Conteúdos
Você gosta de animais, tem afinidade com as Ciências Biológicas e procura uma profissão com boa empregabilidade? Então, a faculdade de Medicina Veterinária é uma ótima pedida! Esse é o curso que prepara profissionais para cuidar da saúde, nutrição e reprodução animal.
Depois da graduação, os médicos veterinários têm amplas possibilidades de atuação. Isso mesmo! Normalmente, associamos esse curso imediatamente às clínicas de animais de estimação. Porém, essa é apenas uma das áreas de trabalho do especialista em Medicina Veterinária.
É possível trabalhar com animais de produção, em laboratórios de pesquisa de doenças, no desenvolvimento de produtos e medicamentos veterinários, na inspeção técnica de zoológicos e muito mais.
Leia este texto para conhecer melhor essas possibilidades, além de ter uma visão geral de como é o curso de graduação!
A faculdade de Medicina Veterinária
O curso superior tem uma carga horária de 4000 horas, divididas entre aulas, estágio e atividades complementares ao longo de 5 anos (10 semestres). Trata-se de um Bacharelado, o que confere uma formação ampla e aprofundada em todas as áreas da Medicina Veterinária.
Matriz curricular
Aqui na UNIFACS, o curso é estruturado por unidades curriculares (UCs), em vez de matérias isoladas. Assim, você tem um contato mais dinâmico com os conteúdos, estudando-os de forma integrada e contextualizada. Isso ajuda a tornar o aprendizado mais significativo.
Veja só quais são algumas das UCs da graduação em Medicina Veterinária:
- Medicina Veterinária Investigativa;
- Sistemas Vitais dos Animais;
- Reprodução Animal e Biotecnologias;
- Sistema Nervoso e Aparelho Locomotor dos Animais;
- Saúde dos Animais e Tecnologia;
- Saúde de Animais de Produção;
- Clínica Médica;
- Clínica Cirúrgica de Cães e Gatos;
- Medicina e Criação de Equídeos;
- Medicina de Ruminantes;
- Zootecnia de Aves, Suínos e Aquicultura;
- Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal;
- Meio Ambiente e Medicina de Animais Silvestres;
- Intervenções em Saúde Animal;
- Agravos e Imunidade em Saúde Animal.
A matriz conta também com o Core curriculum, uma UC comum nos cursos de graduação da UNIFACS. Ela tem conteúdos fundamentais para a formação superior, como Ética, Cultura e Artes, Língua Portuguesa e Sustentabilidade.
Ainda, além das matérias obrigatórias, os alunos de Medicina Veterinária também precisam realizar o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso (TCC). Isso ocorre nos últimos semestres da graduação.
Modalidade de ensino
A graduação em Medicina Veterinária é predominantemente presencial, devido à grande carga de aulas práticas. Aqui na UNIFACS, os alunos contam com uma Clínica Veterinária da universidade para vivenciarem o dia a dia da profissão. Assim, eles aplicam os conhecimentos em relação ao atendimento clínico e cirúrgico, exames e outros procedimentos em animais de pequeno porte.
Acha que um curso presencial não combina com você? Essa é uma questão importante: muitos alunos têm rotinas ou perfis que se encaixam melhor em uma graduação a distância (EAD). Faça o teste abaixo para descobrir:
Estudar EAD ou Presencial? Veja qual é o seu perfil de estudos
Mesmo que o resultado indique que você se daria bem com a EAD, se é o seu sonho fazer Medicina Veterinária, não desanime! Uma boa instituição de ensino tem iniciativas que contribuem com a permanência do estudante na universidade e sua adaptação à rotina presencial de estudos.
Além disso, vale a pena destacar matérias mais teóricas e conteúdos de extensão que são realizados no ambiente virtual de aprendizagem. Mais de 1500 horas da carga total do curso são cumpridas na modalidade EAD.
