Gestão de marcas e comunicação: as melhores práticas da área de atuação

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Fortalecer a marca de uma empresa é algo primordial para o sucesso dos negócios. Isso, porque, por meio do reconhecimento da identidade do empreendimento, é possível criar uma conexão com o cliente, ofertando a ele uma experiência única. Caso você esteja se questionando sobre como fazer isso de maneira eficiente, saiba que é simples: basta fazer a gestão de marcas dentro do marketing.

Tanto o gestor, quanto o proprietário ou um profissional de comunicação contratado pode realizar essa tarefa. Para isso, basta se especializar na área e, em seguida, colocar em prática o que tiver aprendido.

Neste post, abordaremos vários assuntos relacionados ao tema. Então, se você tem dúvidas sobre o que é gestão de marcas e quer saber quais são as práticas a serem adotadas, fique por aqui, pois vamos explicar tudo sobre o assunto!

O que é gestão de marcas?

Para entender sobre o que se refere o trabalho de gerenciamento de branding, também conhecido como gestão de marcas, primeiro é preciso saber que marca nada mais é que tudo aquilo que remete a um negócio.

Alguns exemplos são: símbolo, mascote, logo, site, cores, experiências, linguagem usada para falar com os clientes. Pode-se então dizer que a gestão de marcas se refere a todas as práticas realizadas para fazer com que a identidade da empresa fique mais sólida e conhecida. Contribuindo assim para que as pessoas desejem adquirir ou consumir itens que contenham o símbolo daquele negócio.

Ao pensar em desenvolver uma marca de sucesso, é perceptível que é preciso colocar em prática diversas estratégias. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, não basta ter uma vitrine bonita e atrativa. É preciso construir e fortalecer a identidade da empresa em diferentes canais, sempre se preocupando em manter a coerência na forma de se posicionar.

Dessa forma, todas as vezes em que uma comunicação for feita com o público, é preciso pensar na imagem que se pretende construir perante a audiência, com cuidado aos aspectos visuais e ao tom de voz. Seja por meio de panfletos, redes sociais, promoções, anúncios no rádio e TV, parceria com outros estabelecimentos etc. E isso é conquistado por meio de um trabalho contínuo.

Como fazer gerenciamento de marcas?

Muitas empresas contam com o auxílio de pessoas com formação em marketing e comunicação para realizar essa tarefa. Assim, todo cuidado, planejamento, análise de resultados e estratégias criadas passam pelo crivo de um profissional capacitado.

De toda forma, alguns passos sempre são seguidos na hora de fazer uma boa gestão de marcas. Confira mais a seguir!

1. Defina a identidade da empresa

A primeira tarefa a ser realizada é pensar em qual imagem você gostaria que o público associasse à sua marca. É o momento de pensar estrategicamente em elementos como:

  • linguagem que deseja transmitir;
  • nome;
  • elementos visuais;
  • logomarca.

Aqui nessa etapa, é interessante relacionar com aspectos da cultura da empresa. Para isso, faça uma análise minuciosa sobre quais valores são importantes para a marca e sobre as características e soft skills que os colaboradores devem ter ou desenvolver.

Também avalie qual é a imagem que você gostaria que o público-alvo tivesse do negócio. Para determinar isso com sucesso é preciso fazer uma pesquisa de mercado, a fim de conhecer a fundo o comportamento dos consumidores. Afinal, você não vai querer usar imagens e expressões que o público considere como negativas.

2. Pense e crie estratégias

O trabalho de comunicação, deve ser realizado de maneira integrada, para que sejam alinhadas às táticas de divulgação da marca. Entre os questionamentos que você deverá fazer para criar os planos de ação, estão:

  • Qual é o melhor tom de linguagem para usar?
  • Quais são os canais mais atrativos?
  • Qual é o orçamento?
  • Quais técnicas são as mais adequadas para o meu caso?

Esses e outros pontos, como estratégias promocionais, poderão ser criados nesse segundo momento. Tendo todas as táticas traçadas, não haverá divergências entre as informações e o público terá uma ideia real sobre a marca.

3. Adote e revise as estratégias criadas

Assim que o planejamento tiver sido elaborado, é crucial que sejam revistas as técnicas, para que adaptações sejam realizadas, se necessário. Também é indicado fazer um acompanhamento das interações do público com a marca, para saber se as estratégias estão no caminho certo.

É preciso lembrar que a gestão de marcas é um plano de longo prazo. Então, as medidas devem ser constantemente revisadas, para que tudo continue como desejado.

Qual curso fazer para gerenciar marcas?

Um gerente de branding ou profissional de marketing é a pessoa responsável por cuidar da imagem da marca e por traçar estratégias de comunicação. Todo trabalho deve ser feito com muita cautela e dedicação. E nada melhor do que participar de capacitações para conseguir realizar as tarefas ligadas à área da melhor maneira possível. Essa pessoa precisa:

  • ser habilidosa com a comunicação;
  • ter perfil analítico;
  • ter percepção das necessidades do público-alvo;
  • ser uma pessoa de bons relacionamentos;
  • saber fazer gerenciamento de crises;
  • ter boa noção de marketing;
  • saber administrar;
  • elaborar propagandas.

Para ter todas essas habilidades, é possível apostar em um curso de branding ou de comunicação, marcas e consumo. Assim, é possível ter noções de como criar, cuidar e mensurar os resultados do gerenciamento de imagem da empresa.

Uma ótima opção é se especializar fazendo a pós-graduação em Comunicação, Marcas e Consumo da UNIFACS. O curso aborda técnicas de comunicação, planejamento estratégico, gerenciamento de conteúdo, além de questões relacionadas ao posicionamento e reputação de marca.

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