20 habilidades para colocar no currículo

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Apresentar qualidades profissionais é fundamental para ter um diferencial no mercado de trabalho. É por isso que vale a pena saber como aproveitar as competências e habilidades para colocar no currículo.

Mostrar os pontos fortes no ambiente de trabalho, principalmente, durante as etapas de recrutamento e seleção, é um passo a favor da valorização profissional. Nos primeiros contatos com uma empresa, o currículo é o principal recurso que você pode usar para garantir esse destaque.

Por isso, reunimos 20 qualidades e habilidades que os recrutadores mais costumam observar. Veja como você pode trabalhá-las e inseri-las de forma atrativa no currículo!

O que são habilidades profissionais?

Elas representam tudo aquilo que um indivíduo sabe fazer profissionalmente e que a diferencia de outras pessoas. Não à toa, são componentes essenciais de um bom currículo.

Caso alguém queira se candidatar a um emprego, por exemplo, ter algumas habilidades relacionadas àquele cargo será imprescindível para conquistar a vaga. Se o trabalho ofertado é para programador, o domínio de determinadas linguagens de programação pode fortalecer a candidatura de qualquer um.

Contudo, as habilidades não se resumem a atributos técnicos. Hoje, ter domínio de certas qualidades comportamentais também é muito valioso para o mercado. Falaremos mais dessa diferença adiante no texto.

Quais são as diferenças entre habilidades e competências?

As habilidades são capacidades que qualquer pessoa pode adquirir para ocupar uma vaga ou uma função. Já o conceito de competência é mais amplo e pode ser resumido como a mescla entre habilidades e as atitudes valorizadas pelo mercado.

Apesar de os termos parecerem sinônimos, a verdade é que as competências definem o que é necessário para atingir o sucesso no trabalho. Vejamos um exemplo: um profissional que tem muito conhecimento técnico, mas não sabe trabalhar em equipe ou apresentar os resultados encontrados em seu trabalho para outra pessoa.

Nesse contexto, temos um caso claro de um profissional que tem habilidades — mas não tem todas as competências necessárias para triunfar dentro do seu campo de atuação. Do mesmo modo, um professor que saiba tudo de teoria e pouco de didática também representa um exemplo de que as habilidades, sozinhas, não são o suficiente.

A boa notícia é que tanto as habilidades como as competências podem ser aprendidas. O profissional que não conhece trabalhar em equipe pode frequentar alguns treinamentos e cursos para melhorar a sua sociabilidade. Já o professor com pouca didática pode reforçar os seus conhecimentos nessa parte.

As competências representam a capacidade de atingir o objetivo de uma determinada demanda. Nesse sentido, elas estão mais próximas das soft skills do que das hard skills.

O que são hard e soft skills?

Pegando o gancho do tópico anterior, chegou o momento de destrinchar dois termos bastante utilizados no mercado de trabalho atualmente: hard e soft skills. Enquanto as primeiras se referem ao conhecimento técnico, as segundas se relacionam a habilidades comportamentais.

As hard skills são indispensáveis para desempenhar bem uma função profissional, já que os trabalhadores precisam ser tecnicamente capacitados para contribuir para a empresa. Elas são representadas por aqueles conhecimentos que adquirimos na faculdade e por meio de cursos, treinamentos, palestras, entre outros.

Já as soft skills são habilidades comportamentais, que complementam o conhecimento técnico. Alguns exemplos são: capacidade de trabalhar em equipe, empatia, resiliência, autoconhecimento, capacidade de solucionar problemas, boa comunicação, entre outras.

As soft skills impactam o modo com que as pessoas se relacionam com as outras e, por isso, são fundamentais para melhorar o clima organizacional. Não à toa, são muito úteis para quem sonha em ter cargos de liderança, por exemplo.

Quais exemplos de habilidades é possível colocar no currículo?

Agora que entendemos a importância de listar conhecimentos técnicos e comportamentais em seu currículo, vamos citar algumas habilidades valiosas para aumentar as suas chances de conquistar os seus objetivos profissionais.

1. Comunicação

A capacidade de trocar informações de modo claro, empático e receptivo é vantajosa para manter a harmonia dentro do ambiente de trabalho. Por esse motivo, é uma habilidade procurada em todos os profissionais, desde os membros de uma equipe até a liderança.

A comunicação pode ser mencionada na área de qualidades profissionais. No entanto, essa é uma habilidade que será testada nas demais etapas de seleção para uma vaga, como nas entrevistas, e no dia a dia de trabalho. Por isso, não é uma boa ideia colocá-la no currículo se ainda não sente que essa é uma característica forte.

Para desenvolver as habilidades de diálogo, é possível aproveitar o ambiente social. Tentar, ao máximo, ter uma troca positiva e amigável com as pessoas ao redor e aprender a se expressar por meio da fala, especialmente, com a comunicação não violenta, faz a diferença na construção da carreira.

2. Liderança

A capacidade de guiar é tão necessária quanto a de comunicar. Não é necessária apenas para os cargos executivos e gerenciais, mas para qualquer ocupação profissional. Isso porque aprender a liderar a própria carreira é um passo muito importante. Com a prática, essa habilidade se fortalece e pode se expandir para a liderança de uma equipe e, até mesmo, de toda uma organização.

Para aprimorar a capacidade de liderança, no entanto, é importante melhorar a organização interna e externa. Com uma boa gestão de raciocínio e visão estratégica para lidar com diferentes situações, é possível tomar decisões e delegar tarefas com muito mais facilidade e eficiência.

3. Autonomia

Saber ir em busca das próprias coisas também é uma habilidade valorizada no mercado. Isso é, ter independência para aprender o que precisa e para dar início a uma tarefa em aberto, sem esperar ordens, quando sabe o que tem que fazer, também é importante. Isso é ainda mais verdade para empregos que contam com uma grande quantidade de colaboradores atuando.

Isso porque a autonomia faz com que um profissional não tenha dependência total dos outros. Esse é um fator importante para aprender a trabalhar colaborativamente, sem sobrecarregar os colegas e líderes.

Esse tipo de independência, inclusive, anda lado a lado com a proatividade. Afinal, investir em ações que promovem benefícios para a carreira também significa melhorar o relacionamento interno e o desempenho dentro de um ambiente de trabalho.

Para colocar um pouco mais a autonomia em prática, é importante realizar algumas tarefas por conta própria, dentro e fora do trabalho. O autoconhecimento, aqui, é indispensável para identificar o que realmente é possível fazer sem a intervenção de terceiros e o que é necessário esperar orientações.

Além disso, o lifelong learning é um exemplo de como ter mais autonomia na vida. Tendo em vista que para ter uma educação continuada, a partir de um estágio de carreira, é necessário ter vontade e iniciativa para tirar os planos no papel. Ter um currículo com uma rica formação profissional e cursos de especialização, extensão ou livres aumenta a chance de apresentar essa habilidade ao mercado.

4. Adaptabilidade

Ter a sensibilidade de observar as mudanças de contexto e se adaptar às diferentes situações do cotidiano também é uma das habilidades pessoais mais importantes para se desenvolver. Para isso, é preciso entender que praticamente tudo em volta é instável.

As relações, as dinâmicas e as coisas mudam com o passar do tempo, independentemente da nossa escolha. O que se pode ter realmente controle é sobre como agimos diante desses fatos.

Saber se adaptar coloca em destaque as características de profissionais do futuro. Afinal, é preciso se movimentar para acompanhar as mudanças de mercado. Ainda mais na velocidade com que a sociedade muda desde os avanços no desenvolvimento tecnológico.

Para ter um currículo de sucesso, uma maneira de mostrar que tem adaptabilidade e resiliência é a inclusão de cursos, eventos e workshops de atualização. Ao se deparar com isso, os recrutadores podem ver iniciativas e estratégias para lidar com as novidades da melhor maneira possível.

5. Pensamento crítico

A racionalidade e a lógica são mais dois exemplos de habilidades para colocar no currículo. Essas podem ser características descritas também nas qualidades profissionais, mas que precisam ser provadas nas dinâmicas de grupo, avaliações e demais oportunidades.

O pensamento crítico é a base do raciocínio lógico e das ações baseadas na razão. Por meio dele é possível avaliar os contextos utilizando a experiência e a intuição para uma tomada de decisão estratégica.

É por isso que testes de lógica e desafios podem fazer parte dos processos de seleção de candidatos para um emprego. Eles mostram a capacidade de um profissional pensar de forma crítica antes de decidir.

6. Colaboração

O espírito colaborativo é fundamental para qualquer ambiente de trabalho. Até mesmo para os profissionais que atuam sozinhos isso é importante, tendo em vista que a qualquer momento é necessário entrar em contato com outras pessoas para dar sequência a um projeto.

A colaboração também caminha junto da comunicação. Afinal, para trabalhar em conjunto, é preciso dialogar bem e com muito respeito. Por isso, essas habilidades são um diferencial para qualquer profissional, independentemente da área de atuação.

Ao incluir a colaboração nas qualidades profissionais do currículo, é importante saber que essa competência pode ser testada nas próximas dinâmicas da fase de seleção e, principalmente, no próprio ambiente de trabalho.

Por isso, faça questão de fortalecer essa habilidade no dia a dia. O voluntariado, por exemplo, é uma excelente oportunidade para desenvolver a capacidade de colaboração. Ele exige a participação de diversas pessoas em torno de um mesmo objetivo, e a harmonia e a atuação em equipe são imprescindíveis para a rotina de ONGs e instituições voltadas para causas sociais ou ambientais.

