Como ter um perfil profissional no Instagram?

6 minutos para ler
Pessoa usando óculos de realidade virtual. Banner fala sobre a Semana de Computação & Humanas e chama para a inscrição. Informação textual: Futuro On Semana de computação & humanas Graduação EAD A partir de R$ 84,50 CUPOM: OFERTAESPECIAL INSCREVA-SE Condições especiais de 5 a 22/5 UNIFACS On-line

As redes sociais tornaram-se grandes vitrines para marcas e pequenos(as) empreendedores(as). Afinal, quando você busca ter visibilidade é fundamental que esteja online e tenha um perfil profissional no Instagram.

Por que estar online?

Estar na internet é importante porque é onde o seu público está, é um canal direto que você tem com ele. De acordo com o Digital Global Overview Report, relatório anual da Hootsuite que mede o comportamento e números de pessoas conectadas, são mais de 4 bilhões online.

Ele diz que em 2021, os internautas passam em média 7 horas por dia navegando pela internet. Não importa se você vende um serviço ou quer se promover: é importante ter um espaço reservado para isso que vá além do Linkedin, ferramenta que gerencia a sua identidade profissional.

Estar online traz diversos benefícios para sua imagem profissional e marca, confira alguns deles abaixo.

Credibilidade

Ter um perfil profissional no Instagram é uma forma de transmitir credibilidade no seu serviço. A ferramenta é uma rede que possui várias funcionalidades e você tem um espaço mais livre para postar seu conteúdo e mostrar seu potencial. Nesse sentindo, é um portfólio na hora de arranjar o estágio ou seu emprego dos sonhos.

Ponte com seus clientes

Relacionamento com o cliente é muito importante. Sendo assim, ter um perfil profissional faz com que clientes e clientes potenciais possam entrar em contato, deixar elogios e sugestões. É um canal que você tem relacionamento direto com essas pessoas, o que faz ganhar confiança e criar um relacionamento fortificado.

Visibilidade

Quando alguém procura por um serviço a internet é uma das primeiras fontes de pesquisa. Então, tenho um perfil profissional no Instagram faz com que você fique visível para mais pessoas, sendo assim, empresas.

Como ter um perfil profissional no Instagram?

Para ter um perfil profissional no Instagram, é necessário criar ou mudar sua conta de ‘’pessoal’’ para ‘’comercial’’. Para isso, é só acessar as configurações do seu perfil e clicar em ‘’conta’’. Assim, aparecerá a opção ‘’Mudar para o Perfil comercial’’ e aparecerá ferramentas de negócios que você pode usar.

Para isso acontecer, é preciso ter um perfil público e não privado. Afinal, a intenção é mostrar o seu trabalho para mais pessoas.

Com isso, você poderá adicionar detalhes profissionais na sua biografia e escolher a categoria do seu perfil, como por exemplo gastronomia, saúde, entre outras. Você poderá alterar isso quando quiser, então não precisa ser definitivo de primeira.

Você pode ver a explicação oficial no link abaixo para explicar essa funcionalidade da ferramenta, entre outras informações.

Configurar uma conta empresarial no Instagram | Central de Ajuda do Facebook para Empresas

Com um perfil comercial você poderá acessar dados como o alcance, impressões, cliques, número de usuários que salvaram um post seu, gênero, idade, país, cidade dos seus seguidores e muito mais.

Essa é uma oportunidade para mostrar seu lado profissional para as pessoas e até montar um portfólio com seus melhores trabalhos da universidade ou estágio.

O que postar em um Instagram profissional?

O conteúdo para postar em um Instagram profissional pode ser variado, seguem abaixo algumas ideias para bombar o seu perfil.

  • Trabalhos desenvolvidos por você

Faça com que o Instagram seja uma vitrine do seu lado profissional, sendo assim, compartilhe trabalhos que você fez e sejam interessantes, podendo servir de inspiração para sua área

  • Sugestão de livros, filmes e documentários

Aprender vai além das aulas na universidade, por isso esse tipo de conteúdo é uma oportunidade para seus seguidores conhecerem mais sobre sua área e trocarem sugestões.

  • Backstage de como funciona sua vida profissional

Caso você tenha conseguido um estágio na área, é interessante mostrar um pouco como ele funciona. Assim, outras pessoas podem ver como é o cotidiano de alguém que trabalha na sua carreira.

  • Dia a Dia na Universidade

Escolher o curso que você faz na universidade é uma tarefa, muitas vezes, difícil. Por isso, use seu Instagram para mostrar as aulas e como é a rotina de um(a) universitário(a). Assim como você, outras pessoas podem estar com dúvida sobre o que é viver a experiência que a graduação traz.

  • Faça lives

É interessante montar um calendário de lives com pessoas que gostam do mesmo assunto que você. Assim, vocês trocam experiências sobre as áreas e conhecem pessoas que amam a mesma profissão. Uma oportunidade diferente de fazer networking.

Sendo assim, depois de todas essas dicas, você aprendeu o porquê ter uma conta profissional no Instagram faz diferença. Portanto, prepare seus melhores trabalhos e comece a se divulgar.

Clique aqui e saiba por que você tem que fazer um perfil profissional no Instagram, agora mesmo!

Mas, agora que você já sabe de tudo que é interessante fazer para ter um perfil profissional no Instagram, que tal ver o que não se deve fazer? Confira abaixo algumas dicas!

  • Rotina familiar

Ao ter um Instagram profissional, o objetivo é mostrar a rotina da sua carreira. Afinal, se você quer atingir clientes, parceiros e futuros companheiros(as) de profissão, eles estarão mais interessados em buscar informações e dicas sobre a sua carreira do que saber para onde você foi no sábado à noite. Portanto, deixe para postar sobre sua intimidade no seu perfil pessoal.

  • Visões políticas

A não ser que o seu canal tenha finalidade para isso e você tenha interesse e expertise sobre o assunto, evite falar sobre política. Infelizmente na internet existem ‘julgadores’ sobre tudo, se o seu canal não for aberto para discussão, falar sobre o tema pode não ser uma boa ideia.

Toda opinião política que você falar no seu perfil profissional, será transmitida a imagem da sua empresa. Portanto, é um tema arriscado, ao mesmo tempo que você pode provocar empatia, você pode gerar uma grande discussão dos seus opositores. Então, atenção!

  • Não dar créditos

Se você postar o trabalho profissional de outros(as) colegas, não esqueça de dar os créditos. Copiar é crime!

  • Identidade

Todo perfil profissional tem que ter uma identidade que deve ser seguida. Então, não poste conteúdos que não tenham relação com sua vida profissional, como memes engraçados ou imagens e vídeos que não tenham ligação.

Nesse sentido, o mundo está na internet e bons(as) profissionais e/ou estudantes, como você, devem ser vistos(as). Então, mantenha-se de cabeça erguida para novas oportunidades e lembre-se de sempre estar atualizado(a) sobre as possibilidades de melhorar o seu desempenho e imagem profissional.

Como montar um currículo de sucesso

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário