Conteúdos
Cada país, cidade e cultura têm histórias para contar, e muitas delas são contadas por meio de museus, edifícios, parques e outras construções. Por isso, quem tem interesse em seguir carreira na área de Arquitetura vai gostar de conhecer as arquiteturas famosas espalhadas pelo mundo.
Aqui, vamos apresentar alguns exemplos de construções renomadas, desde obras antigas até projetos contemporâneos que definiram e continuam a influenciar o cenário arquitetônico global. Confira!
A importância de conhecer arquiteturas famosas
Está pensando em fazer uma faculdade de Arquitetura, Design de Interiores ou já está no caminho para se tornar um profissional de alguma dessas áreas? Então, você deve saber que conhecer arquiteturas famosas é uma parte dessa formação.
Estudar o trabalho de arquitetos renomados é uma oportunidade de aprender com os mestres. É possível ver como eles resolveram desafios, usaram materiais e integraram as obras ao ambiente ao redor.
São informações que enriquecem o próprio processo criativo e técnico de um estudante de Arquitetura. Após a graduação, a familiaridade com obras arquitetônicas de um determinado estilo pode ajudar até na escolha de uma especialização.
5 exemplos de arquiteturas famosas
Abaixo, listamos cinco exemplos de obras icônicas que vão te encantar e mostrar como a Arquitetura pode mudar o mundo. Vamos lá!
1. Museu de Arte de São Paulo
O Museu de Arte de São Paulo, conhecido como MASP, é uma das obras mais icônicas do Brasil. Projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, o MASP foi inaugurado em 1968 e está localizado na Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais de São Paulo.
A estrutura principal do museu é suspensa por quatro pilares de concreto, criando um grande vão livre de 74 metros. Esse espaço vazio é muitas vezes utilizado para exposições, eventos culturais e como ponto de encontro para os visitantes.
2. Museu do Louvre
O Museu do Louvre, situado em Paris, França, é um dos museus mais famosos e visitados do mundo. Construído como uma fortaleza no final do século XII pelo rei Filipe II, o Louvre foi transformado em residência real no século XVI e depois em museu em 1793, durante a Revolução Francesa.
O Louvre é reconhecido tanto pela grandiosidade arquitetônica quanto pela vasta coleção de arte. Um dos elementos mais icônicos do Louvre é a pirâmide de vidro, que fica localizada na porta de entrada do museu. Ela foi projetada pelo arquiteto sino-americano I.M. Pei e inaugurada em 1989.
3. Templo Expiatório da Sagrada Família
O Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, Espanha, é uma obra-prima do arquiteto catalão Antoni Gaudí. A construção do templo começou em 1882 e, embora ainda esteja inacabada, é uma das estruturas mais impressionantes e visitadas do mundo.
A arquitetura da Sagrada Família é uma celebração da criatividade e da fé. Gaudí imaginou a basílica como um livro aberto de doutrina cristã, no qual cada elemento arquitetônico conta uma parte da história religiosa.
A obra é reconhecida tanto pela complexidade técnica como pela beleza estética, além de ser considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
4. Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três Poderes, em Brasília, é um marco arquitetônico do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa. Inaugurada junto com a cidade em 1960, a praça é o coração do Plano Piloto de Brasília e simboliza a nova capital do Brasil.
Como o nome sugere, a Praça dos Três Poderes abriga os edifícios representativos dos três poderes da República: o Palácio do Planalto (Poder Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Poder Judiciário) e o Congresso Nacional (Poder Legislativo).
5. Taj Mahal
O Taj Mahal, localizado em Agra, Índia, é um mausoléu de mármore branco construído entre 1632 e 1653 pelo imperador mogol Shah Jahan em memória da esposa favorita dele, Mumtaz Mahal.
Reconhecido pela simetria perfeita, o mausoléu é coroado por uma grande cúpula central, flanqueada por quatro minaretes, e é cercado por belos jardins em estilo persa.
A construção do Taj Mahal envolveu milhares de artesãos e trabalhadores. O monumento atraindo milhões de visitantes de todo o mundo e já foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Arquitetos famosos do Brasil
Agora, vamos conhecer alguns dos arquitetos mais importantes que o nosso país já teve, incluindo aqueles que ainda estão em atividade.
Oscar Niemeyer
Nascido em 1907, Niemeyer foi um dos principais nomes do modernismo arquitetônico. Entre os projetos mais famosos de Niemeyer, estão os edifícios governamentais de Brasília, como o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, que são símbolos da capital do país.
Roberto Burle Marx
Roberto Burle Marx foi um paisagista, arquiteto e artista plástico que revolucionou o design de jardins no Brasil. Nascido em 1909, ele é conhecido por integrar elementos nativos da flora brasileira em vários projetos.
Algumas das obras mais conhecidas de Burle Marx são os jardins do Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro e os jardins do Palácio da Alvorada em Brasília.
Ruy Ohtake
Ruy Ohtake, nascido em 1938, é um renomado arquiteto brasileiro conhecido pelo estilo ousado. As obras mais conhecidas de Ohtake são o Hotel Unique e o Instituto Tomie Ohtake, ambos em São Paulo.
Lota de Macedo Soares
Lota de Macedo Soares foi uma arquiteta e urbanista brasileira nascida em 1910, conhecida principalmente pela criação do Parque do Flamengo no Rio de Janeiro. Ela dedicou a vida à revitalização de áreas urbanas e à criação de espaços públicos de qualidade.
Carla Juaçaba
Carla Juaçaba, nascida em 1976 no Rio de Janeiro, é uma arquiteta brasileira contemporânea cujo trabalho tem recebido reconhecimento internacional. Entre os projetos mais conhecidos, estão o Pavilhão Humanidade 2012, projetado para a Rio+20, e o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza de 2018.
Paulo Mendes da Rocha
Paulo Mendes da Rocha, nascido em 1928, foi um dos mais influentes arquitetos brasileiros, reconhecido pela contribuição ao brutalismo arquitetônico. Entre os projetos mais famosos de Paulo Mendes da Rocha, estão o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Por que cursar Arquitetura?
Cursar Arquitetura vai muito além de aprender a desenhar. É sobre criar, inovar e melhorar o mundo ao redor. Se você tem paixão por transformar espaços e está pronto para o desafio, entenda mais sobre por que esse curso pode ser a escolha perfeita:
- a formação em arquitetura abre muitas portas. Além de projeta, é possível trabalhar com urbanismo, preservação histórica, design de interiores, paisagismo e até abrir um escritório próprio;
- profissionais qualificados são sempre procurados. O trabalho de um arquiteto é importante em diversas áreas e tem oportunidades de carreira tanto no Brasil quanto no exterior;
- o estudante aprende uma diversidade de habilidade. Além de aprender sobre projetos e construção, o estudante desenvolve habilidades de desenho, modelagem 3D, cálculo estrutural, e muito mais.
Conhecer arquiteturas famosas é uma maneira incrível de se inspirar e aprender com os grandes mestres. Mas, para ir além de começar uma carreira como arquiteto, o primeiro passo é fazer a matrícula na graduação!
Então, aproveite para conhecer tudo sobre o curso de Arquitetura da UNIFACS!