Conteúdos
Quem deseja seguir carreira em áreas competitivas do mercado de trabalho precisa se familiarizar desde cedo com as ferramentas mais usadas na rotina da futura profissão. O AutoCAD para a Arquitetura é um ótimo exemplo do que estamos querendo dizer.
Com mais de 40 anos de história, o AutoCAD é tão comum que é quase impossível encontrar um arquiteto que não o conheça. Quando foi lançado na década de 80, esse software revolucionou a maneira como os profissionais da área trabalham — e continua relevante até hoje!
Vamos explicar como o AutoCAD funciona e por que investir tempo em aprender a usar essa ferramenta pode ser um passo decisivo para o sucesso na Arquitetura. Continue a leitura!
O que é AutoCAD?
Os arquitetos passaram muito tempo dependendo de técnicas manuais para criar desenhos e documentar projetos. Mas, com o avanço da tecnologia, surgiram ferramentas para substituir as técnicas manuais.
O AutoCAD é um desses softwares, desenvolvido pela Autodesk para facilitar a criação e o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de Engenharia. Disponível desde 1982, a ferramenta evoluiu desde então para oferecer um ambiente digital completo e fácil de usar que facilita o desenvolvimento de desenhos técnicos.
Esse software é compatível com a maioria dos programas do mercado de Arquitetura ou Design, o que permite importar e exportar arquivos de forma simples. Outra característica do AutoCAD é a acessibilidade para diferentes usuários e ambientes de trabalho, pois ele é compatível com os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS.
Além da versão padrão do AutoCAD, que oferece um conjunto completo de ferramentas e funcionalidades, existe o AutoCAD LT, que é uma versão mais simplificada e com menor custo, focada em funcionalidades básicas de desenho. Para os estudantes, há uma versão do AutoCAD que fornece acesso gratuito ao software, o que permite que os novos profissionais se familiarizem com a ferramenta sem custo.
Como o AutoCAD é utilizado na Arquitetura?
Alguns softwares se tornaram fundamentais em carreiras voltadas à construção e ao planejamento de edificações. Na Arquitetura, o AutoCAD é um dos principais exemplos. Independentemente da especialização que você venha a seguir, essa ferramenta poderá ser extremamente útil em projetos arquitetônicos.
Abaixo, separamos algumas das atividades que podem ser realizadas no AutoCAD.
Criação de desenhos
Quando os arquitetos precisam desenvolver planos detalhados, eles requerem uma ferramenta que permita desenhar em qualquer escala desejada. O AutoCAD é utilizado para criar plantas baixas, cortes e elevações e ajustar a escala dos desenhos, desde medidas minúsculas, como 1/16 de polegada, até escalas maiores, como pés ou milhas.
Com o software, você tem acesso a uma gama de ferramentas que ajudam a elaborar representações exatas de edifícios e estruturas.
Visualização em 3D
Para uma compreensão mais realista de um projeto, a modelagem tridimensional se tornou uma parte importante do trabalho dos arquitetos. Por isso, o AutoCAD oferece recursos avançados para criar visualizações em 3D. Assim, os arquitetos conseguem desenvolver modelos tridimensionais dos projetos dentro da ferramenta.
Documentação
Para a execução de um projeto arquitetônico, é necessário fazer a elaboração de especificações técnicas e anotações que orientam a construção. O AutoCAD permite adicionar dimensões e informações diretamente nos desenhos, assegurando que todos os aspectos do projeto sejam comunicados.
Planejamento e análise de espaços
O AutoCAD permite que os usuários criem layouts e testem diferentes configurações e disposições. Esse processo ajuda a otimizar o uso do espaço e a garantir que o projeto esteja em conformidade com os padrões arquitetônicos.
Personalização e automação
Para atender às necessidades específicas de cada projeto, o AutoCAD oferece a possibilidade de ajustar o software por meio de scripts e templates personalizados, o que pode acelerar tarefas repetitivas e adaptar o ambiente de trabalho.
Como aprender a usar AutoCAD na Arquitetura?
Embora ferramentas para projetos arquitetônicos existam há algum tempo, a necessidade de dominar os principais softwares é mais relevante do que nunca.
Se você é um estudante de Arquitetura que já está estagiando em um escritório ou alguém que está se preparando para ingressar na faculdade, entender como usar o AutoCAD pode ser um diferencial importante.
Confira quais são os 4 passos para começar a utilizar esse software!
1. Aquisição do software
O primeiro passo para começar a usar o AutoCAD é escolher a versão da ferramenta e adquirir a licença. Para isso, visite o site da Autodesk e selecione a versão que atende às necessidades de uso. Você vai encontrar versões pagas e uma versão de teste gratuita por 15 dias.
2. Download e instalação
No site da Autodesk, escolha o idioma preferido e inicie o processo para baixar o AutoCAD. Quando o download estiver concluído, siga as instruções fornecidas para instalar o software no computador.
A instalação geralmente envolve a execução de um arquivo de instalação e a configuração de algumas preferências iniciais. Depois de instalar o AutoCAD, você estará pronto para começar a usar o software para projetos arquitetônicos.
3. Versão estudantil (para quem está está na graduação)
Se você ainda está na faculdade de Arquitetura, também acesse o site da Autodesk. No entanto, selecione a opção de versão estudantil. Leia o aviso sobre os requisitos do sistema para garantir que o computador seja compatível com o software.
Em seguida, escolha o tipo de usuário e o idioma desejado. Também será preciso preencher uma ficha com informações pessoais para criar uma conta Autodesk ou acessar uma conta existente. Após revisar o aviso de avaliação, clique em iniciar o download da versão de graça.
O processo de instalação é semelhante ao da versão paga e, geralmente, envolve a execução de um arquivo de instalação e a configuração de algumas preferências iniciais. Com a instalação concluída, você poderá começar a explorar o AutoCAD.
4. Aprendizado e prática
Agora vem a parte divertida! Com o AutoCAD instalado, é hora de se familiarizar com o software. Tenha em mente que a prática é o que leva os usuários a dominarem o AutoCAD.
Quanto mais cedo começar, melhor! Utilize tutoriais no YouTube (existem muitos!) e explore os recursos do software para aprender a usar as funcionalidades básicas.
Fica claro que vale a pena entender como usar o AutoCAD na Arquitetura ainda durante a faculdade, certo?! O domínio dessa ferramenta facilita a criação de projetos e ainda prepara os novos profissionais para os desafios do mercado de trabalho.
Então, dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso! Aproveite para conhecer o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS e faça já a inscrição.