A importância da educação no combate à homofobia

3 minutos para ler
Pessoa usando óculos de realidade virtual. Banner fala sobre a Semana de Computação & Humanas e chama para a inscrição. Informação textual: Futuro On Semana de computação & humanas Graduação EAD A partir de R$ 84,50 CUPOM: OFERTAESPECIAL INSCREVA-SE Condições especiais de 5 a 22/5 UNIFACS On-line

Você sabia que no dia 17 de maio é comemorado o Dia Nacional do Combate à Homofobia?

A data passou a ser oficial em 2010, após o presidente do Brasil fazer um decreto atendendo a uma reivindicação da população LGBTQIA+ já que, no mesmo dia, no ano de 1990, a OMS retirou da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) que a orientação sexual era uma doença. Nesse link há maiores explicações sobre o decreto.

Ainda não somos o país que mais respeita a comunidade LGBTQIA+, mas, com toda a certeza, esse foi um passo de extrema importância para que essa parcela da população fosse mais respeitada pela nossa sociedade. E é muitíssimo importante ter em mente que respeitar a população LGBTQIA+ não é nenhum tipo de favor, viu?

O papel da educação no combate à homofobia

O papel da educação no combate à homofobia

Além de ter um papel importantíssimo no nosso aprendizado, as instituições de ensino também têm um papel fundamental na formação do nosso caráter e no que vamos pregar e, ao mesmo tempo, acreditar no mundo.

Se você fizer um rápido exercício, você se lembra de quantas vezes voltou para casa surpreso e, ao mesmo tempo, feliz por ter aprendido algo novo na sala de aula? Ou por ter entendido algo sob um ponto de vista novo e com o olhar de uma pessoa com uma vivência totalmente diferente da sua?

Esse olhar diferente que a instituição de ensino te ajuda a criar é feito graças a uma combinação dos métodos de ensino + um corpo docente diverso e alunos que vêm de vivências diferentes e locais distintos. A diversidade dentro da sala de aula é bem importante para que os alunos, sejam crianças, adolescentes ou adultos, aprendam cada vez mais que respeitar as diferenças.

E esse papel de diversidade começa bem antes dos papos dentro da sala de aula, viu? Para que essas conversas consigam acontecer dentro das salas de aula é importante que as instituições de ensino contratem profissionais diversos também. Afinal de contas, em ambientes com pessoas diferentes, as conversas e o aprendizado são sempre melhores e mais valiosos.

Gostou de saber mais sobre a importância da diversidade no ensino e sobre a importância disso no nosso dia a dia? Então, fica ligado aqui que, logo mais, traremos mais assuntos interessantes.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário