Confira exemplos de empreendedorismo na Bahia

6 minutos para ler

Nos últimos anos, o empreendedorismo certamente foi um dos temas mais quentes no mercado de trabalho. O conceito diz respeito à capacidade de transformar uma ideia em negócio, o que exige uma combinação de visão, paixão e ação, como mostram alguns exemplos de empreendedorismo na Bahia.

Isso mesmo! Esse estado tão rico em história e cultura também se destaca pelos negócios inovadores, que aproveitam o melhor da diversidade econômica, dos recursos naturais e do potencial de mercado que a região oferece. Você também tem uma ideia para tirar do papel? Então, continue a leitura deste texto!

O que é empreendedorismo?

Vamos começar conceituando essa tendência? O termo trata da criação de negócios de forma autônoma e criativa. Com disposição para assumir riscos e capacidade de transformar desafios em oportunidades, boas ideias tornam-se pequenas empresas. Logo, o espírito empreendedor está interligado à criatividade e inovação.

Geralmente, esses novos empresários são pessoas com uma ótima visão de mercado. Conseguem enxergar lacunas e necessidades não atendidas em sua comunidade local, área de atuação e círculos de amigos e, a partir daí, ter ótimas ideias de negócio.

Mas é claro: nem tudo são flores. O empreendedorismo nem sempre nasce apenas de um desejo particular de criar um negócio, mas também da necessidade. Em muitos casos, a falta de um emprego formal leva à busca por novas formas de garantir uma renda.

De um modo ou de outro, os empreendedores partem para o planejamento de uma pequena empresa, que muitas vezes é aberta com poucos recursos. Porém, com capacidade de adaptação, e estratégias para lidar com problemas de maneira acertada, vários negócios, frutos do empreendedorismo, tornam-se muito bem-sucedidos.

Não é à toa que essa tendência ganhou tanto espaço nos últimos anos. Os dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgados pelo DataSebrae, apontam que 53% dos brasileiros têm vontade de abrir um negócio próprio (taxa de potenciais empreendedores, p. 7). Para quem tem o perfil de gerir a própria empresa e enfrentar os desafios na conquista de mercado, essa iniciativa pode se tornar uma grande realização profissional.

Quais os principais exemplos de empreendedorismo na Bahia?

Se você mora na terra do acarajé, saiba que o estado baiano oferece muitas oportunidades para novas empresas. Estamos falando de uma localidade brasileira com muita força em diversos setores: turístico, cultural, gastronômico, histórico, entre outros.

Com isso, o que não faltam são exemplos de negócios inovadores que se destacaram na Bahia. Veja alguns abaixo.

  • Avatim Cheiros da Terra — fundada em 2002 e ganhadora de prêmios de empreendedorismo, a empresa foi pioneira no mercado de produtos para o corpo e perfumaria, explorando principalmente fragrâncias tipicamente brasileiras e com uma mensagem forte de consciência socioambiental.
  • Giross — essa startup nasceu na Bahia a partir da ideia de um aplicativo para transporte de pessoas em motos, além de delivery para empresas, e já cresceu tanto que está em diversos estados brasileiros.
  • Closet — fundada pelas baianas Camila Raupp e Thaís Godinho, Closet é um empreendimento focado em moda sustentável, com locação, compra e venda de roupas femininas a partir de uma rede colaborativa de clientes, estimulando o consumo consciente.
  • Imua: Vida Leve — o clube de remo, criado em 2021, nasceu da necessidade de sua fundadora (Luciana Kroger) de obter uma fonte de renda alternativa e lidar com a dor pela perda de seu marido. Atualmente, a empreendedora trabalha com aulas de canoagem e passeios no litoral baiano.

Tudo isso sem contar o empreendedorismo digital, que ultrapassa as barreiras geográficas e é uma grande tendência no mundo todo.

Quais os segmentos promissores para empreender na Bahia?

Se você tem vontade de abrir um negócio próprio, mas ainda não tem nenhuma ideia para colocar em prática, vale a pena estudar oportunidades em alguns setores com forte potencial de mercado na Bahia. Alguns deles são:

  • turismo e hospitalidade — o estado atrai visitantes o ano todo, sobretudo devido às belezas naturais, à cultura rica e ao patrimônio histórico;
  • agricultura orgânica — a Bahia tem uma forte produção agrícola e, com o aumento da procura por produtos orgânicos, esse é um excelente segmento para investir;
  • energias renováveis — o estado tem um enorme potencial de energia solar e eólica, o que pode dar base para ótimas ideias de negócios relacionados a iniciativas sustentáveis;
  • alimentos e bebidas — com a culinária local tão popular, restaurantes, lanchonetes e aplicativos para delivery de comidas típicas são promissores;
  • moda e artesanato — também é possível aproveitar a riqueza cultural da Bahia para começar negócios relacionados a roupas, acessórios e peças artesanais.

Essas sugestões não excluem outros setores mais genéricos, que podem ser tão produtivos na Bahia como em qualquer outro lugar. São exemplos: saúde e bem-estar, educação, decoração e artes.

O que é preciso para empreender na Bahia?

Comece por uma boa pesquisa de mercado nos setores de seu interesse para identificar oportunidades e refinar a ideia para empreender. Depois, elabore um plano de negócios para ter uma visão mais clara das ações necessárias para transformar essa ideia em realidade.

Verifique questões burocráticas, como a necessidade de registro formal, autorizações municipais e demais licenças que forem necessárias. Após instalar o seu negócio, não deixe de elaborar uma boa estratégia de marketing para ganhar visibilidade. Também vale a pena reforçar o networking, por exemplo, participando de associações comerciais e grupos locais.

Lembre-se também da influência do empreendedorismo digital no mercado de trabalho e reforce a presença no mundo virtual: sites próprios, marketplaces e redes sociais bem-administrados são muito bem-vindos para aumentar o alcance do seu negócio.

Por fim, uma dica fundamental é fazer um curso superior na área de gestão. Com a educação a distância (EAD), fica mais fácil encaixar os estudos na rotina devido à flexibilidade para acompanhar os conteúdos. Uma formação superior pode contribuir muito com o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos necessários para o sucesso do seu negócio.

Gostou de conferir esses exemplos de empreendedorismo na Bahia? Como você viu, ter um negócio próprio é desafiador, mas também pode proporcionar realização profissional. Então, se você tem esse desejo, vá em frente e prepare-se!

Que tal começar pelo curso de Gestão de Carreira e Empregabilidade? Leia o texto para saber mais!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário