Por que fazer tecnólogo em Design de Moda? Confira!

6 minutos para ler

O curso tecnólogo em Design de Moda é voltado para pessoas que desejam atuar com a criação de roupas, acessórios e figurinos. A graduação conta com aulas teóricas e práticas, que abordam técnicas de desenho, costura e modelagem.

Por isso, constantemente o aluno é estimulado à criatividade e inovação. Ele ainda pode atuar com o desenvolvimento de planos de negócios destinados ao comércio de produtos e fortalecimento de marcas. O currículo, portanto, é abrangente e integra inúmeros conhecimentos interessantes sobre a área.

Quer entender se vale a pena fazer o curso Design de Moda e com ele é? Confira a seguir!

O que faz o tecnólogo em Design de Moda?

Os profissionais que se especializam nesse setor atuam principalmente na indústria da moda, em ateliês e confecções, escritórios de design, entre outros. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pessoas que se formam nessa opção de graduação são capacitadas a:

  • criar produtos para a indústria da moda;
  • analisar aspectos estéticos, socioculturais e simbólicos na sociedade como um todo; 
  • planejar coleções e processos de fabricação, além de lidar com matérias-primas;
  • desenvolver planos de negócios;
  • aplicar estratégias de marketing para soluções criativas do mercado de moda;
  • conhecer novas tecnologias aplicadas aos produtos do setor;
  • elaborar modelos e portfólios com o uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica.

A formação tecnóloga é vantajosa para os profissionais que já trabalham na área e desejam aperfeiçoar a atuação. A alternativa é indicada, sobretudo por ter uma duração mais curta do que um bacharelado. Com o diploma, é possível candidatar-se a diferentes vagas, como:

  • ilustrador;
  • estilista;
  • consultor;
  • figurinista de projetos artísticos.

É comum ter dúvidas em relação à decisão da modalidade do curso de Design de Moda: tecnólogo ou bacharelado. No entanto, é importante ter em mente que o mercado de trabalho é amplo, permitindo atuar em diferentes ambientes.

O designer de moda também pode empreender e gerenciar seu próprio ateliê, atendendo a demandas externas de clientes ou vendendo suas produções com total liberdade criativa.

Quais são as áreas de atuação?

Para a carreira em Design de Moda é interessante que a pessoa goste de desenhar, tenha bom gosto, originalidade e muita criatividade. Isso porque, no dia a dia de trabalho, o profissional pode desenvolver joias, sapatos, peças, estampas, entre outros diversos tipos de acessórios.

Existem algumas áreas de atuação possíveis dentro da carreira que são bastante promissoras. Confira algumas delas abaixo:

Modelagem

Essa técnica é utilizada no planejamento das coleções de moda. Para isso, o designer desenvolve moldes a partir dos desenhos e orientações dos estilistas, tendo como referência os conhecimentos geométricos e as formas anatômicas do corpo humano.

Estilista

Nessa área, o profissional cria e desenha calçados, acessórios e roupas. É fundamental ter bastante criatividade e gostar de desenho para viabilizar o processo de criação, que exige saber costurar e modelar, por exemplo. Originalidade e vontade de ousar também são características essenciais de todo estilista.

Visagismo

Nesse segmento, o designer de moda atua para revelar as qualidades interiores das pessoas, de acordo com suas características físicas e determinados princípios da linguagem visual. Para desempenhar bem o trabalho, ele deve considerar as proporções, o formato do rosto, o tom da pele e as preferências estéticas de cada cliente.

Consultor de imagem

Nessa profissão, o designer de moda analisa o perfil de homens e mulheres, e propõe mudanças para melhorar a imagem. Com isso, ele orienta na combinação de peças, opina e trabalha na maquiagem e no corte do cabelo, por exemplo. O papel do consultor, portanto, é ensinar os clientes a vestirem-se de forma adequada para várias ocasiões.

Como é o cenário profissional?

O mercado de trabalho na área possibilita que o profissional siga por diferentes caminhos dentro da carreira. O setor é considerado um dos mais versáteis e dinâmicos, por isso, demandam muita criatividade. Especialmente no segmento de design, é possível concorrer a vagas de:

  • estilista;
  • designer de acessórios e superfícies;
  • joalheiro;
  • desenvolvimento de produto;
  • ilustrador de moda.

Para manter-se competitivo, no entanto, é preciso manter-se atualizado das tendências para conseguir desenhar as coleções temáticas de cada estação. E, com isso, atuar em diferentes nichos, como bolsas, joias, criação de estampas, calçados e novos tecidos para tecelagem.

Uma boa dica para ter chances de crescimento no mercado de trabalho é investir em conhecimento e dedicar-se ao aprendizado de outros idiomas. Até porque a profissão, além de ser gratificante, também oferece ótimas oportunidades de emprego em outros países.

Como é o curso de tecnólogo em Design de Moda? 

A graduação é completa e apresenta todos os conteúdos necessários para desenvolver os processos de criação no segmento de vestuário. As disciplinas teóricas e práticas preparam os alunos para atender às atuais demandas do mercado de trabalho.

A diversidade de conhecimentos possibilita a formação de profissionais mais coerentes com o que os empregadores exigem. A modalidade tecnólogo, inclusive, tem duração de 2 anos e tem como foco, principalmente, a área mais prática da carreira

A grade curricular do curso aborda assuntos que fazem parte do dia a dia da profissão, como:

  • Moda e Mercado;
  • Planejamento e Criação de Coleções;
  • História do Design;
  • Tecnologia Têxtil;
  • Ilustração Gráfica;
  • Fotografia;
  • Desenho Expressivo;
  • Modelagem;
  • Design do Vestuário.

Alguns conteúdos também apresentam noções de criatividade e empreendedorismo, moda consciente e sustentável, além da criação de novos negócios. Ao final da graduação, o profissional estará pronto para atuar em diferentes segmentos, tendo tudo o que é necessário para diferenciar-se diante dos concorrentes.

No entanto, para garantir uma formação de qualidade, é fundamental investir em uma instituição de ensino reconhecida. O curso também deve acompanhar as tendências e oferecer disciplinas relacionadas à administração e marketing, permitindo que os estudantes desenvolvam essas importantes habilidades.

Percebeu que o tecnólogo em Design de Moda é uma graduação promissora que abre muitos caminhos profissionais? Quem deseja especializar-se na área deve investir em conhecimento e buscar aprender continuamente, uma vez que o setor está em constante mudança.

Tenha em mente que a escolha da faculdade pode favorecer o seu currículo e proporcionar ainda mais oportunidades de crescimento na carreira. Na UNIFACS, você pode estudar na modalidade a distância e aproveitar todas as aulas e atividades online, por meio de uma plataforma de aprendizagem virtual.

Cursando Design de Moda EAD, o aluno tem uma série de facilidades, como mais praticidade, flexibilidade e liberdade para dedicar-se aos conteúdos curriculares a distância, de qualquer local e nos horários mais convenientes.

Aproveite a vista e inscreva-se agora mesmo no curso tecnólogo em Design de Moda!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário