Conteúdos
Depois de se preparar o ano inteiro, o período de provas e vestibulares passou. E você fez o melhor que pôde, mas e agora? Qual é o próximo passo? Esse momento de espera para ver os seus resultados é ótimo para procurar uma faculdade que aceita o Enem.
Após a data do exame, existe um tempo de dois a três meses até saírem os resultados. É claro que a ansiedade bate e a incerteza se vai conseguir a tão esperada vaga no curso superior faz parte do processo. No entanto, você pode se ocupar com outras atividades também importantes para o futuro acadêmico e profissional.
Afinal, já decidiu onde quer estudar? Começar a pesquisar mais sobre as faculdades que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um bom passo. Veja ótimas dicas para fazer a opção ideal para você neste post!
Como encontrar faculdades que aceitam a nota do Enem?
Para saber qual é a melhor instituição de ensino para você, é importante conhecer as diferenças entre elas. Afinal, existem faculdades, universidades e centros universitários. Além disso, há aquelas de caráter público e privadas. Saiba mais sobre cada uma dessas opções:
- faculdades — representam o primeiro credenciamento das instituições de ensino, com caráter mais específico, devido ao oferecimento de cursos de nível superior dentro de apenas uma área do estudo;
- universidades — mais abrangentes e multidisciplinares, contam com atividades de ensino, pesquisa e extensão, graduações em diferentes campos do conhecimento e produção intelectual dentro das instituições;
- centros universitários — conjunto de cursos de diferentes áreas, com mais autonomia para a criação de novas graduações e programas de Ensino Superior, e corpo docente composto por mestres e doutores;
- instituições públicas — aqui, os estudos são 100% gratuitos, sem a cobrança de mensalidade. Por conta disso, as vagas tendem a ser mais concorridas e as notas de corte mais altas;
- instituições privadas — nesse caso, existe o pagamento de mensalidade e, muitas vezes, uma tendência a menos concorrência pelas vagas. Além disso, há a possibilidade de concorrer a diferentes bolsas de estudo.
A boa notícia é que, entre todas essas, existem opções que aceitam a nota do Enem. A diferença é como isso acontece. Geralmente, nos institutos e nas universidades públicas, a seleção ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Já as universidades, faculdades, centros universitários privados podem colocar como critério de ingresso a nota do Enem ou o vestibular próprio. A pontuação do exame também pode ser usada para conseguir bolsas de estudo ou financiamento estudantil dentro dessas instituições.
Para saber os lugares que aceitam a nota do Enem, é preciso fazer uma pesquisa entre as opções disponíveis. No site institucional de cada uma delas estão as formas de ingresso, a relação candidato/vaga por curso, os editais atuais e antigos, entre várias outras informações relevantes.
Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?
Como você viu, cada instituição define seus próprios critérios para selecionar os alunos, e a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio pode ajudar em muitos casos. A seguir, entenda melhor como usar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior!
Vestibular ou Ingresso Direto
Como o Enem cobra conhecimentos do Ensino Médio, muitas instituições o aproveitam para selecionar os alunos para os cursos. Afinal, os estudantes já mostraram que têm a base teórica suficiente para dar início ao Ensino Superior.
Nesse caso, as instituições podem usar a nota do Enem para complementar o resultado do vestibular próprio ou podem aproveitá-la integralmente como critério de seleção. Tudo vai depender do edital vigente para cada curso e campus. Por isso, preste atenção em cada detalhe desse documento.
Além disso, é interessante saber que existem faculdades que aceitam nota do Enem de anos anteriores. Nesse caso, se você não conseguiu a aprovação agora ou teve um melhor desempenho nas edições passadas do exame, não precisa perder as esperanças.
A UNIFACS é um excelente lugar para usar a nota do Enem. Aqui, a pontuação do exame pode substituir o vestibular. Ou seja, não é preciso fazer outra prova!
Bolsa de estudo
Existem também as faculdades particulares que aceitam a nota do Enem para oferecer bolsas de estudo internas. Esse é um benefício escolhido pelas instituições e as regras de participação são criadas por elas mesmas.
Outra opção é concorrer ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), que é promovido pelo Governo Federal e oferece bolsas parciais ou integrais aos alunos. Para participar, é necessário usar a nota do Enem e ter pontuação média igual ou acima de 450 pontos.
Financiamento estudantil
O financiamento estudantil não é necessariamente uma forma de entrar na faculdade, mas garante a permanência dos alunos em instituições particulares. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre essa oportunidade.
Existem diversos programas que usam a nota do Enem para classificar os alunos e oferecer os benefícios de financiamento. As taxas cobradas variam bastante, de acordo com a instituição financeira e o seu desempenho no processo de seleção.
Além disso, existe o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma ação governamental que arca com os custos da mensalidade enquanto os estudantes estão na graduação. Essa opção conta com taxas de juros baixas ou zeradas e opções de pagamento após a conclusão do curso.
Transferência externa
Quem opta por mudar de faculdade ou de curso também pode levar vantagem com a nota do Enem. Isso porque diversas instituições podem utilizá-la como critério de seleção entre os candidatos às vagas remanescentes.
Sendo assim, mesmo que você entre em um curso sem usar a nota do Enem, caso tenha interesse em realizar a transferência externa, essa pontuação pode ser bastante útil.
Como escolher uma boa instituição de ensino?
Mas afinal, como escolher a melhor opção entre as faculdades que aceitam a nota do Enem? Saiba que esse é um processo tão importante quanto a decisão do curso. Por isso, merece bastante atenção.
Dentre as principais características que você deve observar em uma instituição, é possível citar:
- qualificação do corpo docente;
- infraestrutura;
- grade curricular do curso de interesse;
- atendimento e serviços especializados ao aluno;
- reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação);
- opinião e avaliação dos alunos e ex-alunos;
- critérios de ingresso;
- mensalidade e condições de pagamento.
Como você viu, encontrar uma faculdade que aceita o Enem é uma tarefa fácil. O que realmente dificulta a escolha é a grande diversidade de opções disponíveis. Por isso, certifique-se de observar cada diferencial entre as instituições e encontre aquela que mais oferece benefícios para o desenvolvimento de carreira.
Quer saber onde encontrar qualidade de ensino e apoio ao crescimento profissional? Então, conheça mais sobre os nossos cursos e tenha todo o suporte que precisa para se destacar no mercado!