Conteúdos
A leitura é um dos principais caminhos para o desenvolvimento de senso crítico, a construção de um repertório mais elaborado e o aperfeiçoamento da sua capacidade de interpretar e escrever textos. Tudo isso combina muito com o Enem, né? Pra quem está se preparando para as provas, ler bastante faz toda a diferença.
Os livros são grandes aliados para você conquistar a famosa redação nota mil e garantir aquela vaga nos cursos mais concorridos. E vale tudo: desde acompanhar as notícias até enfrentar os grandes clássicos da Literatura. Porém, com a lista certa de livros para o Enem, seus resultados serão ainda melhores!
Por isso, continue a leitura e confira 5 títulos que não podem ficar de fora da sua preparação!
Como bons livros podem ajudar a se preparar para o Enem?
Ao contrário de alguns vestibulares mais tradicionais do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não conta com uma lista de leitura obrigatória. No entanto, o caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias sempre traz algum conteúdo da Literatura nas questões de Língua Portuguesa.
Mas não pense que ler livros para o Enem tem a ver somente com questões diretas, ou que só é legal para quem vai fazer Letras! Na verdade, a leitura é uma grande aliada da sua preparação porque ajuda a desenvolver competências e habilidades que favorecem todo desempenho. Aliás, que são úteis para a vida acadêmica como um todo, e até para seu desenvolvimento pessoal, viu?
Por exemplo, a leitura é o melhor exercício para escrever melhor. Então, ler bastante ajuda a fazer boas redações. Além disso, ler sobre assuntos diversos amplia sua visão de mundo e senso crítico, dois aspectos fundamentais para a inteligência, de modo geral. Legal, não é?
Quais são os 5 livros para ler para o Enem?
Agora, que tal conferir nossas indicações? Veja, abaixo, 5 livros que merecem entrar no seu planejamento de estudos para o Enem!
1. Dom Casmurro
Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Se você não sabe do que estamos falando, vá correndo para a biblioteca mais próxima para quitar essa dívida com a Literatura Brasileira! Tanto Dom Casmurro quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas são praticamente patrimônios nacionais deixados pelo genial Machado de Assis.
Esse, que foi um dos maiores escritores do país, é o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Além disso, ler suas obras é viajar para o Brasil do século 19, com suas importantes características econômicas, políticas e sociais — como a abolição da escravatura. Assim, os livros também ajudam a enriquecer seu estudo de História.
2. Vidas Secas
Outro gigante é o autor Graciliano Ramos. Em Vidas Secas, ele faz um retrato sensível das dificuldades sociais vividas na aridez da caatinga. Com discussões sociais e, até mesmo, filosóficas, essa obra sempre marca presença nas listas de livros para vestibular — e serve, também, para o Enem.
Publicado em 1938, o livro é importante por ser um dos melhores frutos do modernismo, movimento artístico muito rico para o estudo da História brasileira. Mas prepare os lencinhos: o capítulo “Baleia” é, provavelmente, uma das coisas mais tristes — e belas — já escritas na história da Literatura.
3. Quarto de Despejo
Quarto de Despejo também se tornou um dos livros clássicos para Enem e vestibulares, tamanha é a grandiosidade da obra. Trata-se, literalmente, do diário de uma catadora de lixo, relatando o dia a dia das comunidades pobres de São Paulo, apenas editado e publicado por um jornalista.
A dona dos registros é Carolina de Jesus, moradora da favela do Canindé em 1960, e um grande marco da autoria de mulheres negras. O livro de Carolina é um ótimo exemplo na literatura documentarista, sendo um título repleto de denúncias sobre a situação social vivida por vozes periféricas.
4. Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares
Agora, entrando nos livros mais técnicos, o Redação Excelente! é um manual completo para ter um bom desempenho nas redações de Enem e vestibulares. O livro aborda pontos como a escrita de uma introdução atraente, os conectivos necessários para inserir argumentos com coesão e alguns dos erros de gramática mais comuns. Vale a pena conferir esse material!
Para complementar seus estudos, não deixe de se inscrever no Enem na Mira! Por lá, você encontra vídeos, lives, simulados, games, e-books, podcasts e muitos outros conteúdos gratuitos para ajudar na sua preparação.
5. Guia do Estudante: Atualidades
Por último, você sabe que as atualidades são praticamente obrigatórias no seu cronograma de estudos para o Enem, né? Esse tema é muito cobrado nas provas e explorado, também, nas propostas de redação. Por isso, é fundamental que o candidato esteja por dentro dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo para garantir uma boa nota.
Para isso, é difícil encontrar algo melhor do que os materiais produzidos pelo Guia do Estudante. No site da editora, você pode adquirir as edições de 2016 a 2018, com dossiês sobre os assuntos mais relevantes nesses períodos. De lá para cá, vale a pena conferir os conteúdos publicados na página de atualidades do Guia.
Como aproveitar a leitura e mandar bem no Enem?
Agora que você sabe o que ler para o Enem, é hora de colocar a leitura em dia! Para fazer isso com mais frequência e qualidade, anote aí algumas dicas:
- estabeleça horários mais ou menos fixos para ler, já que fica mais fácil construir o hábito saudável da leitura;
- tenha um “cantinho”, acomodando-se em um ambiente calmo, bem-iluminado e confortável;
- não tenha dó de riscar os livros! Fazer pequenas observações e grifos ao longo dos textos ajuda a ter uma leitura mais ativa, em que você dialoga com o que lê e, assim, absorve melhor os conteúdos;
- aproveite os vídeos do Enem na Mira ou de canais que você gosta no YouTube para consolidar e complementar as descobertas e aprendizados feitos com a leitura;
- deixe o celular longe enquanto lê e/ou estuda. Assim, você não corre o risco de perder a concentração com distrações como as redes sociais.
E aí, por qual desses livros para o Enem você vai começar? Como você viu, o Exame não tem uma lista de leituras específicas obrigatórias, mas é esperado que o candidato tenha familiaridade com as grandes obras da literatura nacional. Além disso, as atualidades são parte fundamental da sua preparação, sem contar nas habilidades adquiridas com esse hábito.
Gostou do post? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem de olho nessas dicas!