Como é construída a grade curricular de Engenharia Civil?

6 minutos para ler

Ah, a escolha da graduação! Enquanto algumas pessoas sonham desde crianças com uma profissão específica, outras podem ter dificuldade para tomar essa decisão. Afinal, trata-se de um grande passo na construção da sua carreira, né? Para ajudar nessa hora, vale a pena pesquisar bastante sobre a área de atuação e se você tem o perfil pra ela.

Por exemplo, se a Engenharia Civil for uma das suas opções, é porque você tem afinidade com as Ciências Exatas, procura uma carreira estável e uma atuação com grande relevância na sociedade, certo? Trabalhar com infraestrutura e construção civil tem tudo isso e mais um pouco.

E, por causa da grande responsabilidade por trás do trabalho do engenheiro civil, a graduação dura cinco anos e conta com um currículo completo, que dá todas as bases necessárias para o exercício da profissão. Para que você saiba de vez se esse curso tem a sua cara, comentamos algumas das principais matérias da grade curricular de Engenharia Civil. Vem com a gente!

Desenho técnico

Para se dar bem na área de Engenharia Civil, você precisa ter habilidade de desenho. Mas calma: não precisa ter nenhum talento artístico. No curso, há aulas de desenho técnico, que é necessário para a visualização espacial das suas futuras obras. Nessa matéria, você vai:

  • conferir as principais normas técnicas para projetos de construção civil;
  • aprender sobre escalas e projeções;
  • descobrir o que é perspectiva isométrica;
  • estudar um pouco de geometria descritiva;
  • conhecer os instrumentos necessários para o desenho técnico.

Cálculo aplicado

O cálculo é uma das mais famosas — e temidas — matérias da Engenharia Civil. Ele também está presente na Engenharia Elétrica, na Ambiental, na Eletrônica, e por aí vai. É nessa disciplina que os estudantes têm contato com uma série de conceitos e operações matemáticas que são essenciais em qualquer curso de Engenharia.

Alguns dos tópicos que você vai ver nas matérias de cálculo aplicado são:

  • funções reais;
  • limites, continuidade e diferenciabilidade;
  • aplicações da integral;
  • polinômio de Taylor;
  • cálculos vetoriais;
  • séries de potências etc.

Na Engenharia Civil, os estudantes têm várias matérias de cálculo nos primeiros semestres do curso. Por isso, é importante ter uma boa estratégia de estudos para alcançar um bom aproveitamento, principalmente, no ensino a distância. Afinal, se você não entender bem os conceitos de uma matéria, terá dificuldades com a seguinte, e assim por diante.

Mecânica dos solos e geotecnia

Outra matéria de peso na grade curricular de Engenharia Civil é a Mecânica dos solos e geotecnia. Não é à toa: o profissional da construção civil precisa ter muito conhecimento sobre solos, já que o sucesso e a segurança de um projeto dependem da solução de problemas relacionados à terra.

Então, você vai estudar bastante sobre:

  • caracterização dos solos;
  • técnicas de investigação do subsolo;
  • princípios de compactação e tensão de terra;
  • condutividade hidráulica dos solos;
  • teoria do adensamento;
  • mecânica dos solos aplicada a barragens, túneis, aterros, fundações etc.

Estatística aplicada ao Data Science

Agora, está aqui uma matéria que pode ajudar você a se diferenciar na carreira: Estatística aplicada ao Data Science. Caso você não conheça esse termo, a tradução literal para o português é Ciência de Dados. Trata-se de um conhecimento que está com tudo em diversos setores da sociedade, inclusive, no de construção civil.

Em poucas palavras, são feitas análises de dados a partir de técnicas de Big Data. Depois, cálculos estatísticos ajudam a identificar padrões que levam a descobertas e previsões muito relevantes para direcionar decisões nos negócios nas várias áreas da Engenharia.

Na Civil, a Ciência de Dados é muito útil para a elaboração de projetos cada vez mais seguros, inovadores e produtivos. Por isso, contar com essa disciplina durante a graduação faz muita diferença na atuação do futuro engenheiro. E olha só: a UNIFACS é uma das poucas universidades com esse diferencial na grade curricular, hein?

Materiais de construção civil

Agora, para coordenar uma obra civil, você também precisa conhecer tudo sobre os materiais de construção, certo? É por isso que os futuros engenheiros estudam bastante sobre o assunto durante a graduação. Você vai aprender:

  • os principais materiais e suas condições de emprego;
  • as características dos aglomerantes e agregados;
  • o uso de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos;
  • os tratamentos adequados para diferentes tipos de concretos e argamassas etc.

Infraestrutura viária

Nem só de prédios vive o engenheiro civil. Um dos principais campos de atuação nessa carreira é a infraestrutura viária. Isto é, o projeto de rodovias, a atenção à mobilidade urbana, as soluções para segurança em vias etc. Assim, esses assuntos estão entre os mais importantes na lista do que se estuda em Engenharia Civil.

Durante as aulas, os estudantes aprendem sobre:

  • conceituação de pavimentos;
  • conceitos da mecânica de solos aplicados à geotecnia de estradas;
  • elementos para drenagem superficial e subterrânea;
  • causas e alternativas de controle de erosão, entre outros.

Empreendedorismo tecnológico

Por fim, a grade curricular de Engenharia Civil da UNIFACS também conta com a matéria de Empreendedorismo tecnológico. Isso porque a área de construção civil é uma das mais sensíveis às inovações tecnológicas. Então, é fundamental que os futuros profissionais saiam da graduação familiarizados com as tendências e as oportunidades de empreendedorismo.

Assim, além de conhecer inovações muito utilizadas na engenharia, como Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, os estudantes aprendem sobre conceitos e princípios da Administração. Ainda, desenvolvem habilidades empreendedoras e conferem as principais oportunidades do mercado de trabalho.

E aí, gostou de saber o que se estuda em Engenharia Civil? Essas são apenas algumas das matérias, é claro. Aqui na UNIFACS, temos uma grade super completa: nossos alunos também passam por disciplinas de gestão financeira, técnicas construtivas, hidrologia, projetos de pontes e muitas outras.

Porém, a grade curricular de Engenharia Civil não é o nosso único atrativo não, viu? Aqui na UNIFACS, você conta com grandes diferenciais, como a tradição e o reconhecimento no mercado, a excelência no ensino, a infraestrutura de ponta e a acessibilidade de preço. 

Então, o que está esperando? Dê uma olhada no nosso site! Por lá, você confere mais detalhes sobre o curso e já tira suas dúvidas sobre o ingresso na Universidade.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário