Pós-graduação lato sensu e stricto sensu: qual é a diferença?

5 minutos para ler

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, a realização de pós-graduações lato sensu e stricto sensu são cada vez mais necessárias para se conquistar espaço.

Ou seja, esse é um dos melhores caminhos para a conquista de boas vagas, reconhecimento e sucesso em sua profissão. Sendo assim, há uma etapa além da graduação para que você possa mostrar o seu valor para os empregadores!

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo para apresentar as principais diferenças entre as pós-graduações lato sensu e stricto sensu, termos que costumam confundir muita gente. Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre os conceitos!

Por que fazer uma pós-graduação?

Antes de explicarmos as diferenças entre as pós-graduações lato sensu e stricto sensu, que tal conversarmos brevemente sobre os benefícios de investir nesse novo passo da sua educação acadêmica? Confira alguns motivos a seguir!

Acesso às melhores vagas

Uma das principais razões para se investir em uma pós-graduação é o acesso às oportunidades mais atraentes do mercado. Você terá um currículo mais chamativo e demonstrará ainda mais qualificação para os empregadores.

Fuga da saturação do mercado

Muitas vezes, há diversos profissionais generalistas em uma área de atuação, o que faz com que a carreira fique saturada. É possível fugir dessa realidade com uma pós.

Melhores salários

As remunerações para os pós-graduados tendem a ser maiores quando comparados aos que pararam os estudos no nível de uma graduação.

Possibilidade de atuar em nichos

Se você tem uma área de interesse, investir em uma pós-graduação é o melhor caminho para conquistar mais satisfação em sua vida profissional, lidando com aquilo que você realmente gosta de fazer.

Mais qualificação

Uma boa dose de conhecimento extra é algo importante para quem faz uma pós-graduação. E os futuros gestores, clientes ou até pacientes com quem você vai lidar na rotina de trabalho também saem ganhando com isso!

Quais são os tipos de pós-graduação existentes?

Elas são divididas entre dois subgrupos maiores: as pós-graduações lato sensu e as stricto sensu. A seguir, confira detalhes sobre cada uma!

Pós-graduações lato sensu

São cursos voltados àqueles que precisam se qualificar para atuar no mercado de trabalho. Elas são divididas em mais dois grupos. Veja a seguir!

Especialização

Aqui, o objetivo é preparar o profissional para atuar em um nicho. Ou seja: ele trará conhecimentos específicos sobre algo que ele já tem uma base prévia, aumentando o conhecimento sobre um tema.

Como exemplo, temos as áreas da Psicologia. Um psicólogo, ao se formar, pode atender pacientes em casos variados, mas sem um foco em qualquer tipo de atendimento. Caso deseje, será possível se especializar em alguma assunto, como a Psicologia Organizacional, a Psicologia Escolar e a Psicologia Infantil, se dedicando aos cuidados de um grupo específico de pacientes.

MBA

Outro tipo de pós-graduação lato sensu é o MBA (Master Business in Administration). Essa é uma especialização lato sensu, com foco específico direcionado para as áreas de gestão e negócios.

Por isso, é um curso para estudantes que têm espírito de liderança e empreendedorismo e desejam otimizar os conhecimentos sobre os dois campos mencionados anteriormente, além de outros temas relacionados.

Pós-graduações stricto sensu

Agora, vamos falar sobre outro tipo de pós, voltadas para o público acadêmico. O objetivo, aqui, é formar pesquisadores e potenciais professores do ensino superior. Também são divididas em dois grupos. Vamos saber mais sobre eles!

Mestrado

Ele é o “primeiro degrau” das pós-graduações stricto sensu. Os mestres, ao longo do curso, aprenderão detalhes importantes sobre uma área de interesse. Como mencionado, normalmente professores, cientistas e pesquisadores fazem esse tipo de pós.

Lembrando que há mestrados para os profissionais das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Ou seja: há opções para todos os gostos e preferências!

Doutorado

Formou-se no mestrado e quer conhecer um determinado tema ainda mais a fundo? Então, é hora de investir em um doutorado, título mais alto quando o assunto são as graduações do tipo stricto sensu.

Outro termo muito utilizado para definir os doutores é o PhD, que significa “Philosophy Doctor”, em inglês. No entanto, o uso dessa palavra é difundido de forma generalizada para quem concluiu um doutorado.

Chegou a hora de descobrirmos o que é lato sensu e stricto sensu e entender as principais diferenças entre essas pós-graduações. Vamos lá?

latu sensu ou strictu sensu

Como escolher o curso mais adequado?

Não há uma regra para escolher um bom curso de pós-graduação. No entanto, a decisão pela instituição de ensino que será responsável pelo seu conhecimento envolve detalhes como:

  • pesquisar a reputação da instituição;
  • ver a opinião de ex-alunos;
  • observar a grade curricular;
  • verificar se a instituição oferece o diploma EAD, uma alternativa fantástica para a realização de pós-graduações, entre outros.

Ou seja: independentemente da escolha, você deve fazer o curso em uma instituição de ensino que tenha experiência e credibilidade no mercado. Assim, será possível adquirir os conhecimentos necessários para ter sucesso na sua carreira profissional!

Gostou de conhecer as diferenças entre as pós-graduações lato sensu e stricto sensu? Agora é hora de embarcar nessa nova etapa da vida profissional e buscar uma qualificação extra. Isso com certeza abrirá muitos novos caminhos na carreira que você escolheu!

Ficou interessado? Então, dê uma olhadinha nos cursos de pós-graduação da UNIFACS! Veja qual deles é o melhor para você e faça a matrícula agora mesmo!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário