Conteúdos
Fazer uma pós-graduação é fundamental para ter um currículo diferenciado e abrir mais portas para o sucesso na carreira. Em função das características do mercado hoje em dia, especializações como as de liderança estratégica são uma excelente alternativa para quem deseja se destacar. Principalmente se envolver conceitos como os da psicologia organizacional.
A formação em psicologia organizacional e liderança estratégica, por exemplo, habilita profissionais para atuar de uma forma diferenciada à frente de equipes. Eles não só são motivadores, retendo talentos e criando times de alta performance, mas também sabem como agir em cada situação dependendo da realidade e das demandas da empresa.
Por isso, fazer essa pós pode conferir um diferencial mais competitivo para o seu currículo. Gostou da ideia? Então continue lendo para entender o que significa esse conceito e como desenvolver essa habilidade.
O que é liderança estratégica?
Trata-se de um modelo de gestão de pessoas e equipes adotado com o objetivo de atender às necessidades da empresa em um determinado momento. Ao mesmo tempo, é uma habilidade profissional que permite conduzir as equipes com motivação e foco em busca do resultado almejado.
Na liderança estratégica, a atuação do profissional acontece de uma forma diferente do que ocorre no modelo tradicional. Ele não é apenas o responsável por um determinado grupo e o cumprimento das metas.
Trata-se de alguém que estimula a capacitação e o desenvolvimento de cada um dos integrantes da equipe, promovendo a colaboração e a participação de todos. Porém, tudo isso é feito de forma programada.
Assim, o líder estratégico é capaz de tomar decisões baseadas em práticas mais conservadoras e, ao mesmo tempo, aplicar a criatividade e a inovação na gestão de projetos para resolver problemas.
Por isso é uma forma de atuação muito mais completa, já que esse líder sabe entender e identificar aquilo que é prioridade para a empresa. Logo, a equipe é incentivada a trabalhar de acordo com o que é preciso no momento.
Em conjunto, existe a preocupação de se manter fiel à cultura e aos valores da organização. Ou seja, há um equilíbrio estratégico para encontrar as melhores soluções em cada situação, a fim de alcançar resultados de alta qualidade com métodos tradicionais, criativos, disruptivos e inovadores.
Como desenvolver liderança estratégica?
Para alcançar esse objetivo, primeiro é preciso aprimorar habilidades. Afinal, esse modelo de atuação foge ao tradicional porque visa alcançar tanto o crescimento da empresa quanto de cada um dos membros da equipe.
Os profissionais que atuam com liderança estratégica estão cientes da importância de capacitar cada colaborador. Isso porque a motivação e a boa atuação deles é o que entrega o melhor resultado para a organização e, assim, promove o sucesso dela.
Essas habilidades envolvem, por exemplo:
- comunicação clara e amigável;
- resolução de problemas;
- pensamento crítico;
- visão sistêmica;
- inteligência emocional;
- relações interpessoais;
- criatividade;
- empatia;
- aprendizado contínuo.
Além disso, existem outras boas práticas também fundamentais para o desenvolvimento da liderança estratégica, conforme listamos a seguir.
Conhecer o planejamento da empresa
Isso é importante porque o líder que atua de forma estratégica tem o objetivo de fazer a empresa crescer em qualquer cenário. Então, deve conhecer o planejamento da organização para entender exatamente como ela funciona.
O ideal é ir além das metas e compreender ao certo a razão e necessidade de cada uma. Ou seja, estar ciente do todo, pois essa visão sistêmica é o que vai ajudar na condução da equipe pelo caminho mais preciso.
Atuar de forma integrada
Toda empresa é dividida em áreas, mas isso não significa que eles trabalhem de maneira absolutamente independente. Na verdade, a atuação de cada um influencia os resultados alcançados pelos demais.
É por isso que a liderança estratégica envolve promover o alinhamento do trabalho realizado por diversos setores. Para que assim todos possam atuar em prol mesmos objetivos, entendendo a importância da participação de cada um e a influência que ela tem no resultado dos demais.
Investir em treinamento e capacitação
Aqui não estamos falando somente do próprio líder, mas de toda a equipe. Esse profissional deve auxiliar os colaboradores a desenvolverem potencial para que possam evoluir na carreira e auxiliar a empresa no alcance de metas e objetivos.
A liderança estratégica envolve focar no resultado do coletivo e não visa atrair os olhares somente para si. O mérito por aquilo que se alcança é de todos, portanto, quanto mais capacitada a equipe estiver, melhor para o grupo.
Mensurar resultados
O profissional que está desenvolvendo a liderança estratégica precisa entender aquilo que se mostrou mais eficiente em um dado momento. Por isso, é fundamental adotar indicadores que ajudem a monitorar o desempenho do grupo, a fim de verificar se tudo está acontecendo de acordo com o que foi planejado.
Acompanhar os resultados é indispensável para que o líder veja se a sua equipe está se desenvolvendo da maneira esperada: se as decisões estão sendo acertadas, ou se existe a necessidade de fazer mudanças ou adequações.
E a Psicologia Organizacional e do Trabalho?
Essa área estuda as relações humanas dentro do ambiente corporativo: como as pessoas lidam umas com as outras e também com as demandas daquele contexto. Com isso, o profissional que dessa área atua, por exemplo com:
- Mediação de conflitos;
- Adaptações e melhorias na rotina dos funcionários
- Formas de aumentar o desempenho dos trabalhadores
- Busca e retenção de talentos para aquele local.
Em um momento em que se fala tanto em ESG (sigla inglesa para Governança ambiental, social e corporativa), olhar para os aspectos sociais dentro do ambiente de trabalho, principalmente a saúde mental e emocional dos colaboradores, é fundamental. E dominar esse conhecimento ajuda a ter uma liderança mais estratégica.
Esse conhecimento é estratégco, pois o capacita para ser uma liderança que olha para as peculiaridades de cada funcionário, respondendo a elas da melhor forma possível. É possível entender, por exemplo, quem tem mais potencial para liderança ou para seguir uma carreira em Y, desvendando quem pode estar desmotivado e sabendo abordar seus liderados para entender como melhorar e como motivá-los.
Como é o curso de psicologia organizacional e do trabalho e liderança estratégica?
Investir em uma especialização é fundamental para quem deseja atuar na área. O MBA em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Liderança Estratégica é uma excelente alternativa. Essa especialização promove o desenvolvimento e aprimoramento de competências técnicas e comportamentais que permitem uma atuação de acordo com as demandas do mercado.
O curso visa mais do que a formação de líderes, mas de profissionais capazes de acompanhar as novas tendências e conduzir as equipes no desenvolvimento de diferenciais que impulsionam o crescimento da empresa. Uma opção bastante útil também para outras vertentes que estão em expansão, como a liderança feminina.
Com o curso de psicologia organizacional e do trabalho e liderança estratégica da UNIFACS você ainda tem a vantagem de estudar em uma instituição com tradição e qualidade acadêmica comprovada pelo conceito máximo recebido do Ministério da Educação.
Agora, você já sabe o que é a psicologia organizacional e do trabalho e liderança estratégica e como elas podem ser desenvolvidas dentro das empresas, escolha a melhor opção para sua carreira, proporcionando realização pessoal e profissional.
Aproveite para conferir este outro conteúdo que mostra quais são as soft skills mais importantes para ter uma carreira de sucesso.