7. Pensamento criativo

A capacidade de apresentar ideias viáveis após uma análise completa de informações é um diferencial e tanto. Portanto, é essencial pensar de forma criativa para idealizar soluções e elaborar novos produtos e serviços. O segredo é ter interesse em conferir relatórios operacionais e de resultados para identificar o que pode ser melhorado ou modificado para beneficiar a empresa.

No currículo, você pode demonstrar essa característica falando das ideias sugeridas no antigo trabalho, estágio ou faculdade e que tiveram impacto positivo.

8. Autoconfiança

Essa é uma característica que você precisa desenvolver para construir um plano de carreira promissor. Um profissional autoconfiante gosta de encarar desafios e assumir responsabilidades. Por exemplo, apresentar uma proposta de negócio em inglês mesmo sem ser 100% fluente, mas com bastante treino de entonação e postura.

Além disso, a autoconfiança permite improvisar diante diversos cenários e situações. Essa virtude pode ser descrita no currículo por meio de cases de sucesso do candidato.

9. Proatividade

Essa é uma habilidade que abre muitas portas, garante a permanência no emprego e aumenta as chances de promoções. A proatividade permite que o profissional preveja algumas demandas e apresente soluções viáveis.

Por exemplo, imagine que você notou que o software de gestão da empresa precisa ser atualizado ou substituído por uma aplicação mais eficiente, já que ele está prejudicando o andamento dos processos.

Assim, você informa seu superior a respeito das falhas que estão ocorrendo com frequência e sugere a adoção de uma plataforma nova. Isso demonstra que você age proativamente. Coloque essa virtude em prática diariamente para mostrar a que veio.

10. Inteligência emocional

Esta é considerada uma habilidade do futuro, apesar de já ter sido utilizada por diversos profissionais ao longo do tempo. Nos últimos anos, o autocontrole emocional ganhou importância no mercado de trabalho. Afinal, conhecer e lidar bem com as próprias emoções é fundamental para contornar situações estressantes, agindo sempre racionalmente — mesmo sob pressão.

Um ótimo uso dessa habilidade é quando o profissional compreende que o estresse pode vir por conta de problemas pessoais. Assim, ele define estratégias para que as situações vivenciadas não afetem o trabalho.

11. Respeito aos prazos

A gestão proveitosa do tempo precisa fazer parte do currículo. Afinal de contas, ela permite que você tenha um alto desempenho realizando tarefas e entregando projetos com qualidade e dentro do prazo estipulado. Essa capacidade é muito valorizada e garante efetivações nas empresas. Assim, sempre que houver cortes, você certamente será a última pessoa da lista.

Uma maneira de evidenciar essa habilidade é mostrar a experiência adquirida em empregos anteriores. Por exemplo, “82% das atividades são concluídas antes do prazo”. Essa é uma forma de comprovar os resultados obtidos durante a carreira.

12. Resolução de problemas

Essa característica complementa a proatividade, que é a capacidade de identificar demandas e apresentar uma forma de atendê-las. Em contrapartida, a resolução de problemas se trata de executar, ou seja, colocar a “mão na massa” para que situações inconvenientes sejam solucionadas.

Por exemplo, imagine que você notou que um colega de trabalho cometeu algumas falhas no projeto. No entanto, como o prazo é curto, você espontaneamente corrige e entrega para a próxima equipe do projeto. Depois, você instrui seu colega e elabora um novo processo para evitar a repetição de tais problemas.

13. Capacidade de negociação

Saber negociar é crucial na obtenção de emprego. Durante o processo seletivo, a capacidade de falar de forma persuasiva e entender as necessidades da empresa evidenciam adaptação e comprometimento.

O domínio sobre a negociação transparece eficiência profissional, pois demonstra a vontade de encontrar soluções mutuamente vantajosas. Além disso, revela competências interpessoais valiosas, como a facilidade de trabalhar colaborativamente e resolver conflitos.

Aqueles que conseguem articular suas qualificações de maneira convincente têm mais chances de se destacar entre os concorrentes, assegurando uma vantagem competitiva no processo de seleção.

14. Visão de mercado

Compreender a dinâmica mercadológica é fundamental para o sucesso profissional nas empresas. Ter visão de mercado significa reconhecer as tendências, demandas e competição que afetam um setor. Essa percepção possibilita a adaptação estratégica e a identificação de oportunidades de crescimento. Com ela, você pode tomar decisões informadas, direcionando recursos e esforços de maneira eficiente.

A visão de mercado permite antecipar mudanças, antever necessidades do cliente e colocar a inovação em prática. Além disso, facilita a criação e manutenção de vantagens competitivas, por ajudar a posicionar a empresa de forma relevante para o público consumidor.

