Afinal, quem pode fazer MBA?

6 minutos para ler

Você tem dúvidas de quem pode fazer MBA? O Master of Business Administration é um tipo de pós-graduação que chama bastante a atenção de profissionais que se sentem atraídos pelo ramo administrativo do mercado.

Por outro lado, muitas pessoas também ficam confusas quando o assunto é dar continuidade aos estudos, como ao iniciar uma pós. Por isso, que tal tirar suas principais dúvidas sobre o tema?

Neste post, saiba quem pode fazer MBA, qual é a duração desse modelo de curso e por que vale a pena investir em uma pós-graduação desse tipo. Acompanhe!

Quem pode fazer cursos de MBA?

Para começar, vamos responder à principal questão: quem pode se matricular em um Master of Business Administration? O curso está de portas abertas para profissionais com aspiração à liderança, gestão e processos administrativos.

No entanto, para dar início aos estudos do MBA, é preciso atender a um requisito importante: ter concluído o Ensino Superior em uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, engana-se quem pensa que para fazer esse tipo de curso é preciso ter se graduado em uma área correlata, como na faculdade de Administração. É possível se especializar em Negócios, mesmo não tendo uma formação específica nesse nicho.

Entretanto, para se destacar e aproveitar ao máximo o MBA, é interessante desenvolver algumas habilidades socioemocionais importantes para profissionais que trabalham nesse campo, como liderança, organização, inteligência emocional, entre muitas outras.

Quando posso fazer um curso MBA?

Como visto, o MBA é um modelo de pós-graduação. Desse modo, só pode ser iniciado a partir do momento em que você concluir o Ensino Superior. Ou seja, é preciso ter, em mãos, o diploma de graduação.

Caso você já tenha se formado no curso superior, basta encontrar a opção de MBA que mais esteja de acordo com seus objetivos profissionais para dar início à pós. No entanto, se ainda está na graduação, é possível se preparar para começar a se especializar assim que concluir a faculdade.

Quem é formado em tecnólogo pode fazer MBA?

Mas será que os profissionais que fizeram uma graduação tecnológica também podem ingressar em um MBA? A resposta é: sim! O tecnólogo, assim como o bacharelado e a licenciatura, é um tipo de curso superior. 

Logo, como visto, ao concluir os estudos de uma graduação realizada em uma instituição de ensino credenciada, você recebe a aptidão para se matricular em uma pós-graduação, seja ela MBA, especialização, mestrado ou doutorado.

UNIFACS-6-impactos-do-MBA-no-seu-curriculo

Como é o curso MBA?

E como funciona esse tipo de pós-graduação, na prática? Você também tem essa dúvida? Então, vamos explicar sobre isso! O MBA é um curso lato sensu, voltado para o aprofundamento dos conhecimentos em um determinado nicho do mercado, tal como o desenvolvimento de habilidades importantes para a atuação na área.

Nesse caso, os conceitos-chave são relacionados às áreas de gestão e administração. Para uma pós de tipo lato sensu, o MEC exige a carga horária mínima de 360 horas. A organização dos semestres fica a critério da instituição de ensino. Desse modo, é comum que o MBA leve entre 1 ou 2 anos para ser concluído.

Quais são os impactos do MBA no currículo?

Apresentar uma pós-graduação no histórico de formação faz com que o seu perfil fique muito mais atraente aos olhos dos recrutadores. Afinal, isso demonstra uma série de competências apreciadas em um profissional.

A primeira delas é a proatividade para ir em busca de mais conhecimento e desenvolvimento intelectual. Essa é uma ótima qualidade para quem deseja se destacar no mercado de trabalho do futuro.

Além disso, contar com uma pós faz com que os recrutadores reconheçam seus diferenciais, tendo em vista que o curso garante o aprendizado de novas técnicas, teorias e conceitos relevantes para a área dos Negócios.

Quer saber mais vantagens que o MBA pode trazer para a carreira? Então, confira os principais benefícios, a seguir!

Enfoque prático

A aprendizagem prática é uma das propostas dos programas de MBA. Não é à toa que o curso oferece a capacitação necessária para que os profissionais consigam aplicar os conteúdos no dia a dia corporativo logo após a conclusão dos estudos.

Com as disciplinas do MBA, é possível compreender mais sobre Economia, Contabilidade, Finanças, Mercado, Empreendedorismo, Gestão de Negócios, entre outros assuntos. Independentemente de qual seja o foco do curso escolhido, esses conceitos são abordados de maneira teórica e, principalmente, prática, impulsionando a absorção do conteúdo.

Aumenta a empregabilidade

Você sabe o que é empregabilidade? Aumentar as chances de ter acesso a boas oportunidades de trabalho é algo muito valioso para o sucesso na carreira. E é disso que se trata esse conceito.

O MBA favorece as chances de conquistar um emprego na área de estudo, visto que garante aos profissionais mais preparação para assumir uma posição de liderança ou de gestão. Como consequência, as vantagens de carreira também se estendem para mais oportunidades de realização pessoal, promoção no trabalho, aumento no salário, entre outras. 

Diferencial para a carreira

Saber como se diferenciar na carreira é outro aspecto importante para alcançar os objetivos traçados na vida profissional. Afinal, algumas áreas do mercado apresentam uma maior competitividade e se destacar dos concorrentes se torna uma necessidade cada vez maior.

Utilizar a educação como uma ferramenta que diferencia você dos demais candidatos a uma vaga de emprego, por exemplo, é uma excelente estratégia. Afinal, por meio de conhecimentos e habilidades úteis para o cargo, é possível mostrar seu potencial e garantir a preferência pelo trabalho.

Sem contar que o MBA oferece um maior reconhecimento profissional. Para quem já tem um emprego, mas gostaria de subir de cargo, essa também é uma vantagem. Assim, quando surgir a oportunidade de promoção, as chances de que seu nome seja um dos primeiros a serem cogitados, aumentam consideravelmente.

Agora que você já sabe quem pode fazer MBA e quais são as vantagens de apostar nesse tipo de pós-graduação, que tal dar início ao curso? Desenvolver as maiores habilidades e aprofundar o domínio sobre determinados assuntos é uma maneira de construir um futuro de sucesso na área de seu interesse.

Este post inspirou você? Então, continue lendo sobre o assunto. Confira também quais são as soft skills mais importantes para uma carreira promissora!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário