Conteúdos
Ao se candidatar a uma vaga de emprego no mercado de trabalho, diversos fatores do seu perfil são avaliados. É praticamente impossível negar que a experiência profissional tem um forte peso nos processos de recrutamento e seleção.
Isso acontece, principalmente, porque ter algum tipo de vivência na carreira ajuda a desenvolver habilidades que fazem a diferença na hora de entrar no mercado, de fato. Por esse motivo, é interessante apresentar alguma experiência profissional no currículo.
Mas, será que é possível adquirir essa competência ainda durante o período de faculdade? Já adiantamos que sim! Neste post, saiba o que você pode fazer para ter um diferencial competitivo assim que colocar o pé no mercado de trabalho!
Qual é a importância da experiência profissional?
Para entender melhor por que é fundamental chegar ao mercado com algum tipo de conhecimento prático, que tal fazer um exercício de visualização? Imagine que passou por uma semana estressante e, para se presentear e relaxar, decide contratar um serviço de massagem.
Ao pesquisar, encontra duas opções próximas de onde mora: uma com um profissional experiente e outra com uma pessoa que está começando a atuar na área. Qual das alternativas é a sua preferida?
A maioria das pessoas vota no profissional experiente. Isso significa que o iniciante na atuação é uma péssima escolha? Não! No entanto, quando não conhecemos o trabalho de alguém, procuramos alguma referência que mostre que uma opção vale mais a pena que outra.
No mercado de trabalho, a visão dos recrutadores é semelhante. Para se candidatar a uma vaga, não é obrigatório ter experiência profissional. Contudo, ao se apresentar com conhecimentos práticos e habilidades no segmento, tudo muda.
A boa notícia é que esses diferenciais podem ser obtidos por meio de atividades associadas à área de atuação e que estimulam o desenvolvimento de carreira. É possível passar mais confiança de que você é a pessoa ideal para ocupar um determinado cargo.
Por que isso é tão valorizado no mercado de trabalho?
Mas será que pedir experiência profissional de um candidato que ainda está começando no mercado de trabalho não é exigir demais? Se você se faz essa pergunta, vale a pena observar a situação por outro ângulo.
Tenha em mente que adquirir vivências em um nicho de atuação não apenas permite a aquisição de conhecimentos práticos e o aprimoramento de técnicas. Apesar de essas serem as principais vantagens, buscar experiência profissional vai bem além.
Afinal, mostra para o mercado de trabalho que tem a iniciativa de construir a própria carreira. Essa é uma competência ainda mais valorizada, tendo em vista que demonstra responsabilidade, visão de futuro e interesse em aprender sempre mais.
Desse modo, os recrutadores costumam dar tanto valor às experiências, pois elas podem apontar qualidades, como interesse e comprometimento profissional em um candidato. Assim, transmite mais confiança de que esse indivíduo é capaz de aprender e cumprir adequadamente as funções do cargo.
É possível conseguir experiência ainda na faculdade?
Entendeu por que é importante ir em busca de algumas atividades que permitam o desenvolvimento profissional? Então, saiba que é possível aproveitar o período universitário para tomar essa iniciativa.
Em primeiro lugar, durante essa fase, há mais oportunidades de encontrar práticas que não exigem tanto tempo do dia quanto um emprego formal. Dessa forma, você pode continuar se empenhando nos estudos, sem nenhum obstáculo.
Além disso, o próprio ambiente universitário oferece diversas opções para adquirir experiência. Tudo o que precisa fazer é ficar de olho nas chances que surgem no caminho e se organizar para conciliar as atividades profissionais com a faculdade.
Como conseguir experiência profissional?
Que tal conferir algumas maneiras de obter experiência profissional ainda durante o curso superior? A seguir, trouxemos as opções mais procuradas pelos alunos e que trazem ótimos retornos para a carreira!
Estágios
Essa é a principal estratégia para quem deseja aprender mais sobre o dia a dia de determinada profissão. Com o estágio, é possível colocar os conhecimentos teóricos em prática e ter a assistência de professores e orientadores durante o processo.
Sabe o que é melhor? Existe, também, a chance de receber uma remuneração pelas atividades desempenhadas. Para isso, é importante pesquisar as vagas de estágio abertas para o curso e se inscrever nos processos seletivos. Inclusive, essa é uma maneira de aprender a se preparar para as entrevistas e demais fases de seleção para um emprego no futuro.
Além disso, existe o estágio obrigatório para a maioria dos cursos de Ensino Superior. Nesse caso, há determinado número de horas que precisam ser cumpridas, a fim de atender à carga horária da graduação. Nesse caso, raramente o aluno é remunerado, tendo em vista que é mais uma atividade da faculdade.
Programas extracurriculares
Como visto, a experiência profissional permite o desenvolvimento de diversas habilidades úteis para a carreira. Coincidentemente, essa é uma das principais vantagens da participação de programas extracurriculares no período universitário.
Por isso, esse tipo de atividade também pode ser uma experiência que vai agregar à carreira. Para quem tem dúvidas de como incrementar o currículo, os programas extracurriculares dos quais participou na faculdade são ótimas opções.
Trabalho na própria faculdade
A instituição de ensino também pode oferecer vagas de estágio e emprego. Para os alunos, a carga horária do trabalho pode ser mais compatível com a rotina de estudos, contribuindo para uma renda extra e a experiência profissional.
Trabalhos voluntários
O voluntariado é um excelente exemplo de atividade para se destacar em profissões para quem gosta de ajudar ao próximo. Afinal, mostra como a oportunidade de contribuição é valiosa, mais que a remuneração ou os ganhos em troca.
Essa é uma virtude muito apreciada no mercado de trabalho, pois permite compreender melhor os seus valores e preferências. Sem mencionar que não deixa de ser um tipo de atividade que promove um ótimo aprendizado.
Agora que você sabe que é possível ter experiência profissional ainda durante a faculdade, não deixe para depois. Procure as opções que se alinham com os objetivos traçados e invista no desenvolvimento de carreira.
Curtiu as dicas? Então, não perca nossos próximos conteúdos. Assine a newsletter e fique por dentro de todas as novidades do blog!