainda explica como se estrutura a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Mostrando como é o acesso a ela, quais os serviços são prestados gratuitamente à população e como o psicólogo atua em diferentes instituições ambulatoriais e hospitalares.

Processos Psicopatológicos e Contemporaneidade

Esse conteúdo explora as classes diagnósticas de transtornos mentais segundo a literatura científica atual sobre psicopatologia — que está em constante atualização e expansão. Ele explica os conceitos de transtorno e síndrome, quais condições são mais frequentes em cada faixa etária, quais quadros clínicos têm maior predominância na população e muito mais.

Além disso, ele traz importantes ensinamentos sobre os transtornos de humor, de neurodesenvolvimento, personalidade, alimentares etc. Apresenta não apenas como se dá a identificação desses problemas e os impactos na qualidade de vida das pessoas, mas apontando indicações de tratamento psicoterapêutico e intervenções psicológicas com base cientifica para cada caso.

Como escolher faculdade de Psicologia

O primeiro passo é checar como funciona o curso. Veja qual é a matriz curricular, como é o corpo docente, quais as práticas de ensino em laboratório, quais projetos acadêmicos são desenvolvidos no decorrer da graduação e como é o suporte pedagógico da instituição aos alunos.

A UNIFACS, por exemplo, conta com um quadro de professores mestres e doutores e unidades curriculares atuais e alinhadas com as referências técnicas do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Além disso, dispõe do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI) — com ações de acolhimento e encaminhamento em casos de demandas de saúde mental, problemas de aprendizagem e inclusão social.

Viu como as matérias da faculdade de Psicologia são diversas e trazem aprendizados essenciais para que você esteja capacitado para lidar com o sofrimento psicológico e as dificuldades emocionais, cognitivas, sociais e de desenvolvimento pessoal dos humanos? Portanto, dedique-se ao curso e ao processo de ensino e experiência que ele proporciona para você ter uma carreira de êxito.

Já se animou para se tornar estudante de Psicologia? Então, confira nosso site e faça já a sua inscrição no curso da UNIFACS!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário