Conteúdos
Antes de começar o exercício de uma profissão, é muito interessante para o estudante ou recém-formado ter um período de treinamento e de familiarização com as rotinas profissionais. É aí que entram os programas de estágio e trainee, ambos excelentes para a formação e o crescimento na carreira.
Agora, a diferença entre os dois é a curiosidade de muita gente. Esse é o seu caso? Então, está no lugar certo! Neste texto, explicamos todos os pontos sobre o que são, como se diferenciam e como entrar em programas de estágio e trainee. Confira!
O que é um estágio?
O estágio é uma vivência que pode ocorrer ainda no período da graduação. O principal objetivo é colocar o estudante em contato com a prática da profissão, sempre com um caráter educativo, isto é, com a orientação de profissionais já experientes.
Em alguns cursos, o aluno precisa realizar um estágio obrigatório, previsto na grade curricular. Porém, mesmo quando é opcional, essa experiência é bem-vinda para enriquecer a formação. Além disso, há o pagamento de uma bolsa-auxílio em muitos dos casos, de forma que o estagiário obtém uma renda extra.
No Brasil, esse programa é regulamentado pela Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), que define, entre outros pontos, que não haja vínculo empregatício e que a carga máxima seja de 30 horas semanais (6h/dia). Afinal, a experiência não deve comprometer a rotina de estudos do aluno.
Como conseguir um estágio?
O estudante pode procurar um estágio por conta própria, entrando em contato com empresas da sua região e buscando vagas em portais especializados. Ainda, a universidade pode divulgar oportunidades internas e externas para os alunos.
As seleções costumam envolver etapas de dinâmicas, testes e a entrevista de estágio. Também pode haver a análise do histórico acadêmico do estudante. Por isso, manter boas notas é importante!
Outro detalhe é que as vagas, geralmente, exigem um nível mínimo de progressão no curso, por exemplo, ter 30% das matérias já finalizadas.
Qual é a importância do estágio para a formação?
Como dito, o objetivo do estágio é enriquecer a formação do estudante por meio da experiência prática. Nesse momento, é possível mobilizar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, aprimorar habilidades e competências e ter o primeiro contato com a rotina profissional na área.
O que é um programa de trainee?
Já os programas de trainee são direcionados para recém-formados. Embora não haja uma regulamentação específica, o mais comum é que sejam aceitos somente profissionais que obtiveram o diploma há, no máximo, três anos.
Outra diferença é o vínculo empregatício: o trainee costuma ter os mesmos direitos e benefícios que qualquer outro funcionário da empresa, já que, normalmente, é contratado na modalidade CLT. O objetivo do programa é treiná-lo de forma ampla e sistêmica, com foco em cargos estratégicos.
Aqui, o grande atrativo é que, após o término do treinamento — que dura de um a três anos —, o profissional pode ser alocado diretamente em um cargo de liderança ou gerência.
Como entrar em um programa de trainee?
Assim como ocorre com os estágios, cabe ao estudante ficar de olho em programas de trainee com vagas abertas. Algumas das maiores empresas do país costumam realizar processos seletivos uma vez por ano. Eles incluem:
- análise do histórico acadêmico e de diferenciais, como a realização de intercâmbio;
- avaliação de currículo profissional para verificar experiências prévias de emprego ou estágio;
- testes para verificar conhecimentos complementares, como tópicos específicos da área de formação ou a proficiência em idiomas estrangeiros;
- dinâmicas de grupo, entrevistas e painéis de negócios.
Nas seleções para programas de trainee, as soft skills contam muito! Afinal, os recrutadores já estão de olho em possíveis líderes para o negócio.
Qual é o impacto do programa de trainee na carreira?
Além de ser uma experiência rica em aprendizados e desenvolvimento, o trainee tem como principal impacto a ascensão rápida da carreira. Mesmo que o profissional não saia do programa diretamente para um cargo alto da empresa, ter esse diferencial no currículo abre muitas portas.
Quais são as diferenças pontuais entre estágio e trainee?
Agora que você já sabe as principais características dos programas de estágio e trainee, veja um resumo das diferenças entre eles:
- momento da formação — somente estudantes podem fazer estágio, ao passo que o trainee é voltado para recém-formados;
- carga horária — o estágio tem carga máxima de 30 horas semanais, já o trainee pode ter jornadas de até 44 horas semanais, como em qualquer emprego;
- regulamentação — os estágios têm uma regulamentação própria, enquanto o trainee segue as leis trabalhistas;
- salário e benefícios — no estágio, não há salário, mas sim, uma bolsa-auxílio. Outros benefícios podem ser combinados entre o estudante e a empresa. No trainee, o empregador deve providenciar ao menos o salário e os benefícios mínimos previstos por lei;
- duração — o contrato de estágio pode durar no máximo dois anos, e o trainee dura de um a três anos;
- objetivos — o estágio serve para que o estudante coloque em prática os conhecimentos adquiridos na graduação, enquanto o trainee tem foco na preparação de futuros líderes e do treinamento de um profissional de forma bastante alinhada aos valores da empresa.
O que escolher: estágio ou trainee?
Como você viu, a principal diferença entre estágio e trainee é o momento na trajetória do estudante. Então, não é preciso escolher entre um e outro! As duas experiências são muito valiosas para a futura atuação profissional e podem servir para impulsionar a carreira.
Embora o programa de trainee seja conhecido por facilitar o acesso a cargos estratégicos rapidamente, um estágio pode ter o mesmo peso, já que muitos estudantes são efetivados após o término do contrato. Sem contar que, durante essa experiência, o aluno pode construir networking na faculdade, o que é excelente para o acesso a grandes oportunidades mais tarde.
Diante desta leitura, você viu que os programas de estágio e trainee são mais que bem-vindos na formação, não é? Lembre-se de contar com uma boa instituição de ensino, pois as melhores universidades têm iniciativas que facilitam o acesso do estudante a essas oportunidades.
Gostou do post? Então, siga nossa página no Instagram e nosso canal no YouTube para ficar por dentro de outros conteúdos!