Conteúdos
Por ser um momento decisivo em qualquer seleção de vaga, muita gente se questiona como se comportar em uma entrevista de emprego. Afinal, há vários tipos de deslizes que podem não só afetar a sua imagem, mas também, comprometer as chances de contratação, não é mesmo?
É por isso que se preparar para essa situação, seja ela presencial ou remota, é tão importante para ser bem avaliado pelo departamento de recursos humanos. É para ajudar nessa missão que reunimos algumas dicas bastante úteis no planejamento pré-entrevista. Confira!
Não se atrase
Não importa se é uma entrevista de estágio, trainee, trabalho por temporada ou emprego CLT: nunca chegue atrasado para o encontro com os recrutadores. Isso vai prejudicar (e muito) a forma como eles avaliam seu desempenho.
Afinal de contas, você estará demonstrando por A + B que não consegue se programar e se organizar quanto ao tempo para compromissos. Ou seja, um indicativo de como será sua postura dentro da empresa, caso seja contratado. Complicado, não é mesmo?
Portanto, planeje-se com antecedência (de duas horas, pelo menos) para sair de casa e chegar ao local no horário combinado. Caso a entrevista seja online, acesse de antemão a plataforma na qual vai ocorrer a videochamada e faça alguns testes de áudio e imagem para garantir que está tudo ok.
Se possível, recarregue seu celular com um pacote de dados acima de 1GB ou renove o seu pacote de internet móvel e deixe-o por perto. Assim, caso o WiFi caia, você não precisa passar sufoco. Basta rotear a internet do aparelho e retomar a conexão.
“E se houver um imprevisto? Como devo agir?”, você deve estar se questionando. Se surgir um contratempo que não dê para resolver, mantenha a calma. Por mais que tomemos precauções, situações assim podem ocorrer com todo mundo.
O ideal é que você entre em contato com o recrutador, preferencialmente, por telefone, e explique o contexto do imprevisto o mais breve possível. Acredite: a maioria dos RHs vai ser compreensível e levar em consideração a sua proatividade de comunicá-los, remarcando o encontro.
Capriche no modelito
Uma dúvida comum envolvendo seleções é como se vestir para uma entrevista de emprego, já que ninguém quer pecar por exagero ou pela falta de bom gosto. Por isso, a regra é simples: vista-se de maneira formal, com peças de cor neutra e sem estampas. Além disso, fuja de acessórios com visual festivo, maquiagem excessiva e penteados chamativos.
Aqui vai uma dica extra: não é porque a entrevista é remota que você deve focar apenas a peça da cintura para cima, como uma camisa ou blazer, e esquecer da parte de baixo. Para evitar pagar mico ou passar por uma situação constrangedora, lembre-se que você pode acabar se levantando antes, durante ou depois da reunião, enquanto a câmera está ligada! Por isso, arrume-se da mesma maneira que faria para uma entrevista presencial, ok?
Prepare-se para as principais perguntas
Você se preocupa em sofrer com nervosismo, não conseguir ter objetividade ou que dê aquele branco do nada na hora de responder? Então, prepare-se para as perguntas do RH. Embora não exista um roteiro único para esse momento, as questões feitas costumam girar em torno de cinco pontos principais:
- quem é você;
- qual a sua formação;
- qual a sua experiência no mercado de trabalho;
- quais as suas expectativas para a carreira;
- o que você busca em um emprego (e na empresa que o oferece).
Portanto, dá para treinar não só as respostas, mas também, o tempo que você leva para dá-las e a clareza que consegue oferecer. Acredite: isso será muito útil para ajudar a manter a calma!
Tenha sinceridade durante a entrevista
Se você quer saber como se sair bem em uma entrevista de emprego, dê atenção a esta dica: use sinceridade durante a seleção. Não caia na tentação de inventar coisas, distorcer informações ou contar vantagem sobre experiências pessoais, acadêmicas e profissionais.
Tenha em mente que você pode facilmente se contradizer, ou pior: passar por um teste por conta de algo que mencionou fazer ou ter conhecimento. Por exemplo, podem pedir para usar algum software, fazer uma prova ou conversar com alguém em um idioma estrangeiro.
Se você mente sobre um curso livre, um projeto de extensão ou uma graduação/pós-graduação, podem pedir a comprovação da finalização deles por meio de certificados ou diplomas.
Além disso, é preciso considerar que a equipe de recursos humanos de uma empresa é capaz de entrar em contato com a de outra sem dificuldades. Ou seja, é fácil confirmar se você trabalhou onde diz ter atuado, se realmente assumiu as atividades que alega e o motivo do seu desligamento.
Monitore a sua linguagem corporal
Outra dica importante sobre como se comportar em uma entrevista de emprego é o cuidado com a sua linguagem corporal. Isso porque tiques nervosos (como balançar freneticamente as pernas ou roer as unhas) deixam transparecer a sua ansiedade.
Em muitos casos, ainda vão além, pois transmitem a sensação de insegurança e falta de preparo para o encontro com os profissionais responsáveis pela seleção. Por essa razão, dê atenção a como você se expressa enquanto fala.
Treinar respostas diante do espelho, por exemplo, é uma boa forma de avaliar se a comunicação verbal está alinhada com a comunicação corporal. Lembrando que, se sua entrevista for virtual, é interessante ajustar essa tática.
Uma sugestão é gravar a si mesmo, em vez de treinar diante do espelho. Dessa forma, você tem como observar suas expressões faciais e o movimento das mãos.
Estude antecipadamente a empresa
Por último, conheça bem a empresa que está realizando o processo seletivo. Lembre-se de que não só os recrutadores, como os gestores do departamento que estão contratando gostam de avaliar o quanto você sabe sobre ela. Isso inclui, por exemplo:
- políticas de diversidade no ambiente de trabalho;
- locais de atuação da companhia e o público dela;
- causas sociais que ela apoia publicamente;
- tipo de produto e/ou serviço que a organização realiza;
- concorrentes que a empresa tem e os diferenciais entre eles;
- prêmios e reconhecimentos que ela recebeu ao longo do tempo.
Quanto mais informação tiver, mais pontos você receberá. Sem mencionar, é claro, que se tornará mais fácil responder perguntas que envolvem a empresa e a sua carreira.
Agora que você já sabe como se comportar em uma entrevista de emprego, faça uso das nossas dicas para mandar ver nas seleções. Aproveite e já vá praticando interação profissional a partir do networking na universidade. Assim, você vai perdendo a tensão e a ansiedade em se apresentar, falar sobre diferenciais, experiência e desejos que tiver para o futuro.
E já que estamos falando sobre oportunidade no mercado de trabalho, aproveite para conhecer as soft skills essenciais para o seu sucesso profissional!