Quais são as matérias de Ciências Contábeis?

7 minutos para ler

Conhecer a faculdade de Ciências Contábeis, as matérias e demais informações sobre a graduação é uma ótima maneira de saber se essa é, de fato, a melhor carreira para você. Quer saber como começar? Conferindo a grade curricular do curso!

Analisar as disciplinas que você vai encarar ao longo da graduação ajuda não apenas a se identificar com a área, como também, a se preparar para ter um bom desempenho acadêmico. Sendo assim, que tal ver algumas informações relevantes sobre o curso?

Acompanhe este post e saiba o que esperar da área de Ciências Contábeis!

Como é o curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis tem como principal objetivo preparar os alunos para assumir funções de administração das despesas e receitas de uma organização. Para isso, é fundamental ter conhecimentos sobre Economia, Matemática Financeira, Patrimônio, Tributação e muitos outros.

Para passar por todos esses conteúdos, a graduação é organizada em oito semestres, cursados em um único turno. Inclusive, há a oportunidade de fazer o curso de Ciências Contábeis EAD, estudando de forma totalmente online.

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos ainda contarão com estágios supervisionados para conhecer melhor a aplicação da teoria e ter experiências no mercado de trabalho. Ao fim do curso, também é necessária a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma. Vale ressaltar que ambas as atividades são orientadas por professores com conhecimentos específicos para ajudar os alunos no que for necessário.

Qual a grade curricular e as matérias em Ciências Contábeis?

Para entender a grade curricular de Ciências Contábeis, é preciso saber que os primeiros períodos serão dedicados a conteúdos introdutórios. Desse modo, é possível esperar disciplinas como:

  • Língua Portuguesa;
  • Desenvolvimento Humano e Social;
  • Introdução à Contabilidade;
  • Matemática Financeira;
  • Fundamentos da Administração;
  • Fundamentos de Economia;
  • Introdução ao Planejamento Tributário;
  • Direito Aplicado a Negócios.

Todas essas matérias de Ciências Contábeis são essenciais para o domínio de técnicas de escrita e de cálculo para o nível superior, assim como noções administrativas e legislações vigentes. Por meio desses conteúdos, também é possível compreender melhor a dinâmica do Ensino Superior e começar a acompanhar o ritmo de estudos necessário para o curso.

A partir dessas disciplinas, é possível dar sequência ao curso e iniciar as áreas de conhecimento médio a avançado em Ciências Contábeis. Conforme o aluno avança na graduação, os conteúdos estudados se voltarão para:

  • Direito Trabalhista e Previdenciário;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Intermediária e Avançada;
  • Análise das Demonstrações Contábeis;
  • Perícia Contábil;
  • Auditoria Contábil;
  • Controladoria.

Por que essas disciplinas são importantes?

Para entender melhor a importância dessas disciplinas, vale a pena destacar a atuação de um profissional formado em Ciências Contábeis. Na prática, ele tem responsabilidade de fazer o controle de fluxo de caixa, organizar o pagamento de tributos, gerenciar as transações financeiras realizadas, além de administrar as atividades patrimoniais.

Além disso, um especialista em Ciências Contábeis pode trabalhar no ramo da perícia ou da auditoria. Desse modo, é fundamental que a formação superior permita a aquisição de conhecimentos e habilidades que ajudem a entender os contextos financeiros de uma organização e econômicos da sociedade.

Com essas disciplinas, é possível entender mais sobre o funcionamento contábil de instituições públicas e privadas. Além disso, toda a grade curricular é integrada a outras tarefas enriquecedoras para o desenvolvimento acadêmico, como o estágio supervisionado, as atividades complementares e os laboratórios práticos.

Quais são as vantagens de fazer esse curso?

Uma das principais vantagens da carreira na área de Ciências Contábeis é a empregabilidade. O mercado de trabalho é muito convidativo para profissionais formados nesse curso e permite uma entrada rápida. Desse modo, logo após receber o diploma, é possível concorrer a ótimas vagas de emprego, principalmente, ao apresentar um currículo atrativo.

Além disso, a variedade de atuação em Ciências Contábeis chama a atenção de novos profissionais, tornando-se outro dos maiores benefícios de estudar essa graduação. Isso ocorre graças à grade curricular abrangente do curso.

Quer entender melhor com o que se pode trabalhar depois da formatura? A seguir, veja quais são as principais funções de um profissional de Ciências Contábeis no mercado!

Elaborar as demonstrações financeiras

Para que uma empresa conte com boa gestão, é preciso ter acesso a dados precisos e confiáveis sobre todos os setores. A parte financeira é uma das que mais se destacam, tendo em vista que influencia o sucesso do negócio, o planejamento de vendas, os próximos investimentos e várias outras decisões.

Essas informações sobre o estado das finanças de uma organização são obtidas por meio de demonstrações financeiras, preparadas por um profissional contábil. Por meio de relatórios, é possível compreender como anda o fluxo de caixa, ter mais conhecimento sobre os impostos aplicados e planejar com mais eficiência os futuros investimentos.

Controlar movimentações de contas, investimentos e empréstimos

É fundamental que uma instituição, pública ou privada, tenha todas as despesas e receitas organizadas. Quem, geralmente, cuida dessa movimentação é o contador. Essa gestão também é importante para a análise financeira da organização, sendo possível identificar os melhores momentos para realizar investimentos ou para solicitar empréstimos.

Fazer auditorias em registros contábeis

Além dos dados, os documentos de uma empresa são fundamentais para que ela se mantenha regularizada. Principalmente, para aqueles relacionados com balanço patrimonial e demonstrações contábeis. Nesse tipo de tarefa, o conhecimento de um profissional formado nas matérias de Ciências Contábeis também é fundamental.

Assim, é possível fazer uma análise precisa de todos os registros de uma organização, garantindo as correções necessárias e a ética por trás de todos os procedimentos. Em outras palavras, esse trabalho faz com que uma empresa possa atuar de acordo com as legislações vigentes. Por isso a importância de conhecimentos sobre Direito e Auditoria.

Emitir opinião técnica em casos judiciais e extrajudiciais

Da mesma maneira que um contador pode fazer a auditoria dentro de uma organização, é possível oferecer opiniões técnicas no ramo judiciário. Nesse caso, é realizada uma análise detalhada dos documentos e registros de um negócio. Com esse exame, o profissional pode dizer se considera as informações válidas ou não, contribuindo para decisões em processos judiciais e extrajudiciais.

Gostou de conhecer mais sobre o curso de Ciências Contábeis, as matérias estudadas e as atuações do profissional? Como visto, analisar a grade curricular é um passo importante para escolher qual faculdade fazer e ter mais confiança na hora de iniciar uma graduação.

Este post foi útil para você? Então, continue acompanhando mais conteúdos relacionados. É só seguir nossas páginas no Instagram e no YouTube!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário