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O curso de Gestão Comercial capacita os estudantes a atuarem de forma estratégica e eficiente no mercado de vendas e negociações. Ao longo do curso, os alunos adquirem conhecimentos essenciais em áreas como marketing, finanças, logística e gestão de equipes, permitindo-lhes compreender a dinâmica do mercado, identificar oportunidades de negócio e desenvolver habilidades de liderança.
Com uma abordagem prática e voltada para o mundo empresarial, o curso de Gestão Comercial prepara os futuros profissionais para enfrentar os desafios do setor, promovendo o crescimento das empresas e contribuindo para o sucesso das organizações. Afinal, os gestores comerciais desempenham um papel fundamental no sucesso de um negócio.
Para conhecer detalhes sobre a área e a formação acadêmica, acompanhe o conteúdo.
O que é Gestão Comercial?
O termo engloba diversas dimensões relacionadas à administração e estratégias comerciais de uma organização. Em termos gerais, refere-se à aplicação de práticas e técnicas de gestão para planejar, executar e controlar as atividades comerciais de uma empresa, com o objetivo de alcançar metas de vendas, conquistar e fidelizar clientes, e garantir o crescimento sustentável do negócio.
Área de conhecimento
Enquanto saber, a Gestão Comercial se baseia em princípios e conceitos da administração, marketing, economia, finanças e comportamento do consumidor.
A formação nessa área busca capacitar os profissionais para compreender e aplicar estratégias comerciais eficientes, utilizar ferramentas de análise de mercado, gerir equipes de vendas, estabelecer relacionamentos comerciais sólidos e tomar decisões embasadas em dados e informações relevantes.
Dessa forma, a formação em Gestão Comercial proporciona aos estudantes o conhecimento necessário para atuarem de forma competente e bem-sucedida no contexto comercial, seja em empresas privadas, organizações sem fins lucrativos ou mesmo empreendendo seus próprios negócios.
Área de atuação
Na prática, a Gestão Comercial abrange todas as atividades relacionadas à comercialização de produtos ou serviços, incluindo o desenvolvimento de estratégias de marketing, negociação, gestão de equipes de vendas, análise de mercado e concorrência, estabelecimento de parcerias comerciais, entre outras. Basicamente, é um conjunto de atividades relacionadas ao gerenciamento das funções de uma organização.
Quem tem um emprego como gestor comercial desempenha um papel fundamental nesse contexto, sendo responsável por tomar decisões estratégicas, planejar ações, monitorar resultados e promover o desenvolvimento do setor de vendas.
A área envolve direcionamento de recursos, realização de investimentos e outras tarefas que visam melhorar a eficiência e alcançar as metas de um negócio. Abrange, ainda, a construção de relacionamentos sólidos com fornecedores e clientes, bem como a promoção de uma cultura positiva no ambiente de trabalho.
Gerenciar bem um negócio implica em entender o que precisa ser feito para melhorar o crescimento e aumentar as receitas da empresa. Os gestores precisam organizar, planejar, dirigir, administrar e controlar as atividades organizacionais, e seu trabalho também envolve a supervisão diversos aspectos de um negócio, como:
- finanças;
- contas a pagar;
- operações;
- marketing;
- recursos humanos;
- logística.
Formação de relacionamentos
O gerenciamento comercial pode incluir a área de vendas, de modo a facilitar a adaptação desse setor e apontar as principais tendências de negócios que estão em constante evolução. Por outro lado, abarca a promoção de relacionamentos sólidos com prestadores de serviços e clientes, bem como a promoção de uma cultura positiva no ambiente de trabalho.
Funções de supervisão
Essas tarefas são fundamentais para o sucesso e crescimento de uma empresa. O gestor comercial tem a responsabilidade de coordenar e orientar a equipe de vendas, garantindo que todos os processos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
Além disso, ele deve monitorar o desempenho dos colaboradores, identificar pontos de melhoria e oferecer suporte para o desenvolvimento das habilidades individuais.
A supervisão também envolve o acompanhamento de indicadores de desempenho, análise de resultados, definição de metas e estratégias de vendas, bem como a resolução de conflitos e a tomada de decisões assertivas. Com suas habilidades de liderança, capacidade de motivação e visão estratégica, o gestor comercial desempenha um papel crucial na maximização dos resultados da equipe e no alcance dos objetivos comerciais da empresa.
Criação de etapas
Os elementos essenciais de uma gestão comercial incluem o planejamento, o desenvolvimento de novas táticas e a criação de etapas acionáveis para atingir os objetivos em um mercado competitivo. Além disso, o gestor que realiza um trabalho eficiente monitora, avalia e controla continuamente todos os procedimentos da empresa para assegurar o uso efetivo dos recursos.
Os gerentes comerciais são responsáveis pela organização das funções e responsabilidades dos colaboradores, as quais são predefinidas de acordo com estruturas da empresa. As operações tecnológicas ajudam a simplificar os trabalhos e funcionam como um elemento-chave da gestão comercial.
Como funciona o curso tecnólogo de Gestão Comercial?
Essa é uma modalidade de graduação que, embora tenha semelhanças com o bacharelado em Administração, se diferencia dele em diversos aspectos.
Enquanto o bacharelado em Administração aborda de forma mais ampla os fundamentos teóricos e práticos da gestão empresarial, o curso tecnólogo de Gestão Comercial tem um foco mais específico no segmento comercial. Ele prepara os alunos para atuarem de forma estratégica na área de vendas, marketing, negociação, distribuição, e outras atividades relacionadas ao comércio.
A formação tecnológica tem uma duração média mais curta, geralmente em torno de 2 anos, e tem uma abordagem mais prática, voltada para as demandas do mercado e do setor comercial.
Os estudantes do curso tecnólogo de Gestão Comercial adquirem conhecimentos especializados e habilidades específicas para lidar com os desafios do comércio, desenvolvendo competências para gerenciar equipes, planejar estratégias comerciais e alcançar resultados de forma eficiente. Portanto, o curso tecnólogo de Gestão Comercial é uma excelente opção para aqueles que desejam uma formação rápida, focada e direcionada para a área comercial.
Grade curricular
As disciplinas estudadas ao longo do curso preparam os futuros gestores para assumirem posições iniciais de gerenciamento ou supervisão em diversos ambientes de negócios. A grade conta com disciplinas relacionadas às ciências sociais aplicadas, fundamentais para quem deseja trabalhar na construção ou expansão de empresas.
Durante o curso, os alunos estudam matérias como:
- Administração por Categoria de Produtos;
- Administração do Varejo;
- Canais de Distribuição;
- Estoques.
Gestão Comercial EAD
A modalidade a distância do curso também oferece ao aluno uma preparação sólida para atuar em prestadoras de serviços, comércios, indústrias e organizações de todos os portes e setores da economia. Os estudantes aprendem a oferecer consultorias para o comércio em geral, incluindo lojas, ou têm a oportunidade de abrir o próprio negócio, atuar como representantes comerciais, definir pontos de venda e estabelecer preços.
O curso da modalidade EAD tem o mesmo valor que a graduação presencial ou semipresencial, e o diploma recebido ao final da graduação é reconhecido pelo MEC. Além disso, permite que o futuro gestor estude quando e onde quiser, usando seu celular ou computador. Os alunos têm acesso a:
- laboratórios virtuais;
- simuladores;
- aulas interativas;
- avaliações e trabalhos online.
Mensalidade
Caso você esteja interessado em fazer o curso tecnólogo Gestão Comercial na UNIFACS, saiba que é uma escolha certeira para aprimorar suas habilidades. As mensalidades da instituição são acessíveis e custam a partir de R$ 150,00. Não deixe de consultar as condições comerciais na sua região.
Formas de ingresso
Existem várias formas de ingressar no curso de Gestão Comercial, e certamente uma delas se encaixará em seu perfil. Veja algumas opções disponíveis na Universidade Salvador para iniciar sua jornada de estudos o mais breve possível!
Vestibular
Os alunos podem ingressar na UNIFACS por meio dessa avaliação, que é um método tradicional. O procedimento é virtual, bastando se inscrever no Portal do Candidato, realizar os testes e receber os resultados em casa. O agendamento da prova é feito pelo site oficial da universidade, onde você pode escolher o dia e horário desejados.
Ao agendar o horário, o candidato recebe um link por e-mail para iniciar a prova. Após responder às perguntas, o resultado é disponibilizado e já é possível fazer a matrícula pelo WhatsApp, com a ajuda dos profissionais de atendimento da UNIFACS. O processo de entrada é simplificado para que todos tenham a oportunidade de acessar cursos inovadores e atualizados.
Nota do Enem
Os candidatos também podem ingressar na UNIFACS utilizando a pontuação obtida no Enem e, assim, receber uma bolsa de estudos integral. Essa é uma opção muito utilizada por quem deseja ingressar em uma instituição de Ensino Superior, mas não tem recursos financeiros para pagar as mensalidades.
A universidade aceita os programas do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para se matricular, basta se inscrever no site da UNIFACS, preencher a ficha de inscrição com todos os dados solicitados e finalizar o processo agendando a matrícula.
Transferência externa
A transferência de outra instituição é uma alternativa para estudantes que desejam cursar Gestão Comercial na UNIFACS. Isso se aplica a alunos que já estão estudando em outra instituição e desejam mudar para a UNIFACS para continuar o Ensino Superior. Eles não perderão o que já cursaram, pois há a possibilidade de aproveitamento das disciplinas.
Para ingressar na UNIFACS por meio de transferência, o estudante de outra instituição passa por um processo completamente online. Tudo é realizado por meio do site, onde o aluno se inscreve na transferência externa, seleciona o curso de Gestão Comercial e envia os documentos solicitados. Em seguida, basta aguardar a análise e o resultado.
Quais são as vantagens de estudar na UNIFACS?
A UNIFACS é uma instituição renomada, que oferece o curso de Gestão Comercial. Seu currículo é focado no preparo de gestores para o gerenciamento de negócios de diferentes portes, desde pequenas empresas até grandes corporações.
A formação proporciona aos alunos a capacidade de realizar análises técnicas e financeiras, transações comerciais, compreender o comportamento do consumidor, trabalhar com publicidade, direcionar marcas e muito mais.
A seguir, apresentaremos os principais benefícios oferecidos pela UNIFACS aos estudantes que escolhem realizar o curso de Gestão Comercial ou outras opções disponíveis!
Alta qualidade
A UNIFACS é conhecida por sua inovação e se compromete em oferecer ensino de altíssima qualidade, utilizando métodos que facilitam a aprendizagem e formam gestores globais. Com mais de 50 anos de atuação, a universidade está empenhada em antecipar as tendências do mercado, ampliando a visão desses profissionais.
Tradição
Fundada em 1972 e ampliada em 1980, a UNIFACS é uma instituição de tradição que se destaca como a melhor parceira para o crescimento profissional. Graças à sua internacionalidade, compromisso com o desenvolvimento regional e competência, recebeu o credenciamento junto ao MEC em 1997 e foi recredenciada em 2017 com a nota máxima.
Inovação contínua
Os alunos que optam pelo curso de Gestão Comercial EAD da UNIFACS têm acesso a uma infraestrutura moderna e a padrões educacionais atualizados. Os professores são experientes e capacitados para estabelecer uma conexão profunda dos estudantes com o mercado de trabalho. Dessa forma, os futuros gestores têm a confiança de que estão estudando para garantir um futuro promissor.
Infraestrutura aprimorada e reconhecimento
A UNIFACS conta com uma estrutura ampla e eficaz, que inclui bibliotecas físicas e online, laboratórios e salas de aula que seguem padrões internacionais. Por meio de investimentos contínuos e constantes em tecnologia e da oferta de ensino de qualidade, a universidade alcançou notas máximas na maioria dos cursos oferecidos aos alunos, além de obter destaque nas avaliações do MEC.
Em conclusão, o curso de Gestão Comercial da Universidade Salvador é uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam se destacar no mercado e alcançar o sucesso profissional. Com uma formação de alta qualidade, baseada em inovação e tradição, os estudantes têm acesso a uma infraestrutura moderna, corpo docente capacitado e uma abordagem dinâmica que os prepara para os desafios do mundo dos negócios.
Além disso, a universidade oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades gerenciais, formação de redes de contatos e aquisição de conhecimentos técnicos e práticos indispensáveis para atuar no campo comercial. Seja para atualizar seus conhecimentos, ampliar suas oportunidades de carreira ou liderar equipes com excelência, o curso de Gestão Comercial da UNIFACS é uma escolha inteligente e promissora.
Deseja obter mais informações sobre essa formação? Acesse a página do curso tecnólogo de Gestão Comercial!