Conteúdos
- 1 Qual é o perfil do estudante de Marketing?
- 2 Como funciona a faculdade de Marketing?
- 3 Quais são as matérias estudadas nessa graduação?
- 4 Quais são as vantagens de cursar Marketing?
- 5 O que faz um profissional de Marketing?
- 6 Como é o mercado de trabalho na área de Marketing?
- 7 Quais são os diferenciais do curso de Marketing na UNIFACS?
É muito comum ver pessoas em dúvida sobre qual faculdade fazer. Se esse é o seu caso e você se considera uma pessoa comunicativa, criativa e cheia de imaginação, é possível que a faculdade de Marketing seja o caminho certo para sua vida profissional.
Mas, afinal, como funciona esse curso? Foi pensando nessa pergunta que preparamos um artigo especial para você! Nele, muitas dúvidas serão respondidas e, ao fim da leitura, é bem provável que você já saiba se esse é ou não o curso certo para o seu futuro.
E então, tudo pronto? Continue a leitura e descubra o perfil do estudante de Marketing, além de detalhes sobre a graduação — como duração e grade curricular. Saiba, também, um pouco mais sobre o dia a dia desse profissional após a formação. Esperamos que goste!
Qual é o perfil do estudante de Marketing?
Para construir uma boa carreira no Marketing, o profissional precisa trabalhar algumas habilidades ao longo da faculdade. Além disso, é bacana também ter em mente que esse é um trabalho que vai continuar mesmo após você adquirir o seu diploma, ok?
As principais habilidades do profissional de Marketing são:
- boas habilidades de comunicação;
- criatividade;
- imaginação;
- inovação;
- saber trabalhar em equipe;
- ter inteligência emocional.
Outros pontos que não podem ficar de lado são: gostar de estudar e saber que vai se atualizar constantemente ao longo de toda a carreira. Fique de olho!
Como funciona a faculdade de Marketing?
A faculdade de Marketing faz parte da categoria dos Tecnólogos, ou seja, é um curso de nível superior com duração reduzida. Nele, são vistas todas as matérias necessárias para qualificar o profissional, mas é um estilo de graduação um pouco diferente dos Bacharelados e Licenciaturas. Ao todo, o curso tem duração de dois anos, ou seja, quatro semestres.
Uma das vantagens desse curso é a possibilidade de realizá-lo na modalidade a distância. Nesse caso, o estudante tem mais autonomia para guiar os estudos de acordo com o próprio estilo de vida e preferências, sendo mais fácil conciliar os livros com a vida pessoal (filhos e família) e a carreira.
Quais são as matérias estudadas nessa graduação?
Agora, vamos ver algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular da faculdade de Marketing. Tudo pronto? Então, vamos lá! Elas são:
- Gestão de Marketing;
- Comportamento Organizacional;
- Estatística para Gestores;
- Comunicação;
- Gestão de Pessoas;
- Modelos de Administração;
- Estratégias Mercadológicas;
- Introdução a Finanças Empresariais;
- Antropologia e Cultura Brasileira;
- B2B, Trade Marketing, Distribuição e Logística;
- Empreendedorismo;
- Comportamento de Compra e Consumo e Pesquisa de Mercado;
- Práticas de Negociação;
- Gestão na Comunicação, Marketing Digital e Novas Mídias;
Quais são as vantagens de cursar Marketing?
Entendeu melhor as disciplinas que você vai estudar? Então, que tal conferirmos exemplos das vantagens de fazer parte da faculdade de Marketing? Conheça algumas delas, a seguir:
- área em alta no mercado;
- várias possibilidades de atuação no futuro, algo essencial para que você possa conquistar a empregabilidade em sua vida profissional;
- desenvolve habilidades importantes para a vida;
- ajuda na compreensão do ser humano;
- abre oportunidades profissionais;
- boas remunerações;
- possibilidade de crescimento na carreira, e várias outras.
O que faz um profissional de Marketing?
Algumas das atribuições do profissional graduado em Marketing são:
- desenvolvimento de estratégias e iniciativas para melhorar as vendas de um produto ou serviço;
- otimização da imagem da empresa e da construção de uma boa reputação;
- melhora da captação e retenção de clientes nos empreendimentos;
- desenvolvimento de pesquisas de mercado, com o objetivo de conhecer melhor um público-alvo ou trabalhar o produto em parceria com o time de idealização;
- identificar nichos e oportunidades no mercado para melhorar os negócios da clientela;
- atuar na organização de eventos variados;
- gerenciar e otimizar as mídias sociais dos clientes, em parceria com profissionais de outras áreas;
- atuar na concepção de propagandas e comerciais;
- participar da administração de negócios ou de equipes de Marketing dentro das empresas.
Mas afinal, em que lugares esse profissional pode atuar? O mais comum são as agências de publicidade, participando do desenvolvimento de estratégias para melhorar a venda de produtos e serviços.
Além disso, o “marketeiro” também ajuda a melhorar o relacionamento da marca com o público-alvo, fazendo com que ele passe a confiar mais naquele produto.
E ainda pode ser um consultor e trabalhar de maneira autônoma, ou seja, por si mesmo. Por isso, é fundamental que o estudante dessa faculdade tenha uma rotina de estudos organizada, a fim de realmente se qualificar ao longo dos estudos e estar apto para enfrentar os desafios do dia a dia dessa carreira. Então, nada de moleza!
Como é o mercado de trabalho na área de Marketing?
O mercado de trabalho para o graduado em Marketing é extremamente promissor. Hoje em dia, conhecimentos específicos nessa área possibilitam a atuação em empresas e na internet, setor que vem criando cada vez mais vagas e oportunidades para os tecnólogos.
As remunerações dos profissionais desse segmento também são muito boas. Um analista de Marketing (cargo iniciante ou intermediário) recebe, em média, R$3.758,86 para uma jornada de trabalho de 42 horas. Um gerente de Marketing, por sua vez, chega a ganhar cerca de R$7.584,89.
Quais são os diferenciais do curso de Marketing na UNIFACS?
Cursar Marketing na UNIFACS pode revolucionar o seu futuro! Afinal, uma boa instituição de ensino estampada no currículo faz com que você se destaque em meio aos outros profissionais e conquiste, assim, as melhores colocações do mercado. Alguns de nossos diferenciais são:
- corpo docente extremamente qualificado;
- uso da tecnologia no ensino;
- implementação de inovações na educação;
- ensino a distância inclusivo e de qualidade;
- suporte frequente ao estudante;
- grade curricular atualizada com as principais tendências, e muito mais!
Então, não perca tempo: venha fazer parte da nossa Universidade e comece a trilhar uma carreira de muito sucesso na área do Marketing!
Como podemos observar, a faculdade de Marketing é um curso bem abrangente e que exige muito dos estudantes. Por isso, priorize sempre instituições que se preocupem com a qualificação de seus alunos, preparando-os para o mercado de trabalho!
Se você se interessou em começar o quanto antes, aproveite o momento e já se inscreva para o vestibular da faculdade de Marketing na UNIFACS. Estamos ansiosos para ter você como parte do nosso corpo discente!