O perfil do profissional
A atuação na área exige um amplo conhecimento teórico e técnico. Mas não é só isso: o futuro médico veterinário deve desenvolver uma série de habilidades e competências para poder se tornar um profissional humanista, crítico e reflexivo.
Algumas das características necessárias para a carreira em Medicina Veterinária são:
- ética — o profissional deve atuar com grande responsabilidade e atenção à saúde dos animais, mobilizando o conhecimento para assegurar o melhor tratamento e providências;
- tomada de decisões — de forma muito semelhante às profissões da Saúde humana, a Medicina Veterinária é uma área em que podem acontecer situações de emergência e urgência para a escolha de procedimentos, o que exige a capacidade de pensar racionalmente sob pressão;
- relacionamento interpessoal — os profissionais devem saber como lidar com outras pessoas com empatia e respeito, sobretudo no atendimento a tutores de animais, que muitas vezes podem estar em momentos de tensão;
- educação contínua — os avanços tecnológicos e científicos promovem inovações constantes na área de Medicina Veterinária. Novas técnicas, entendimentos e equipamentos surgem a todo momento, e um bom profissional tem compromisso com a atualização da sua formação.
As principais áreas de atuação
Atualmente, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reconhece mais de 80 ramos de trabalho para essa formação. Veja só alguns deles:
- clínica de pequenos, médios ou grandes animais;
- cirurgia em animais de companhia ou animais selvagens;
- laboratório de diagnósticos e pesquisas de doenças;
- laboratório de medicamentos de uso animal;
- responsabilidade técnica em zoológicos;
- reprodução de animais de produção;
- vigilância sanitária animal;
- inspeção em frigoríficos;
- inspeção em fábrica de rações;
- consultoria para produção de aves ou peixes ornamentais;
- perícia criminal veterinária.
O mercado de trabalho para a área
Essa é uma formação que garante boa empregabilidade. Afinal, trata-se de um setor bem forte, sobretudo em nosso país. Para que você tenha uma ideia, o Brasil é o segundo mercado global de produtos para animais de estimação, ficando atrás somente dos Estados Unidos, segundo um levantamento do Euromonitor International, comentado pela Forbes.
E nem precisamos falar que também há um mercado superexpressivo quando se trata de animais de produção, não é? Afinal, a Agropecuária é o setor com maior participação na economia brasileira, incluindo rebanhos de aves, bovinos, suínos e equinos.
Segundo o Portal Salário, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (novo CAGED), os rendimentos de um médico veterinário giram em torno de R$ 4 mil a R$ 9 mil.
A remuneração depende da colocação profissional e também do nível de qualificação. Em geral, a pós-graduação proporciona um aumento salarial bem expressivo, já que dá acesso a outras oportunidades no mercado.
O curso de Medicina Veterinária da UNIFACS
Se você acha que essa área é para você, não deixe de contar com uma boa instituição de ensino para a sua formação, está bem? A UNIFACS é uma universidade que se destaca no ensino superior da Bahia pela tradição e os grandes diferenciais, como:
- qualidade reconhecida — os cursos da UNIFACS são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm ótimas notas nos indicadores de qualidade da autoridade reguladora;
- projeto pedagógico inovador — como você viu, nossa graduação é organizada de um jeito diferente do tradicional. As UCs permitem que os conteúdos sejam explorados com mais contextualização, sem contar que há um forte incentivo ao desenvolvimento de habilidades, contribuindo com uma formação integral e humanística;
- matriz curricular atualizada — os cursos da UNIFACS são constantemente atualizados para fornecer uma formação competitiva para o mercado;
- variedade de formas de ingresso — você pode entrar na faculdade usando a sua nota do Enem, o vestibular, a transferência externa, entre outras formas.
Agora que sabe como é a faculdade de Medicina Veterinária, viu que esse curso prepara os alunos para uma profissão cheia de possibilidades, não é? Para ter ótimo aproveitamento na trajetória acadêmica, vale a pena contar com uma boa instituição de ensino. Então, inscreva-se no curso de Medicina Veterinária da UNIFACS!