Saiba o que Biomedicina estuda e quais as matérias

6 minutos para ler

Você já teve curiosidade sobre o que se estuda em uma graduação? Isso é muito comum. Afinal, a grade curricular de um curso é um dos principais pontos de interesse de quem está analisando qual faculdade seguir. Isso porque ela esclarece quais matérias vão fazer parte da sua rotina de estudos por alguns anos.

Mas não só isso. As disciplinas revelam também quais habilidades e competências vão ser adquiridas na formação do futuro profissional, como será a apresentação do mercado de trabalho e as possibilidades dele, quais temáticas referentes à carreira vão ser debatidas em aula e muito mais.

Por isso, trouxemos um post que explica o que Biomedicina estuda, quais conteúdos fazem parte do curso e como você pode escolher a sua faculdade. Acompanhe e saiba mais!

O curso de Biomedicina

Com duração de oito semestres, esse curso pode ser feito presencialmente ou no formato EAD. Durante esse período, ele prepara o aluno para a área da saúde. Tornando-o capacitado para compreender os processos bioquímicos, fisiológicos, imunológicos e histológicos que ocorrem no corpo humano.

Em especial, os que envolvem alterações, disfunções e danos (temporários ou permanentes) por conta de ocorrências toxicológicas ou patológicas — como vírus, bactérias, parasitas, fungos, etc.

Aspectos que ele vai saber não só identificar por meio de análises clínicas, mas também contribuir com atividades laboratoriais e de pesquisa para eventuais diagnósticos, prognósticos e métodos de prevenção.

O que Biomedicina estuda

O projeto curricular da faculdade de Biomedicina vai além de conteúdos gerais e tópicos específicos de Biologia, Química e, inclusive, Física. Isso porque, ao longo da graduação, é feita uma apresentação à iniciação científica e aos métodos e técnicas utilizados em atividades laboratoriais.

Você também se aprofunda nos serviços de saúde e no mercado de trabalho, compreendendo quais os níveis de atenção existentes no nosso sistema público e privado e em quais deles o profissional formado atua.

Além disso, é preciso conferir as áreas da Biomedicina, as diretrizes éticas da profissão e a legislação atual que regulamenta a categoria e as funções privativas que ela realiza. Ainda na graduação, é possível conhecer mais a respeito do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e as funções dele.

Quais as matérias do curso

Explicado o que Biomedicina estuda, é hora de saber mais sobre os conteúdos da graduação. Aqui reunimos algumas das unidades curriculares que estão presentes nos quatro anos dessa formação na UNIFACS. Leia com atenção para ter um panorama do que você estudará!

Biomedicina Estética e Bem-estar

Essa unidade explora o campo de atuação da biomedicina estética, apresentando as funções que podem ser exercidas nessa área, os tipos de prescrições e procedimentos que podem ser efetuados, os tipos de avaliação clínica pra condução com os pacientes, etc.

Análises Ambientais, Toxicológicas e Forenses

Esse conteúdo traz uma apresentação dos procedimentos para análise laboratorial de amostras biológicas diversas, inclusive para fins de perícia na determinação de morte ou causa de acidentes fatais. Além disso, você aprende sobre técnicas de detecção de produtos tóxicos em organismos.

Biossistemas do Corpo Humano

Aqui tem estudos sobre todos os sistemas do corpo humano, aprendendo não apenas sobre os aspectos técnicos envolvendo anatomia e fisiologia, mas como cada um deles funciona, sofre influência de fatores internos e externos ao organismo e se correlaciona com os demais.

Processos Biológicos

Essa unidade trabalha o funcionamento dos sistemas, órgãos, tecidos e células, compreendendo, na prática, quais processos são considerados normais, funcionais ou adequados. Em particular, como identificar anomalias, alterações ou condições causadas por agentes externos.

Mecanismos de Agressão e Defesa

Esse conteúdo explora como o organismo se defende de diferentes micro-organismos e como estes atuam contra o nosso sistema imunológico, debilitando ele e, em casos graves, suprimindo as funções dele. Ele também abarca as formas como o corpo reage diante de traumas e lesões que possam modificar a estrutura fisiológica dos seres humanos.

Como escolher a faculdade de Biomedicina

Primeiramente, confira as formas de ingresso da instituição. Uma boa faculdade amplia as formas de acesso ao ensino superior, indo além do vestibular tradicional. Oferecendo, por exemplo, o Enem, o vestibular simplificado, as possibilidades de transferência e a segunda graduação.

A segunda dica é avaliar se o local disponibiliza mais de uma modalidade de ensino para o curso. Isso porque nem sempre a pessoa tem disponibilidade de tempo para uma formação presencial, já que pode trabalhar ou ter outros compromissos no turno das aulas. A UNIFACS, por exemplo, tem Biomedicina em modalidade presencial e também a distância, pensando nas diferentes realidades e necessidades dos estudantes.

Veja também se a instituição trabalha com bolsas e financiamentos que vão dar suporte financeiro quanto às suas mensalidades. Fies e Prouni são alguns exemplos de programas mantidos pelo Governo.

Além deles, a UNIFACS conta com a parceria do financiamento Pravaler, convênios corporativos com empresas parceiras e o programa Facilita UNIFACS. Este último reduz o valor da primeira mensalidade do aluno e parcela a diferença nas mensalidades seguintes.

Uma última dica, que é bastante importante para o seu desenvolvimento enquanto biomédico, é checar se a faculdade tem iniciação científica. Veja se há editais recorrentes para a seleção de pesquisadores — com remuneração ou no formato voluntário — e a realização de atividades para dar andamento a um ou mais projetos de pesquisa.

Na UNIFACS, além dos programas em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), há iniciativas internas, como o Programa Ânima de Iniciação Científica (Prociência).

Agora que está claro o que Biomedicina estuda, você pode avaliar melhor se tem afinidade com a área e, inclusive, fazer pesquisas complementares sobre a profissão e o mercado de trabalho. Além disso, não deixe de levar em conta as dicas de como escolher uma boa instituição. 

Afinal, ela tem responsabilidade direta sobre o planejamento e renovação da grade curricular do curso, da contração de professores qualificados e das experiências acadêmicas que você terá no decorrer da graduação.

Gostou de saber mais sobre essa graduação na área da saúde? Então confira nosso site e veja como se candidatar a uma vaga no curso de Biomedicina da UNIFACS!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário