Conteúdos
Fazer um curso superior com suporte financeiro faz toda a diferença. Assim, é possível se dedicar ao aprendizado com menos preocupações e mais segurança nas finanças. É nesse contexto que conseguir uma bolsa de estudo para graduação pode ser muito útil para o desempenho acadêmico.
Afinal, esse benefício pode ajudar a lidar com mais facilidade com um dos principais gastos com a faculdade: a mensalidade. Normalmente, uma bolsa de estudo garante um desconto no valor a ser pago por mês, podendo chegar à redução de até 100% do valor.
Quer saber o que fazer para ter essa oportunidade durante o Ensino Superior? Acompanhe este post e saiba tudo sobre a bolsa educacional!
Quais são as opções de bolsa para a faculdade?
Para começar, vale a pena destacar que existem diferentes caminhos de ajuda com os custos da faculdade. Essa iniciativa pode partir de um órgão do Governo Federal, de uma empresa privada ou, até mesmo, da própria instituição de ensino.
Saber que existem diversas alternativas também oferece mais segurança para fazer o planejamento financeiro para a faculdade e identificar as opções que mais combinam com a situação. A seguir, confira os tipos de bolsa educacional que você pode solicitar!
Bolsa por mérito
Há uma maneira interessante de aproveitar o desempenho no Enem para ajudar nos custos dos estudos. Esse é um programa que garante descontos de até 100% na mensalidade para os alunos da graduação de qualquer instituição do ecossistema Ânima. Para isso, é preciso utilizar a nota do exame como forma de ingresso no curso.
Todo aluno que obtiver, no mínimo, 450 pontos no Enem e não zerar a redação, estará apto para concorrer às bolsas por mérito. Além disso, quanto maior for a pontuação obtida na avaliação, maiores também serão os descontos. Para ter acesso a esse benefício, basta acessar este link, clicar em “Cursar uma faculdade”, selecionar “Usar minha nota do Enem” e preencher seus dados.
ProUni
O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Ministério da Educação voltada para os alunos do Ensino Superior. Por meio do ProUni, é possível conseguir bolsas integrais ou parciais em uma instituição, seja para um curso presencial, seja para o EAD.
Para participar da seleção de alunos e receber as bolsas do ProUni, é necessário realizar a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter pontuação média acima de 450 pontos, sem zerar a redação. Além disso, é preciso atender a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:
- ter feito o Ensino Médio inteiramente em uma escola da rede pública ou ter recebido bolsa integral em um colégio particular;
- ser Pessoa com Deficiência (PcD);
- atuar como professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas em um curso de licenciatura.
Para se candidatar às bolsas parciais (50%), é preciso ter renda familiar bruta de até três salários mínimos per capita. Por outro lado, se tem interesse nas bolsas integrais, a soma da renda mensal da família deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
Bolsa da própria instituição
Outra opção clássica é a oferecida pela própria universidade. Aqui, os critérios também variam de faculdade para faculdade. O mesmo vale para o máximo de desconto oferecido na mensalidade.
É válido destacar que algumas instituições de ensino usam a nota do Enem ou do vestibular próprio para a seleção dos candidatos às bolsas. Outras, podem priorizar a renda mensal familiar dos alunos como fator de análise para conceder o benefício.
O importante, mesmo, é procurar esse tipo de informação no site institucional, ou entrar em contato diretamente com a instituição de ensino para saber os programas de bolsa que estão disponíveis para os alunos. Você pode entrar em contato com a Unifacs via whatsapp, para ter mais informações sobre as bolsas que oferecemos.
Empresas privadas
Existem algumas organizações que oferecem como recurso aos colaboradores e familiares o acesso a bolsa de estudo para graduação. Trata-se de um incentivo à educação e capacitação profissional.
Os critérios para participar desse tipo de programa variam de empresa para empresa, assim como as instituições de ensino afiliadas. Desse modo, é necessário consultar se o lugar em que você ou seus familiares de primeiro grau, como mãe ou pai, trabalham oferece esse benefício profissional.
Iniciação Científica
Participar de um desses projetos também pode ajudar com os custos da graduação. Nesse caso, o aluno não recebe um desconto na mensalidade, mas pode receber determinado valor de bolsa-auxílio.
Uma Iniciação Científica é um tipo de atividade extracurricular que ajuda a ter os primeiros contatos com a pesquisa acadêmica. É possível desenvolver um projeto, com a orientação de um professor da instituição, e atuar por alguns meses nas tarefas programadas, que variam de acordo com a área e o objetivo de estudo.
O que você precisa saber é que para realizar uma IC, é preciso dedicar algumas horas semanais. Como forma de recompensa a esse tempo aplicado exclusivamente nas atividades, a instituição de ensino ou um órgão de fomento à pesquisa pode conceder uma bolsa ao aluno, desde que atenda aos requisitos do edital vigente de Iniciação Científica.
Como conseguir desconto na graduação?
O primeiro passo para obter a redução no valor da mensalidade é descobrir os programas que a instituição de ensino de interesse participa ou disponibiliza aos alunos. Dessa maneira, é possível investigar os requisitos para participar de cada um dos processos para conseguir uma bolsa.
Além disso, vale a pena levar em consideração que diversas opções de desconto na graduação envolvem a nota do Enem. Por conta disso, se não realizou o exame no último ano, prepare-se para fazer essa avaliação e ter uma boa pontuação.
Depois de conhecer todas as opções que estão disponíveis, analise os requisitos de cada uma delas e veja se os atende. A partir disso, acompanhe os prazos de solicitação e reúna todos os documentos para se candidatar a uma bolsa de estudo para graduação.
Quais são os diferenciais da UNIFACS?
Sabia que aqui, na UNIFACS, há ainda mais oportunidades? Nosso objetivo é democratizar o acesso à educação de qualidade para o máximo de alunos possível. Por conta disso, contamos com as seguintes opções de bolsa:
- ProUni;
- Iniciação Científica;
- Educação Corporativa — concedendo o benefício para colaboradores de empresas parceiras;
- Bolsa Mérito Enem — com a nota do exame, é possível conseguir bolsas de até 100%;
- Mensalidade Garantida — programa que cobre algumas mensalidades dos alunos diante de diversos imprevistos;
Depois de saber o que fazer para conseguir uma bolsa de estudo para graduação, nada mais pode parar o seu futuro. Encontre a melhor opção e garanta um apoio para arcar com os custos dos estudos.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para receber as novidades da UNIFACS!