Profissionais com essa habilidade são valorizados por contribuírem para a estratégia empresarial, estimularem o crescimento sustentável e garantirem a relevância contínua do empreendimento em um cenário de negócios em constante evolução. Se possível, é válido colocar exemplos de sucesso no currículo que evidenciam essa característica.

15. Domínio tecnológico

A proficiência digital é fundamental para a atuação eficaz nas empresas modernas. O domínio tecnológico facilita a comunicação eficiente, permitindo colaboração virtual e troca de informações em tempo real. Além disso, o uso habilidoso de software específico da indústria aumenta a produtividade, reduzindo o tempo necessário para concluir tarefas complexas.

A capacidade de manipular dados por meio de aplicativos e sistemas possibilita análises mais profundas, contribuindo para tomadas de decisão fundamentadas. Além disso, a familiaridade com ferramentas tecnológicas também demonstra adaptação a ambientes em constante evolução.

Aqueles que dominam a tecnologia podem contribuir efetivamente para a inovação e eficiência da empresa, agregando valor e vantagem competitiva. Portanto, procure aprender e reciclar conhecimentos sobre ferramentas de gestão, análise de dados e Inteligência Artificial para se sobressair perante outros candidatos.

16. Foco em desenvolvimento

Como visto, comunicação, liderança, autonomia, adaptabilidade, pensamento crítico e colaboração etc. são habilidades que merecem fazer parte do currículo, se forem trabalhadas apropriadamente. Tudo isso ajuda a mostrar quem tem foco em se desenvolver cada vez mais.

17. Comprometimento

Além do respeito aos prazos, é preciso estar alinhado aos objetivos da organização. O profissional indispensável é aquele que se responsabiliza pelas tarefas que assume — e as desempenha da melhor forma possível.

O comprometimento deve ser aplicado ao trabalho do dia a dia e aos resultados. Nesse sentido, o profissional deve estar efetivamente comprometido com uma entrega de qualidade, explorando o seu conhecimento técnico e as suas soft skills para atingir o máximo potencial.

18. Capacidade de inovação

Quando o pensamento criativo se une à capacidade de atender a lacunas de mercado, temos a inovação. O profissional que consegue reunir essas habilidades está sempre pensando em novas ideias e formas distintas de lançar produtos e serviços que os consumidores ainda não conhecem.

A inovação é, muitas vezes, conectada à tecnologia. Isso porque é por meio das soluções digitais que muitas empresas estão se tornando referências de mercado. Por isso, adquirir habilidades relacionadas a esse campo de atuação vai ajudar qualquer profissional, em qualquer carreira.

19. Capacidade de trabalhar remotamente

O trabalho flexível e desapegado às dependências físicas do negócio é capaz de gerar maior faturamento para as empresas. Por isso, muito além do bem-estar dos colaboradores, o chamado home office tem sido adotado pelas organizações porque ele é bom para todo mundo.

Ter a capacidade de se relacionar com seus colegas de trabalho pela internet, solucionar problemas remotamente e atingir uma alta produtividade mesmo longe das dependências físicas da empresa são alguns dos diferenciais do novo mercado de trabalho.

O profissional que consegue ter um bom desempenho remotamente também prova aos seus patrões que ele consegue assumir responsabilidade mesmo fisicamente longe dos seus supervisores. Nesse sentido, ele conquista autonomia e confiança para alçar voos maiores.

20. Resiliência profissional

É muito importante ter a capacidade se adaptar a situações críticas dentro da empresa, cenários de muita pressão, mudanças e desafios. Também é essencial ter a capacidade de superar falhas e continuar trabalhando em prol dos objetivos.

A resiliência é a soft skill que faz com que determinados profissionais sempre estejam prontos para encarar obstáculos e imprevistos. Com a experiência adquirida, eles se tornam mais “calejados” — isto é, não se deixam derrubar com muita facilidade.

É por isso que a busca por uma educação que acompanhe você durante a vida ajuda na hora de se destacar. A formação e a preparação profissional contam muito no mercado, pois mostram o quão completo é um candidato para as vagas abertas.

Fazer uma graduação e uma pós-graduação são excelentes meios para atualizar o currículo e apresentar empenho no desenvolvimento da carreira. A propósito, existem cursos rápidos que podem ajudar você a sobressair em um processo de recrutamento, a exemplo da pós em 6 meses.

Desenvolver essas diferentes habilidades para colocar no currículo é uma maneira de se preparar para ir em busca da evolução pessoal e profissional. Com essas informações, é possível saber no que investir para ter uma carreira promissora e alcançar objetivos. Para isso, realize cursos, troque experiências e pratique o autoconhecimento para adquirir e aperfeiçoar tais características.

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