Conteúdos
Saber como montar um currículo atraente vai fazer a diferença para conseguir ou não uma boa oportunidade de emprego. É por esse motivo que vale a pena aproveitar algumas dicas para estruturar o seu documento e fazer uma boa apresentação do seu perfil profissional.
O currículo é a primeira oportunidade de mostrar o seu potencial para um recrutador na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Sendo assim, quanto mais você se destacar, maiores as suas chances.
É por isso que queremos ajudar você a caprichar na construção do currículo! Neste post, trouxemos algumas dicas para apresentar o seu diferencial e conquistar uma boa vaga de emprego. Acompanhe e saiba mais!
Por que é importante ter um bom currículo?
O currículo é o primeiro contato que os recrutadores têm com o seu perfil. Sendo assim, é a primeira impressão que você passa durante o processo seletivo para uma oportunidade de emprego. Quanto melhor a imagem passada, maiores as chances de conseguir a vaga.
E isso é possível ao construir um bom currículo! Isto é, incluir as informações básicas, destacar o seu perfil dos outros candidatos e entregar detalhes que atraiam a atenção dos recrutadores.
Qual é a estrutura ideal de um currículo?
Sabemos que montar um bom currículo não é uma tarefa fácil. No entanto, você pode começar pelo básico: acertar na estrutura. A seguir, veja o que deve estar presente no seu documento:
- cabeçalho — nome completo e dados de contato;
- resumo profissional — breve descrição da formação, habilidades e experiências;
- experiências profissionais;
- formação profissional;
- informações extras — soft skills, idioma estrangeiro, intercâmbios, publicações, prêmios, entre outros.
Vale destacar que essa é a estrutura de um currículo cronológico. Existem diversos outros modelos que você pode seguir. Para escolher o tipo correto, é preciso considerar a vaga de emprego à qual está se candidatando.
Quais informações devem conter em um currículo?
Que tal entender melhor o que colocar no seu currículo e onde inserir cada informação estrategicamente? Separamos dicas para ajudar você nesse processo. Veja só o que deve estar lá!
Área de atuação
No cabeçalho e na sua descrição profissional é interessante que esteja clara qual é a sua área de atuação. Se esse é o seu primeiro emprego, tente descrever o seu nicho de interesse e veja se é compatível com a vaga para a qual está se inscrevendo.
Assim, logo de início, os recrutadores conseguem identificar se o seu perfil está compatível com o que estão procurando para a vaga de emprego. Quando essa informação não é adicionada, há grandes chances de descartarem o seu perfil antes de lerem todo o currículo.
Qualificações
As suas qualificações profissionais, na maioria das vezes, são o principal ponto de atração. É por isso que é interessante colocá-las na parte das informações extras, já que nesse espaço você pode descrever melhor as suas principais habilidades e competências.
No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar com uma lista muito grande. Informe as suas qualificações que mais se destacam e evite fugir do senso comum. Detalhes como fluência em inglês, experiência com pesquisa acadêmica, atividades prévias com planejamento estratégico e vivência em determinada área de atuação são os que mais interessam aos recrutadores.
Formação
A sua formação é o principal diferencial. Afinal, é por meio dos estudos que você obtém o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar em determinada área. Desse modo, informe o curso principal, a instituição de ensino e o ano de conclusão de curso.
Caso você tenha mais de uma formação, foque na que mais está de acordo com a área de atuação atual. Além disso, caso você tenha pós-graduação em andamento ou concluída, não deixe de incluir essa informação.
Experiência profissional
A experiência profissional também faz a diferença no currículo e costuma ser uma das informações favoritas dos recrutadores. O ideal é listar as suas atuações profissionais das mais recentes para as mais antigas.
Caso você tenha trabalhado anteriormente, dê preferência para aquelas mais relevantes para a sua formação. Por outro lado, se você ainda não entrou no mercado de trabalho, inclua as atividades de extensão universitária, voluntariado, entre outras vivências acadêmicas que contribuíram para conhecer melhor a atuação profissional.
O que evitar na hora de montar o currículo?
Além de saber o que incluir no currículo, é preciso ter em mente o que evitar no documento. Assim, você foge de erros que podem comprometer a sua imagem com os recrutadores. Confira como fazer isso!
Informações irrelevantes
Dados irrelevantes, além de serem desagradáveis, poluem o currículo e podem comprometer a sua imagem. Por esse motivo, tente evitar informações generalizadas, sejam sobre as habilidades ou sobre a vida pessoal, e foque naquilo que realmente pode agregar ao seu perfil profissional.
Quer uma dica? Quando descrever as qualificações profissionais, fuja de frases clichês, como “pontualidade, organização e dedicação”. Além disso, sobre a sua vida pessoal, de início, são necessários apenas o nome e as informações de contato.
Excesso de detalhes
O mesmo vale para o excesso de detalhes. O currículo precisa ser sucinto e oferecer um ótimo resumo do profissional que você é. Sendo assim, deixe para explicar sobre as suas habilidades e experiências nas outras etapas do processo seletivo, como nas entrevistas, e mantenha o foco nas informações relevantes.
Pretensão salarial
Apesar de muitas pessoas acharem que a pretensão salarial é relevante no currículo, essa é uma informação que pode comprometer o seu perfil. Afinal, é um detalhe que precisa ser discutido diretamente com os recrutadores ou com os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos da organização.
Como uma boa graduação pode agregar ao currículo?
Investir na educação é sempre uma ótima estratégia para construir uma carreira de sucesso. Ao ter uma boa graduação, o seu currículo fica completo e mais atraente. Afinal, indica que você tem competências e conhecimentos relevantes para atuar em determinado nicho do mercado.
Inclusive, agregar ao currículo uma graduação de qualidade pode compensar muito para os profissionais que ainda não têm vivência no mercado. Afinal, é possível adquirir ótimas experiências na faculdade que ajudam a se preparar para a atuação em determinados setores.
Agora que você já sabe como montar um currículo que chama a atenção dos recrutadores e entende a importância da educação para conseguir uma boa colocação no mercado, é hora de colocar em prática as nossas dicas. Lembre-se de que a qualidade do conteúdo é o mais relevante para conquistar ótimas oportunidades. Portanto, capriche na apresentação e vá em busca do seu sucesso profissional.
Gostou deste post? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais para ver mais dicas. Estamos no Instagram, Facebook e no YouTube!