Conteúdos
Você tem dúvidas de como escolher uma pós-graduação? Então, saiba que muitas pessoas compartilham desse mesmo dilema, inclusive, aquelas que sempre souberam qual curso superior gostariam de fazer.
Isso acontece porque, na especialização, existem diversos caminhos que podem ser seguidos. Por esse motivo, é comum ver alunos se sentindo um tanto perdidos na hora de fazer a escolha da continuação nos estudos.
Contudo, o investimento em educação traz ótimos retornos para a carreira, como melhores salários, mais oportunidades de emprego e reconhecimento profissional. Assim, vale muito a pena escolher um curso de pós-graduação que tenha a ver com você.
É justamente esse o nosso intuito com este post. A seguir, confira 5 dicas que vão ajudar a decidir no que se especializar e impulsionar a carreira!
1. Saiba quais são os seus objetivos profissionais
O que você espera alcançar com o trabalho? Essa é uma das primeiras questões que devem ser feitas ao fazer o planejamento da carreira. Afinal, é por meio dela que é possível definir metas para a vida profissional.
Desse modo, tire um tempo para estabelecer os principais objetivos de carreira. Pense também nos seus maiores sonhos pessoais, a fim de que uma área complemente a outra.
A partir disso, será muito mais fácil identificar as opções de pós-graduação que coincidem com os principais propósitos que você definiu para a vida profissional. Inclusive, é possível selecionar aquelas que vão direcionar para o caminho esperado, oferecendo mais oportunidades na área de interesse.
2. Entenda os modelos de pós-graduação
Assim como existem diferentes tipos de graduação, como o bacharelado, a licenciatura e o tecnólogo, há também formas distintas de fazer um curso de pós-graduação. Para isso, entenda melhor as duas principais categorias.
Stricto sensu
Se a carreira acadêmica é o que mais chama sua atenção, então, você provavelmente vai gostar de conhecer as pós de tipo stricto sensu. A ênfase desse modelo é a formação de docentes do Ensino Superior e de pesquisadores científicos.
Um dos cursos de pós-graduação stricto sensu é o mestrado. Com duração média de dois anos, esse programa oferece o título de mestre ao aluno que obter a aprovação da dissertação.
Além disso, existe o doutorado. Em ambos, as atividades alternam entre aulas teóricas, práticas e pesquisa científica. No entanto, ao final dessa pós, os estudantes precisam entregar uma tese.
Lato sensu
Do outro lado, existem os cursos de pós-graduação voltados para a preparação no mercado de trabalho, que permitem se aprofundar em assuntos vistos ao longo da graduação. Esses são chamados de lato sensu e se dividem entre especialização e MBA.
A maior parte das pós que você ouve falar pertencem à categoria de especialização. Dentro desse modelo de curso, é possível ter acesso a uma enorme diversidade de opções, que devem ser escolhidas de acordo com a graduação realizada.
Por exemplo, para quem é da área da Tecnologia e tem interesse em entender melhor as tendências, como Inteligência Artificial e Cloud Computing, existem diversos cursos para se especializar e ter um maior aprofundamento nos temas.
Já para os profissionais formados no segmento dos Negócios, há também a alternativa de seguir um Master of Business Administration (MBA). Esse é um modelo de pós-graduação voltado para a especialização de gestores, executivos e profissionais administrativos.
3. Veja o impacto que o curso terá na sua carreira
Outro ponto muito importante para saber como escolher uma pós-graduação é considerar os resultados que esse investimento pode trazer para a sua carreira. Em algumas áreas de atuação, um tipo de curso pode ter maior peso que outro.
Utilizando o exemplo dos profissionais do nicho dos Negócios, o MBA favorece muito mais quem almeja os cargos altos de um ambiente de trabalho, principalmente, em empresas de grande porte.
Já uma especialização lato sensu em uma das áreas da Psicologia permite fazer atendimentos em determinados segmentos ou, até mesmo, seguir novos rumos profissionais, sem ser apenas na parte clínica.
Isso vale, também, para quem está em busca de uma transição de carreira. Apresentar uma pós-graduação no novo campo de interesse traz um forte impacto e aumenta as suas chances na nova jornada.
4. Estude o mercado atual e reconheça tendências
O mercado também pesa bastante na escolha do curso da pós-graduação. Apostar em áreas em alta, por exemplo, faz uma grande diferença no que diz respeito ao acesso a melhores oportunidades de emprego.
Para isso, é necessário fazer pesquisas sobre o nicho de atuação que chama a sua atenção. Isso permite identificar as tendências e ter mais informações para saber em que apostar no momento.
Sem contar que estudar bastante o mercado, antes de entrar nele, de fato, oferece a oportunidade de planejar melhor a carreira. Afinal, é possível conhecer os salários da área, as habilidades mais procuradas, tal como o que faz com que um profissional alcance o destaque.
5. Aposte na pós-graduação EAD
O ensino a distância (EAD) é capaz de oferecer uma série de vantagens aos estudantes, também no caso de quem está pensando em fazer uma pós-graduação. Isso porque, por meio da educação digital, é possível organizar melhor a rotina para conciliar trabalho e estudo.
Esse benefício traz mais motivação para que não desistam da formação e sigam investindo na educação. Outra vantagem, além da flexibilidade de horários, é a economia. Os cursos EAD apresentam mensalidades mais acessíveis e oferecem uma ótima redução de despesas com transporte e outros gastos.
Sem contar a praticidade de aprender em qualquer lugar, deixando de lado as barreiras geográficas. Esse é um benefício muito apreciado por quem não tem rotinas fixas, ou que gosta de ter mais autonomia nos estudos.
Viu só como escolher uma pós-graduação é totalmente possível? Tudo o que você precisa é de um tempo para refletir sobre esses principais pontos e, assim, encontrar as opções que permitam um bom crescimento pessoal e profissional. Além disso, lembre-se sempre de apostar em uma boa instituição de ensino para aproveitar, ao máximo, tudo o que o curso pode oferecer.
Gostou deste post? Quer continuar vendo dicas de carreira? Então, baixe agora mesmo o nosso guia sobre as soft skills mais importantes do mercado!