Dicas para seguir sua carreira em Letras

5 minutos para ler

A graduação em Letras é uma porta de entrada para o extenso universo da língua portuguesa e dos idiomas estrangeiros. Nela, você vai conhecer todo o desenvolvimento e o contexto sociocultural das línguas, além da gramática e dos grandes clássicos da produção literária mundial.

O curso de Letras pode ser feito em duas modalidades: licenciatura ou bacharelado. Na primeira, a graduação desenvolve o estudante para lecionar no ensino fundamental e médio. Ou seja, você poderá trabalhar em escolas e até dando aulas particulares.

No segundo caso, é possível trabalhar como revisor, intérprete, tradutor ou escritor. O bacharelado não está ligado com a parte acadêmica, então na grade curricular não há matérias relacionadas as técnicas e o conhecimento legal necessários ao ensino da disciplina.

Então, para escolher a modalidade, dependerá do seu objetivo e habilidades que mais se identifica.

Qual é o perfil do(a) profissional de letras?

O perfil do(a) profissional de letras – no geral – está relacionado com pessoas que amam aprender, gostam de escrever, literatura, música, cultura e estão sempre abertas à discussões e coisas novas. Além disso, é importante que tenham facilidade em comunicação e ajudar o próximo.

Para quem deseja seguir na área acadêmica, deve-se ter em mente sua missão de lutar por um ensino de qualidade. Com a finalidade de passar seu conhecimento para o próximo e estar preparado para tirar dúvidas e promover um ambiente saudável de aprendizagem.

Por outro lado, quem optar por curso bacharelado tem que ter facilidade com línguas estrangeiras e amar interpretar textos. Essa é uma opção para quem não gosta de lecionar.

Segue abaixo algumas matérias que podem estar na grade curricular do curso:

  1. IDENTIDADE, LÍNGUA E CULTURA
  1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  1. LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
  1. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  1. LIBRAS
  1. LITERATURAS CONTEMPORÂNEAS EM LÍNGUA INGLESA

Graduação de Letras
A seguir separamos algumas dicas essenciais para você fazer sucesso na sua carreira de Letras.

1º- Nunca pare de ler

A graduação de Letras envolve todos os aspectos da língua portuguesa, língua estrangeira, linguística e análise literária. Então, você lerá bastante e precisará estar atualizado.

2º- Escrever sempre

Durante sua jornada em letras, você escreverá o tempo todo. Não apenas para fazer trabalhos acadêmicos e desenvolver pesquisas, mas até para assimilar as matérias e realizar críticas literárias. Você tem sempre que estar melhorando essa sua habilidade.

3º- Ter uma boa interpretação de texto

O curso de Letras é uma graduação que determina um extenso estudo histórico, cultural e social das línguas, desde a sua concepção até as modificações apropriadas dos dias atuais. Além disso, tem uma carga diversificada de matérias sobre literatura, o que exige a leitura das obras e a capacidade de interpretá-las criticamente.

4º- Interesse por gramática

Ao pesquisarmos sobre gramática, ela é um anexo de regras que nos induz a escrever corretamente. Vale mencionar que tal conceito deve ser entendido num sentido mais amplo, seja na fala ou escrita, é importante ter interesse em suas leis.

5º- Ter facilidade em aprender línguas

Todavia, Letras é uma graduação que treina o estudante a ter noção integral e aprofundada da língua materna. Mas, em alguns casos, há opção de se estudar uma língua estrangeira durante o curso e se formar em ambas.

Assim, o estudante aprende tanto a nossa gramática quanto a gramática de outro idioma com todos os mínimos detalhes. Sendo possível ter habilitações em inglês ou espanhol, por exemplo.

6º- Prestar atenção nos detalhes dos textos em geral

Quando estiver mediante a qualquer tipo de conteúdo para escrever um texto em português ou em língua estrangeira, seja para revisar ou traduzir conteúdos, o profissional de Letras precisa ter um olhar muito cuidadoso aos detalhes do material a ser apresentado.

7º- Permanecer disposto para enfrentar o mercado de trabalho

O mercado para o profissional de Letras é bem competitivo, mas bastante diversificado. Ou seja, possui oportunidades em editoras, escolas de idiomas e escritórios de tradução, bem como para exercer a profissão de forma autônoma. Assim, ser professor(a) de português é apenas uma entre as muitas possibilidades da profissão.

Qual é o salário do(a) profissional de letras?

Segundo informações do portal Educa Mais Brasil, a média salarial de um(a) letrólogo(a) pode variar entre R$ 1.145,88 e R$ 4.727,88. Lembrando que tudo depende de quantos anos você está nessa carreira e onde trabalhará.

Na carreira de letras é possível trabalhar por conta, além de ser CLT. Você pode ser professor(a) particular e ganhar por aula, ou fazer tradução de livros extensos. Então, sempre há uma maneira de ganhar um dinheiro extra, basta ter determinação.

Com todas essas dicas, temos certeza que você fará sucesso no seu curso de letras e terá uma grande carreira pela frente. O que você achou desse conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário