Conteúdos
Crescer profissionalmente é um objetivo importante e muito válido, almejado principalmente por quem gosta do que faz. É de conhecimento geral que isso exige estudo, dedicação e o desenvolvimento de certas habilidades e competências, entre outros fatores.
Delinear esse trajeto de forma mais detalhada, no entanto, é fundamental para entender, de fato, o que fazer para crescer profissionalmente. Confira, a seguir, 5 dicas para transformar isso em realidade!
1. Estabeleça objetivos e metas
É fundamental parar, refletir e se planejar. Assim, você consegue ter uma visão mais nítida daquilo que pretende conquistar, o que favorece a organização para os próximos passos.
Além do mais, estabelecer propósitos não só ajuda a delimitar o que você deseja, como permite direcionar, de forma mais inteligente, tempo, dinheiro e esforço para alcançar isso. Assim, você pode evitar dispersões. Essa é, também, uma oportunidade de evitar assumir tarefas, cargos ou funções que não contribuirão para o que é almejado. Basicamente, estabelecer objetivos e metas define um norte para se chegar ao lugar desejado.
Essas metas e objetivos não precisam ser rígidos. Na verdade, é interessante estabelecer propósitos com certo nível de flexibilidade para, se necessário, alterá-los ao longo do caminho. Inclusive, é importante revisar o que você definiu de tempos em tempos, para avaliar quais fases ou metas foram alcançadas ou quais precisam de mudanças. Assim, é possível direcionar recursos de maneira mais proveitosa.
Outro ponto interessante é que há empresas que procuram profissionais que têm como foco prosperar dentro delas. Nesse caso, é possível experimentar incluir no campo “objetivo”, do currículo, “crescer profissionalmente”. Dessa forma, fica claro que você pretende, verdadeiramente, contribuir para o crescimento da organização e construir uma carreira sólida dentro dela.
2. Conheça o mercado
Esse é um aspecto fundamental para identificar tanto oportunidades como riscos, além de construir uma boa rede de contatos. Afinal, como crescer profissionalmente sem conhecer o mercado no qual você atua ou pretende atuar. E em que quer construir uma carreira de sucesso?
Nesse sentido, é fundamental entender:
- quem os principais agentes do setor;
- quais as profissões direta e indiretamente ligadas à área de atuação;
- quais os riscos e potenciais envolvidos no mercado em questão;
- como é a legislação voltada para o setor e quais os efeitos dela sobre as atividades;
- quais as carreiras mais promissoras no segmento;
- como as médias salariais do setor, bem como demais aspectos ligados à remuneração;
- como é a carga de trabalho e que atribuições os melhores cargos desse mercado têm;
- quanto tempo, em média, demora para se chegar aos postos mais desejados;
- quais as empresas que fazem parte desse ecossistema e nas quais você pode atuar.
Em relação às empresas em que se tem interesse em atuar, é importante conhecer a cultura, os valores e objetivos de cada uma. Isso serve para entender quais combinam com seu perfil. Além disso, leve em consideração que cada carreira da área ou hierarquia de cargos dentro de uma empresa pode ter o próprio caminho até os postos mais altos.
3. Veja o que os melhores estão fazendo
Crescer profissionalmente envolve alcançar boas posições e, a depender da carreira, cargos de liderança. Além disso, há profissionais que ganham renome e se destacam em ocupações autônomas, artísticas, de consultoria e de outros tipos de emprego. Isso inclui a área do empreendedorismo.
Essas funções costumam ser desempenhadas por trabalhadores de alto nível. Portanto, busque analisar o que eles fizeram e continuam a fazer para se tornar profissionais de excelência.
Assim, você pode aprender com essas atitudes, posturas e ações e, então, reproduzi-las em sua carreira. Isso pode envolver desde a adoção de bons hábitos até o desenvolvimento de habilidades específicas, que tragam vantagens competitivas. Enfim, buscar referências na sua área pode ajudar você a ter uma noção melhor do que precisa fazer para conseguir uma carreira bem-sucedida.
4. Foque em desenvolvimento contínuo
Atualmente, formações e cursos feitos de maneira isolada podem não ser suficientes para uma boa empregabilidade. Como muitas tecnologias e novidades vêm alterando a forma como trabalhos são feitos, bem como criando novos modelos de negócios, é preciso ter um desenvolvimento contínuo para acompanhá-las.
Em outras palavras, é preciso manter-se atualizado, estudando sempre e acompanhando tendências. Dessa forma, você se prepara para lidar com a dinamicidade do mercado de trabalho, o que favorece o crescimento profissional. O conhecimento obtido é capaz, até mesmo, de fazer com que você veja novas formas de trabalhar e áreas que tenham maior potencial.
Em suma, quanto mais conhecimento você tiver, mais ideias de como crescer profissionalmente pode colocar em prática. É possível realizar, por exemplo, uma nova graduação, oficinas ou até um intercâmbio que proporcione experiências profissionais em outro país. Além disso, uma pós-graduação também pode ser boa ideia. Isso nos leva à próxima dica!
5. Faça uma especialização
A pós-graduação ajuda você a crescer enquanto profissional e a decolar na carreira, seja na empresa em que já trabalha ou em novas oportunidades. Ao se especializar, você se torna um profissional capacitado para assumir cargos mais altos. Em funções de gestão, por exemplo. Além disso, você pode adquirir conhecimentos que vão ajudar a mudar de carreira se assim desejar.
Uma especialização permite, ainda, conhecer outros profissionais que buscam objetivos semelhantes aos seus, atuam em áreas correlatas ou têm uma vasta experiência no mercado. Isso significa uma boa chance de enriquecer sua rede de contatos profissionais. Por meio desses colegas, é possível conseguir vagas melhores e alinhadas às suas aspirações de carreira.
Colocar as dicas deste post em prática certamente vai ajudar você a crescer profissionalmente. Mas não fique apenas com elas. Pelo contrário, busque sempre novas orientações e estratégias para prosperar no mercado.
Tem interesse em fazer uma especialização ou outro tipo de pós? Entenda melhor o que é uma pós-graduação e como ela pode ajudar na sua carreira!