Conteúdos
Está pensando em fazer uma graduação ou um curso de tecnólogo em tecnologia da informação, mas não tem certeza? Seu sonho é trabalhar com dados, sistemas e hardwares, só que ainda falta saber mais sobre a área? Relaxe! É normal ter dúvidas antes de escolher passar por um processo seletivo e o melhor passo para isso você já deu: procurar mais detalhes.
Estamos aqui para dar uma força na sua missão agora mesmo. Para conseguir ter mais segurança, um bom início é saber quais são os cursos da área. A gente separou uma lista abaixo, explicando as diferenças de cada um deles, dê uma olhada:
Ciência da Computação
Tipo: Graduação bacharelado
Características: desenvolve conceitos e habilidades para analisar as necessidades dos usuários de informática, criando programas e aplicativos. O aluno é capacitado a instalar todos os tipos de softwares, além de aprender a manter o funcionamento de redes de computadores e conexões de internet. Saiba mais sobre esse curso
Redes de Computadores
Tipo: Graduação tecnológica
Características: forma profissionais para atuar na elaboração de projetos físicos e lógicos de redes de computadores. Para isso, desenvolve aptidões tanto para realizar manutenção, quanto para administrá-las. Além disso, também possibilita atuar na gestão de TI, prospectando soluções para melhoria e integração dos ambientes de redes de computadores. Assim como, nas áreas de segurança e serviços de redes. Saiba mais sobre esse curso
Engenharia da Computação
Tipo: Graduação bacharelado
Características: o profissional formado por esse curso projeta e constrói sistemas computacionais que integram hardware e software. Também produz dispositivos para serem usados em vários setores. Além de desenvolver sistemas inteligentes que se adaptam ao contexto de uso, integrando redes de computadores, inteligência artificial, dispositivos móveis e sistemas embarcados. Saiba mais sobre esse curso
Sistemas de Informação
Tipo: Graduação bacharelado
Características: capacita o graduando a trabalhar em várias áreas da informática, criando, aplicando e desenvolvendo tecnologias para o mercado. Quem faz esse curso, desenvolve competências para abordar de forma sistêmica problemas organizacionais e propor soluções tecnológicas alinhadas às necessidades de empresas e instituições. Seja com foco em redes, banco de dados ou sistemas de maneira geral. Saiba mais sobre esse curso
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tipo: Graduação tecnológica
Características: permite ao tecnólogo trabalhar no desenvolvimento de sistemas de informação, em empresas de informática e até mesmo no ensino de computação. Também possibilita desenvolver softwares, selecionar ou prospectar novas tecnologias. Além de poder gerenciar equipes, fazer treinamentos e dar suporte técnico. Saiba mais sobre esse curso
Agora que você já conhece quais são os cursos superiores de tecnologia da informação, é interessante saber as qualidades que são mais exigidas entre os profissionais de TI no mercado de trabalho. Abaixo, estão 5 das principais habilidades que as empresas mais costumam a requisitar:
- Ser dinâmico: embora o profissional de tecnologia da informação ainda precise ser muito técnico, hoje o mercado exige habilidades que vão além disso. Uma delas é conseguir se adaptar aos rápidos avanços tecnológicos.
- Ser flexível: as demandas na área de TI são muito mutáveis, dependem tanto do local em que se trabalha, quanto do projeto, assim como do contexto específico de cada tarefa. Por isso, é importante saber se adaptar a cada situação no dia a dia.
- Ser criativo: exatamente pelo que foi citado nos itens anteriores, o profissional precisa ser engenhoso para encontrar novas soluções, lidar com transformações e imprevistos.
- Ser comunicativo: muitas vezes o trabalho em tecnologia da informação depende do contato do profissional da área com pessoas de outras especialidades. Ou até de uma interação entre áreas de uma empresa ou instituição. Por isso é fundamental, trabalhar a comunicação e um bom relacionamento interpessoal
- Ser analítico: desenvolver um trabalho com TI, demanda conhecer a empresa em que se trabalha ou presta serviço de forma global. Sendo assim, é importante ter a capacidade de avaliar diversos aspectos em cada trabalho e ser estratégico a partir do que perceber.
Agora que você já sabe quais são os atributos mais requisitados para um profissional de TI, pode começar a identificar quais combinam mais com o seu perfil. Esses aspectos são valorizados em empresas públicas, privadas e em consultorias tecnológicas. E podem ajudar até na hora de prestar um concurso público, por que não? Por isso, vale a pena parar e relembrar seus principais traços de personalidade e até pedir a opinião de mais pessoas.
E, ah! Nada de começar a se apavorar caso ache que está faltando algo para você, hein? É possível estudar e trabalhar para desenvolver todas essas habilidades. Sem se esquecer de que uma boa graduação reconhecida pelo MEC, com certeza ajudará no aperfeiçoamento.
Quer outra boa dica? Continue acompanhando nosso blog para ter mais indicações certeiras sobre como chegar lá.